Nascida na capital, Lohayne Jordão morava no bairro do Tatuapé quando teve que cuidar do avô Antônio Jordão, após ele ficar doente. Naquele momento, teve a certeza que cuidar das pessoas – vontade que já expressava para a mãe quando criança – seria o seu caminho.

“Meu avô teve câncer no cérebro. No hospital, eu que cuidava dele. Quando ele precisou de fisioterapia, eu escolhi a fisioterapeuta e todos os dias acompanhei. Me apaixonei pela área”, comenta Lohayne. “Foi nesse período que encontrei a minha missão de vida: usar meu conhecimento e dedicação em prol do bem-estar das pessoas”.

Portanto, decidiu fazer faculdade de fisioterapia. No último ano do curso em São Bernardo do Campo, Lohayne precisou criar um modelo de negócio como atividade na disciplina de gestão e lembrou do tempo cuidando do seu avô. Apresentou o ‘Mundo Jordão’, um local para reunir diversas especialidades de saúde para atuar de modo integrado.

O esboço do projeto pensado há cerca de dez anos virou realidade no dia 22 de março, com a inauguração do Instituto Jordão, aqui em Bauru, na R. Antônio Alves. O local, cujo nome é uma homenagem ao avô, é uma forma de concretizar o desejo iniciado enquanto cuidava dele no hospital.

Para desenvolver o instituto, ela contou com a parceria do marido, o empresário Samuel Nishioka. Segundo Lohayne, ele ficou encantado com o propósito do projeto dela e ajudou a formatar a proposta. “Agora, estamos juntos na vida e nos negócios”, conta a fisioterapeuta. 

Integração da saúde

O local coloca em prática a ideia de saúde definida em 1946 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doença”. Para o instituto internacional, saúde é viver bem.

Com essa linha de pensamento, a visão do Instituto Jordão une três conceitos: prevenção, com consultas e atividades para reforçar o corpo e proteger contra problemas; bem-estar, pois oferece especialidades médicas, físicas e mentais; e holística, ao reunir os profissionais para discutir cada pessoa individualmente.

Assim, disponibiliza atividades para promover qualidade de vida, e não tratamento médico. “Não quero olhar para uma pessoa e pensar nela como um joelho, uma dor no ombro, uma doença. Eu quero que o time do instituto olhe para a pessoa como um todo, o fulano, o Raphael, a Lohayne, individualmente”, comenta a fisioterapeuta. 

Para conseguir esse resultado, as especialidades são aplicadas em conjunto e, com os dados do associado, o time de profissionais do local se reúne para definir os melhores caminhos para aquela pessoa. “Não é só oferecer consultas. Mas juntar todo o time e melhorar mente, corpo, físico e social”, resume Lohayne.

Programas de saúde e bem-estar

Entre as diversas especialidades de saúde disponíveis no Instituto Jordão, cada associado pode participar de programas, que, a partir de um propósito, agrupam algumas áreas que ficam disponíveis para ele.

Por isso, o primeiro passo dentro do instituto é a triagem, onde será definido esse objetivo. “E mesmo que você não saiba exatamente o que pretende, mas quer prevenir e ter qualidade de vida, nós conseguimos fazer uma avaliação completa para direcionar ao melhor conjunto de especialistas”, esclarece Lohayne.

Os programas são o principal serviço do Instituto Jordão. É uma metodologia pensada pela Lohayne para diferenciar o local, e foram elaborados de acordo com direcionamentos específicos, como bem-estar, emagrecimento, para crianças, voltados para idosos, entre outros.

Por exemplo, dependendo do objetivo do associado, um programa para emagrecimento pode juntar nutrição, psicologia e cross training. Durante esse período, nas reuniões periódicas dos especialistas, eles vão “juntar as ideias, estudos específicos, artigos científicos e a experiência de cada um”, explica a fisioterapeuta.

Ademais, cada programa pode ser feito individualmente ou em grupo, possui uma mensalidade específica e uma duração fechada.

Especialidades e ambiente

Apesar dos programas serem o serviço ideal no Instituto Jordão, os mais de 15 profissionais do local também podem ser agendados individualmente. 

O instituto tem atendimento em Fisioterapia, Pilates, Quiropraxia, Recovery, Terapias Orientais, Massoterapia, Estéticas facial e corporal, Treinamento funcional e Personal Trainer, Cross Training, Yoga, Nutrição (materno, infantil e adulto), Psicologia e Cardiologia.

Além dos ramos diversificados, a ideia do casal é estender o conceito de bem-estar ao projetar o ambiente. “Não queríamos que tivesse cara de hospital”, comenta. “Não é para chegar lá achando que é um doente em tratamento, com médicos de jalecos. Quero que seja um ambiente acolhedor”

O local tem salas para atendimento, para atividades como Pilates (terapêutico, clínico e fitness), prática de fisioterapia e exercícios físicos, uma cantina para distribuir marmitas fitness e vender alimentos saudáveis, e espaços para workshops e palestras, além das áreas de convivência.

A ideia é que a qualidade de vida também venha do uso dos espaços para relaxar e socializar. “É entrar lá e ter uma vivência para que a pessoa saia transformada”, finaliza Jordão. 

Plataforma 360 de Saúde

Além do presencial, o instituto será desdobrado também para o digital. Junto com a inauguração do espaço físico, a Lohayne lança a Plataforma 360 de Saúde, que nasce com o mesmo objetivo do Instituto Jordão: promover qualidade de vida.

A diferença é que será educativo, além de ter uma mensalidade própria. No local, estarão disponíveis diversos vídeos voltados para o bem-estar, incluindo para os aspectos financeiros, sociais e profissionais. Por exemplo, cursos de finanças e investimentos serão ministrados pelo marido Samuel. 

Portanto, oferece conteúdo como instruções para exercícios, programas de atividades físicas, dicas de saúde e aulas de postura com fisioterapeutas, assim como dicas de beleza e estética, orientações para cuidar do dinheiro, informações sobre investimentos e assuntos de carreira.

De São Paulo a Bauru

Depois da faculdade de fisioterapia em São Bernardo do Campo, Lohayne trabalhou um tempo em home care e depois foi para Vinhedo para ajudar no supermercado da família. Quando se mudou para Bauru com Samuel, há cerca de um ano e meio, já veio com a ideia de viver de fisioterapia. Era a hora de colocar em prática o que já desenhava há anos. 

Desde que chegaram na cidade, enquanto ela atendia em clínicas e à domicílio, montaram o plano de negócios. Juntos, procuraram o espaço, pensaram na junção das especialidades e oficialmente abriram o Instituto Jordão.

Dez anos depois, aquele trabalho feito em uma aula da faculdade e pensado a partir dos dias em que cuidou do avô Antônio Jordão agora se concretiza como uma forma de promover saúde em Bauru. “Se eu conseguir passar para as pessoas que muitos problemas podem ser evitados, que não precisamos esperar algo acontecer para aí sim procurar alguém, ficarei satisfeita”, conclui.

publieditorial

Serviço
Instituto Jordão
Endereço: R. Antônio Alves, 24-36.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 6h às 22h, e sábado, das 8h às 11h (cada especialidade pode ter um horário específico).
Site: www.institutojordão.com.br
Instagram: @institutojordao
Facebook: /institutojordao

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…