Ao entrar na Zen Pharma, o primeiro contato é com o aroma criado especificamente para a farmácia, com a logo (uma flor de lótus) e com uma obra de arte da artista bauruense Viviane Mendes. Logo na recepção, é oferecido um chá. Um jardim relaxante está nos planos.

Essa estrutura, a logo, as cores verde e branco e o nome são partes da proposta desejada pelo casal Fabiano e Andrea Rosa para a farmácia de manipulação que eles inauguram nesta semana. “Queríamos um ambiente bem zen”, comenta a empresária. 

Logo, o conceito da Zen Pharma é ser uma farmácia de manipulação marcada pelo bem-estar. “As pessoas buscam farmácias para sanar a dor. Então, o mínimo que queremos é te tratar com carinho”, explica Andrea.

Juntos, eles somam mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica – Andrea ainda no ramo. Portanto, para criar a proposta da própria farmácia, o casal decidiu fazer uma combinação entre as qualidades e os possíveis ajustes que enxergam no ramo.

Experiência em farmácia

De início, a ideia de “corrigir” as situações que encontravam na prática os levou a oferecer o conceito de tranquilidade. Por isso, o primeiro passo é garantir um atendimento pessoal. “Eu quero que o meu cliente, quando chegue aqui, se sinta abraçado. Todo o cliente merece um sorriso”, comenta o empresário.

“Tem que atender rápido e bem. Nós não sabemos o que o cliente está passando. De repente, ele quer vir aqui só para conversar, nem quer comprar nada. Precisamos receber bem todo mundo”, complementa Andrea.

Ainda assim, Fabiano e Andrea também pretendem trazer experiências positivas do tempo na indústria farmacêutica. Primordialmente, o conhecimento dos procedimentos, das obrigações e das exigências de órgãos como a Anvisa e a Vigilância Sanitária.

Similarmente, significa também saber quais são os produtos seguros, escolhidos baseados em evidências científicas. Nada na Zen Pharma é experimental. “Nós temos expertise de conhecer praticamente todo o processo de produção da indústria farmacêutica”, comenta Fabiano.

Ou seja, ter contato com os melhores fornecedores também faz parte da experiência do casal, como o empresário complementa. “A indústria te treina a ter o conhecimento do produto, do seu, do concorrente e do mercado em geral. Você então fica atento e observando as demandas do mercado”, diz ele.

Bem-estar e sustentabilidade

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade é outro aspecto da Zen Pharma. Além dos medicamentos – que vão incluir cápsulas veganas entre as opções -, outros produtos vendidos por lá são orgânicos

“Priorizamos empresas que têm uma visão ecologicamente correta e que não testam os produtos em animais”, conta o empresário, ao citar a Weleda, marca de produtos veganos.

Faz parte da mensagem que o casal busca transmitir. Nesse sentido, as funcionárias no balcão são treinadas para explicar sobre os produtos orgânicos e empresas que visam a sustentabilidade.

Homeopatia e fitoterapia

Dessa forma, os remédios naturais vão ser a especialidade da Zen Pharma, especialmente a homeopatia e a fitoterapia.

Laboratório da farmácia de manipulação

A homeopatia é uma técnica farmacêutica criada em 1796, que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento feito com as mesmas substâncias da doença, na chamada lei do semelhante. Considerada uma terapia de medicina complementar pela OMS, a técnica está presente em mais de 100 países.

Para aplicar o método, a Zen Pharma conta com uma homeopata especializada, a Marina Pereira. A profissional conversa com o paciente e – caso seja da competência de resolução por homeopatia – prescreve os medicamentos.

Farmacêuticas Marina Pereira (CRF 85.631) e Nádia Pontes (CRF 49.640) (crédito: Divulgação/Zen Pharma)

Para o casal, oferecer homeopatia representa a proposta da marca. Eles mesmo utilizam a técnica na filha e sentem um resultado positivo. “A Rafaela [6] toma homeopatia há 3 anos. Ela era uma criança que estava sempre adoentada. Administramos homeopatia com componentes para imunidade e não tivemos mais problemas”, relata Andrea. 

Em seguida, a fitoterapia também é a outra especialidade da Zen Pharma. Essa é uma técnica que usa substâncias de plantas e vegetais para produção de medicamentos. Logo, os fitoterápicos têm uma composição sem elementos sintéticos e aproveitam a biodiversidade do país.

Dessa forma, além de receber medicamentos prescritos por médicos, os farmacêuticos da Zen Pharma também conseguem prescrever remédios fitoterápicos a partir de diagnósticos.

Farmácia de manipulação

Laboratório da farmácia de manipulação

Mesmo que a especialidade seja em homeopatia e fitoterapia, eles oferecem todos os serviços de farmácia de manipulação, incluindo alopáticos (como antibiótico, anti inflamatórios, antialérgicos), hormônios e cosméticos

Dessa forma, a partir de um receituário médico, a Zen Pharma produz qualquer tipo de remédio. “Trabalhamos com medicamentos de A a Z”, garante Fabiano. Ou seja, vendem sólidos (como as cápsulas), semi-sólidos e líquidos (shampoos, sabonetes, pomadas e hidratantes).

Além disso, a loja localizada na recepção da farmácia vende produtos orgânicos e veganos, como óleo de oliva, creme hidratante facial – ambos ozonizados -, creme dental, desodorante sem alumínio, loção antisséptica e espuma de limpeza. Por fim, a Zen Pharma também possui uma loja online.

Laboratório da farmácia de manipulação

Consultas farmacêuticas

Ademais, a farmácia também disponibiliza consultas farmacêuticas. Para Fabiano, é uma forma de relembrar o tempo em que ia na antiga farmácia São Paulo, aqui em Bauru, perto da Avenida Nações Unidas. 

“Você chegava lá, contava o que tinha e o farmacêutico olhava, escutava o coração, checava os ouvidos e dava um diagnóstico”, conta. “Depois, ele levava na sala nos fundos da farmácia e resolvia o problema”.

Entrada da farmácia de manipulação

Com isso, seguindo as normas do Conselho Federal de Farmácia, a Zen Pharma oferece esse atendimento. Conforme Andrea, isso ajuda a diminuir as filas nos postos de saúde ao receber pessoas com sintomas simples. “Para alguns problemas, às vezes o remédio indicado pela farmacêutica pode resolver”, diz ela.

Dessa forma, a responsável técnica Nádia Pontes recebe pacientes e indica tratamentos com remédio. Farmacêutica, ela é habilitada a ler exames médicos e receitar medicamentos para problemas como dores de cabeça, enxaqueca, fungos, insônia, entre outros. Por outro lado, para doenças mais complexas, a farmacêutica indica a procura de um médico. 

Portanto, para o casal, oferecer as consultas farmacêuticas é a possibilidade de que qualquer pessoa que entre e passe pelo ambiente zen na entrada, saia com a garantia de bem-estar.

publieditorial

Serviço
Zen Pharma Manipulação e Homeopatia
Endereço: Rua Joaquim da Silva Marta, 13-47
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábados, das 8h às 13h.
Contato: (14) 3245-3439 | (14) 3234-7236
Site: www.zenpharma.com.br
Loja online: www.zenonline.com.br
Instagram: @zenpharmamanipulacao
Facebook: /zenpharmabaurumanipulacao

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…