Em 2019, o bauruense Felipe Botura decidiu embarcar na paixão pela produção de cerveja artesanal e fundou a Dad’s Breja com um amigo. Dois anos depois, a cervejaria inaugura o próprio bar. Apesar das mesas, petiscos e shows musicais na fábrica, o novo espaço, localizado na Rua Av. Affonso José Aiello, é considerado o primeiro bar da marca. “É uma estrutura totalmente diferente”, explica Felipe.

A ideia é levar as criações da Dad’s Breja para o circuito de bares de Bauru, já que a fábrica fica em uma área industrial da cidade. “Estávamos um pouco isolados”, comenta o empresário. “Queríamos então mostrar para Bauru que somos daqui e fazer a cidade olhar para a gente”.

Além disso, a cervejaria esperou estar pronta para a expansão. Segundo Botura, com a fábrica mais estruturada e produzindo o dobro desde a inauguração, eles agora conseguem atender tanto os clientes no novo bar quanto os estabelecimentos que compram deles.

Ainda segundo o empresário, o novo local é mais um passo do planejamento para a marca Dad’s Breja. “As coisas estão crescendo. Estamos tendo várias ideias bacanas e estamos empolgados para colocar tudo em prática”, diz. 

As cervejas

É claro que o principal produto do bar são as cervejas próprias, aliás, eles não vendem outras marcas. Dos 18 estilos produzidos na fábrica, dez estão no cardápio do bar, e “a ideia é ir trocando os estilos”, comenta Felipe.

Atualmente, estão disponíveis por lá Pilsen, Witbier, Session IPA, IPA, Hazy IPA, Neipa, Juice IPA com manga, cervejas com frutas, Sour de tangerina com limão siciliano e Sour de melancia. Ou seja, além das tradicionais do estilo artesanal, a Dad’s Breja aposta também em receitas diferentes.

Beber cerveja no bar deles é aderir ao estilo criativo dos donos. “A gente gosta de inventar algumas coisas”, brinca Felipe. São experiências que o cervejeiro trouxe do tempo estudando a produção da bebida nos Estados Unidos, onde conviveu com um público que adora cervejas artesanais.

Quando fundou a fábrica, se juntou ao amigo André Aquino com a mesma paixão. Todavia, com a saída do parceiro, Felipe precisava de um novo sócio e encontrou dentro de casa a resposta. 

Formado em Engenharia Química pelo Unisagrado, Romário de Souza produz cervejas em fábricas há 7 anos e entrou como consultor da Dad’s Breja desde o primeiro dia. “Eu trouxe esse conhecimento de indústria e ajudei a estruturar o modelo de produção industrial”, comenta.

“O cara colocou ordem na casa”, traduz Felipe, explicando o papel do Romário para o crescimento da cervejaria e deixando claro por que ele virou sócio. “Ele nos ajudou a virar indústria. Nós éramos meio bagunçados, e o Romário trouxe padrão e técnica. Ele pegou a marca para ele”.

O bar

Ademais, no bar, a cerveja artesanal pode ser consumidas em latas, copos de 473 ml e growlers de um ou dois litros, além de aceitar pedidos de encomendas de growlers de 5 litros.

Fora a ‘Cerveja Artesanal’, a Dad’s Breja é também ‘Rango’ e ‘Música’. A cozinha da Dad’s Breja é comandada pelo chefe especialista em corte de carnes e hambúrgueres, André Batista. Ele trabalha com um cardápio amplo, que alcança todos os públicos devido grande variedade de porções, desde salada burrata-Capresi até bolinhos de carne.

Por lá, eles servem porções como batata e polenta, bolinhos como o ‘Virado À Paulista’, ‘Pop Chicken’ e ‘Abóbora com Carne Seca’, seis hambúrgueres e cortes de carne.

Além disso, também abrem no horário de almoço nos fins de semana, inclusive com pratos especiais para o horário. As cervejas, os growlers e os pratos estão disponíveis para delivery.

Outra novidade do bar será o autosserviço. Logo na entrada, a dupla instalou 8 torneiras de chopp. “O cliente tem um cartão próprio. Ele faz a recarga nele e usa para tirar a cerveja nas torneiras. Não precisa esperar fila, nem garçom. Você levanta, passa o seu cartão e pega quantos ml quiser”, explica Romário.

A saber, o bar também oferece drinks, incluindo alguns feitos com cerveja. Em conclusão, na parte da ‘Música’, shows nos estilos rock, blues e country dão o tom das noites no local.

Ademais, o Dad’s Breja é um ambiente familiar, inclusive no seu espaço externo. O espaço é pet-friendly. Os pets são muito bem vindos, conclui Romário.

O estilo

O ‘D’ estilizado da logo cobrindo toda uma grande parede de vidro é apenas a entrada de um bar com a cara da marca. Já que o conceito da empresa é celebrar os pais dos criadores, o bar não poderia ser diferente. Nesse sentido, todo o visual foi pensado pelo pai do Felipe, o Luiz Henrique Araújo. 

“Aqui é tudo do gosto do ‘chefão’”, comenta o fundador. “Ele que escolheu tudo o que foi feito aqui. A única coisa que eu e o Romário fizemos foi trazer a geladeira com as cervejas. O resto é tudo da cabeça dele”.

O estilo criado pelo pai do Felipe é complementado por um painel ilustrativo mostrando o processo de produção da cerveja. A ilustração foi feita pelo famoso e premiado designer bauruense Adelmo Barreira. “É a coisa mais espetacular que eu vi na minha vida”, pontua Felipe.

Além do painel, o designer também criou os rótulos das latas. Cada sabor de cerveja celebra um ‘hobby do pai’, como andar de moto, praticar esportes e pescar. 

Ademais, o cliente pode levar todo esse estilo para casa, com os produtos da loja do bar. São opções como bonés, camisetas, copos, canecas, pequenos barris, as latas e “outras coisas que estamos criando”, conclui Botura.

Mundo da cerveja artesanal

Lançado dois anos depois da fábrica, o bar é uma forma de seguir no objetivo de difundir o gosto por cerveja artesanal aqui em Bauru. Felipe lembra que chegar nesse momento foi um processo. “Eu achava engraçado no início da fábrica, porque as pessoas falavam que era amargo e pediam umas mais ‘comuns’”, conta. 

“Depois, a galera foi pegando gosto e aí eu pensei: agora vai”. Ou seja, o novo espaço veio no momento em que eles sentiram confiança em abrir um bar apenas com as cervejas deles.

A dupla até pensa em vender produtos de cervejarias convidadas para divulgar produtores da região, mas somente artesanais! Afinal, entre decoração do pai, painel de designers famosos e bonés com a marca, o que importa mesmo para a dupla Felipe e Romário é oferecer uma boa cerveja artesanal para todo mundo. 

“Nossa ideia é fazer todo mundo experimentar, degustar. A gente está sempre no meio da galera conversando com todo mundo. Vamos batendo papo, falando sobre cerveja e a galera vai pegando nossas ideias. É animal, a gente criou um público legal”, finaliza Felipe.

publieditorial

Serviço
Dad’s Breja
Endereço: Av. Affonso José Aiello, 2-44
Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 17h às 24h. Sábados, das 10h às 24h. Domingos, das 10h às 21h. (Sujeito a alterações devido a decreto municipal)
Contato: (14) 99848-0505
Instagram: @dadsbreja
Facebook: /dadsbreja/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …