Pergunte a uma criança qual profissão ela quer seguir no futuro. Existe uma boa chance da resposta ser: youtuber. Se antigamente a resposta talvez fosse jogador de futebol, atriz, cantor ou astronauta, agora as vontades são diferentes. Quase metade das crianças acompanha algum canal no YouTube e, por isso, sonham com a carreira de produção de vídeos.

Para ajudar nesse processo, a escola Ensina Mais Turma da Mônica oferece o ‘Curso de Youtuber’, um curso de férias que acontece durante o mês de julho. Segundo o diretor da unidade bauruense, Bruno Chies, é uma ótima atividade para as crianças durante o tempo longe da escola.

Em resumo, a ideia do curso é ser uma preparação para quem quer estrelar um canal na plataforma de vídeo do Google. Ou seja, vai ensinar a produzir vídeos, desde a escolha dos temas até a publicação no site. Nesse sentido, o conteúdo visa mostrar como conseguir mais visualizações.

“Nas aulas, vamos trazer o que realmente funciona”, explica a influenciadora Mariana Tonelli, uma das professoras. “Uma criança consegue facilmente criar o canal no site, pois é auto explicativo. Mas aqui no curso, a gente traz uma base para que ela realmente consiga ter um bom canal, com um conteúdo de qualidade e uma chance maior de fazer sucesso”.

Ter presença digital

Professoras do curso de youtuber

Na mesma perspectiva, o curso também é uma possibilidade de ensinar as crianças a ter uma melhor presença na internet e um maior contato com os dispositivos digitais, como indica a influenciadora Gabi Crês, outra professora do curso. 

“Mesmo que eles não sejam youtubers no futuro, qualquer profissão que escolherem vai precisar dessas capacidades, porque hoje é necessário. Então, queremos trazer um conhecimento que vai ser essencial na vida toda”, diz ela.

Segundo especialistas, muitas crianças vão atuar em cargos que nem existem ainda. Além disso, as profissões atuais exigem cada vez mais uma maior presença digital

Portanto, mesmo que produzir vídeos para internet não seja o caminho, provavelmente estar online será um diferencial. “Muitas vezes, aquele que tem maior articulação e desenvoltura é quem mais se destaca. Nós queremos aflorar isso nas crianças”, conclui Bruno. 

Conteúdo do curso de youtuber

O curso começa no dia 5 de julho e serão oito aulas presenciais de 1h30, duas vezes por semana, no turno da tarde. As vagas são limitadas, com turmas de 10 alunos cada, e estão abertas para crianças a partir de 7 anos, sem limite máximo de idade. 

Aula de youtuber

Uma sala foi criada especificamente para o curso, com mesas que possibilitam o distanciamento social e equipamentos e cenários para produção de vídeos. As duas professoras trazem a experiência como influenciadoras digitais e social media, além de serem acompanhadas pelo suporte pedagógico da Ensina Mais.

Desse modo, o conteúdo inclui escolha da identidade, seleção dos temas, captação de áudio e de imagens, noção de microfones e câmeras, criação de roteiros, edição de vídeos e postagem no Youtube.

Em suma, é um conteúdo teórico e prático. Cada uma das oito aulas traz um tópico específico, e mostra o passo a passo da construção de um canal. A ideia é começar da idealização do conteúdo e chegar até à interação com a plataforma. “Ela sai do curso com canal criado e vídeos publicados”, resume Mariana.

As inscrições para o curso estão abertas. Para inscrever os filhos, os pais podem entrar neste link e responder o questionário sobre os horários (que estão abertos à alteração). 

Expressar a criatividade

Além da preparação técnica, o curso é também um espaço de criatividade aos alunos. “É algo que inclusive faz a diferença nos canais: você ter a sua personalidade e colocar pra fora. Quanto mais você é você mesmo, mais as pessoas se identificam”, explica Mariana.

Sala do curso de youtuber

“Queremos colocar o aluno como protagonista. Ele vai escolher o que quer fazer e que nicho seguir. A gente vai trabalhar com a criatividade, com o que ele quer e juntar com os objetivos dele”, complementa Crês.

Ou seja, o curso é uma forma de incentivar a expressão dos alunos. Com as aulas práticas e os momentos de descontração nas atividades, a ideia é que eles fiquem mais desinibidos diante da câmera. 

Ademais, o curso lida também com o emocional da criança. As duas professoras vão combinar todo o desenvolvimento do curso com a psicopedagoga da Ensina Mais. Além disso, questões como comentários negativos e poucas visualizações serão assuntos trabalhados com as crianças.

“Queremos trabalhar muito com a ideia de autoconhecimento”, enfatiza Tonelli. “Você tem que saber quem você é para entender que a sua vida não pode ser pautada pelos aplausos, porque se ela for, uma vaia vai te afetar. Então, a gente também quer cuidar dessa parte da criança”.

Ensina Mais

Há três anos em Bauru, a Ensina Mais Turma da Mônica é uma escola com foco em recuperação de defasagem de crianças e complemento escolar, com aulas de português e matemática. 

A metodologia de ensino híbrido une o melhor da tecnologia e educação, com aulas digitais e interativas e ensino inteligente individualizado.

Com aulas apenas presenciais, o curso de férias com técnicas para youtuber entra como uma atividade extra. “Esse curso veio para agregar ainda mais e ampliar o leque das opções da escola, para cada vez mais a gente trazer crianças para dentro da nossa unidade”, diz Bruno. 

Nesse sentido, a ideia da unidade bauruense é lançar outro curso na mesma linha, focado em aplicativos e com carga horário maior. Sobre o curso de youtuber, Bruno ressalta que a procura é alta. “Se os pais quiserem uma vaga no curso de agora, é bom correr atrás”, finaliza o diretor. 

publieditorial

Serviço
‘Curso de Youtuber’ do Ensina Mais Turma da Mônica
Endereço: Rua João Poletti, 2-69
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h30 às 12h30.
Telefone: (14) 3208-3909 | (14) 99147-7231
Instagram: @ensinamaisbauruzonasul
Facebook: /EnsinaMaisBauruZonaSul

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Lanche Bauru Solidário irá colaborar com crianças e adolescentes da comunidade do Jardim Europa

O INSCRI, centro de convivência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidad…