O Senac Bauru está renovado. Além da modernização feita no prédio da Av. Nações Unidas, a instituição inaugurou o seu segundo bloco em frente, na Rua Engenheiro Saint Martin, no início do ano passado. Com a expansão, a capacidade de atendimento anual passou para 15 mil alunos, um aporte relevante para a educação profissional na região.

“Praticamente dobramos nossa capacidade de atendimento, o que possibilita ampliar a oferta de cursos e vagas. Só em 2021, lançamos mais de 30 novos cursos entre técnicos, livres e o ensino médio técnico”, explica Bartira Riguetti, gerente do Senac Bauru.

A estrutura formada pelos laboratórios também foi contemplada. Além da modernização no prédio da Nações Unidas, o segundo bloco acrescentou 11 novos espaços a essa composição. São laboratórios de softwares, hardware, modelagem e estilismo, ateliê de design, além de salas para multi procedimentos em massoterapia, podologia, estética, farmácia, enfermagem e meio ambiente.

Sala do Senac Bauru

“Esses locais contam com equipamentos modernos, e em todas as novas salas de aula convencionais as lousas são digitais. Nos preocupamos em oferecer um conjunto de melhorias, agregando assim tecnologia e inovação à infraestrutura do Senac Bauru”, diz Bartira. Também compõem o bloco 2 um espaço digital aberto e uma sala experimental com mobiliário móvel, para diferentes usos.

Vale ressaltar que, dentro de um conceito de sustentabilidade, o novo bloco aplica métodos como reuso da água, torneiras temporizadas, sistema de ar-condicionado com baixo consumo de energia, caixa de retenção de água da chuva e iluminação de LED.

As atividades na unidade não param, e o Senac cuida agora do retorno seguro e gradual dos estudantes, para que os espaços sejam ocupados conforme os protocolos de segurança vigentes.

Escola em movimento

A biblioteca do Senac Bauru também foi revitalizada. Por lá, são milhares de livros, revistas, DVDs e um acervo com mais de 4 mil jornais de mais de 100 países e em 60 idiomas. E a proposta de uso do espaço faz toda a diferença: ser também um lugar de socialização.

“Uma das primeiras coisas que falamos para os novos alunos é: a biblioteca é um espaço vivo. Não é local para ficar em silêncio absoluto, e sim de troca, de conhecimento cultural”, comenta Bartira. 

Por isso, além da leitura, os alunos podem usufruir dos jogos de tabuleiro disponíveis, tocar violão, utilizar as mesas para notebooks, aproveitar a sala de TV ou desfrutar das cadeiras para bater papo.

Essa proposta de espaços em movimento, tão forte na instituição, também está no digital. Em tempos de atividades remotas, a dinâmica virtual ganhou força no Senac. “Na plataforma educacional, a biblioteca oferece um campo interativo, que estimula a troca de informações, produção de conteúdos e participação em enquetes. Com isso, os alunos se sentem mais próximos de nós”, diz Bartira.

Cursos técnicos e livres

As pessoas têm necessidades de aprendizado diferentes, dependendo do momento de vida. O Senac Bauru está alinhado a essas demandas, por isso oferta cursos de curta duração, técnicos, Programa de Aprendizagem e ensino médio técnico. Além de ser polo de educação a distância em graduação, pós-graduação e cursos técnicos da rede Senac EAD.

Sala do Senac Bauru

Como a expansão da unidade favoreceu a entrada de novos títulos no portfólio, a grade de ofertas ficou ainda mais abrangente. São opções nas áreas de Saúde e Bem-estar, Tecnologia da Informação, Moda e Beleza, Gestão e Negócios, Design e Arquitetura, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Comunicação e Artes, Desenvolvimento Social, Hotelaria e Eventos.

Sala do Senac Bauru

A lista completa e a abertura de novas turmas estão no site do Senac Bauru.

Bartira conta que, para o segundo semestre de 2021, já são mais de 70 cursos com inscrições abertas e mais de 600 bolsas de estudos. “Seguimos na missão de ensinar no presente, com o olhar para o futuro. Contribuímos com o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e para as novas competências que ele exige, já considerando o cenário atual de transformações estruturais nas organizações e relações sociais, impulsionadas pela pandemia.” 

Desde o início deste ano, mais de 60 cursos foram iniciados no formato remoto, devido ao período de distanciamento social. Também por isso, muitos cursos seguem 100% on-line, e para os que exigem atividades práticas, o retorno está ocorrendo gradualmente, conforme normativas do governo e medidas de biossegurança.

Ensino médio integrado ao técnico

Em 2021, o Senac Bauru passou a ofertar o Ensino Médio Técnico em Informática, que integra a grade curricular do ensino médio a um programa de qualificação técnica em informática. O curso prepara o aluno para o Enem e o vestibular, e pode ajudar também a antecipar a entrada no mercado de trabalho, pois concede certificado de profissional técnico em TI.

Duas turmas iniciaram em fevereiro. Em agosto, serão abertas as matrículas para 2022. “Esse momento emblemático nos traz até a sensação de resgate histórico, já que o Senac Bauru chegou a oferecer o ensino ginasial nos anos 1950”, diz Bartira. E complementa: “Ao longo de toda nossa trajetória, acompanhamos os avanços da nossa região, e crescemos com ela.”

Bauru foi uma das primeiras cidades a instalar o sistema educacional do Senac, em 1948.

Vivencie o Senac Bauru

Este é o nome do evento on-line que a instituição promoverá até o dia 17 de junho, para marcar a renovação da unidade. “A ideia é, de fato, vivenciar o Senac. Vamos oferecer uma experiência em sala de aula, mostrar como é o nosso jeito de educar e nossas marcas formativas”.

Espaço aberto do Senac Bauru

As atividades irão abordar diversos temas nas áreas de negócios, carreira, moda e mídias digitais. Entre as oficinas estão “Loja virtual – descomplicando ferramentas de venda on-line”, “Segurança da informação – como se proteger no ambiente virtual” e “Como potencializar o seu negócio”.

Outras opções são “Impulsione agora a sua carreira – habilidades comportamentais e perfil profissional”, “Automaquiagem” e “Customização de roupas na contramão do fast fashion”.

As oficinas são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas pelo link: www.sp.senac.br/vivencieosenacbauru

publieditorial

Serviço
Senac Bauru
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 10-12
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, pelo e-mail [email protected], telefone (14) 3321-3199  ou WhatsApp (11) 95834 7685
Contato: (14) 3321-3199
E-mail: [email protected]
Site: www.sp.senac.br/bauru
Instagram: @senac.bauru
Facebook: /senacbauru

Corredor do Senac Bauru

Laboratório do Senac Bauru

Laboratório do Senac Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …