Assim como acontece com diversas receitas clássicas da história do mundo, a origem do churros também é disputada por mais de um país. Há quem diga que começou com os portugueses, que importaram uma iguaria salgada da China e transformaram-na em um doce.

Por outro lado, os espanhóis também buscam levar o crédito, contando que os pastores preparavam a massa dos churros no alto das montanhas porque o acesso aos produtos de padaria era difícil e restrito.

Português ou espanhol, o doce chegou ao Brasil na década de 1960, e conquistou muitos fãs por aqui. Em Bauru, um dos programas preferidos dos moradores e visitantes com certeza é ir à praça para comer um churros fresquinho.

Com o passar dos anos, a receita conhecida como tradicional – de massa frita polvilhada com açúcar e doce de leite – foi se modificando. Hoje, já existem combinações de ingredientes que agradam até os paladares mais exigentes.

Tudo, é claro, sem abandonar a massa original. E é ela, inclusive, que acompanha a família do bauruense Rafael Zulian há cerca de 16 anos. A avó dele aprendeu a receita com o dono do primeiro trailer que tiveram e nunca mais parou. “Ela deixou tudo de lado para focar no churros e está aí nos ajudando até hoje”, conta o empresário.

Uow Churros

Rafael assumiu um dos trailers há aproximadamente quatro anos. Em 2021, selou sua parceria com o também bauruense Ricardo Zanaro e, juntos, eles reformularam o negócio já conhecido.

Foi assim que o Uow Churros chegou à Praça da Paz, um dos pontos mais conhecidos da cidade. “Nós quisemos potencializar um novo nome, que fosse curto e forte”, conta Ricardo.

Variedade de sabores

Os sócios lembram que, apesar de todas as mudanças que aconteceram recentemente, a qualidade do produto se mantém a mesma, ou até melhor. “A quantidade de produtos aumentou e a qualidade também, agora temos uma demanda maior de outros sabores maravilhosos”, comentam.

O Uow Churros oferece mais de 60 sabores diferentes do doce, além da possibilidade de montar um sabor exclusivo para os clientes. No entanto, Rafael explica que nem sempre os sabores combinam.

“Tem sabores que o gosto não casa, mas a Jhennifer [esposa de Rafael, que faz o atendimento no trailer] pode conversar com o cliente e falar o que dá pra combinar”, diz.

Diante de toda a novidade de sabores do negócio, quatro já se destacaram entre os consumidores: Raffaello, Ferrero Rocher, Kinder Bueno e Bis Oreo. “Esses quatro pegaram porque a qualidade desses chocolates é demais”, explica Ricardo.

Além dos campeões, outros exemplos que integram o menu são Sonho de Valsa, Ouro Branco, Laka, Diamante Negro, Kit Kat, Alpino e Charge. Outros sabores estão em fase de negociação, como Milka, Lindt, Hershey’s, Paçoquita e Havanna, por exemplo.

Planos para o futuro

O desejo de expandir o cardápio também está na lista de Ricardo e Rafael, inclusive trazendo variações salgadas dos churros. A equipe também pretende crescer, os seis funcionários em breve serão oito.

Um novo trailer do Uow Churros está para chegar e promete dar ainda mais brilho à Praça da Paz. Posteriormente, a ideia dos sócios é levar a marca para outros pontos da cidade e, quem sabe, até mesmo do país, transformando-a em uma franquia.

“Nosso processo, futuramente, vai ser com trailers, lojas e uma confeitaria grande. Tudo envolvendo churros”, explica Ricardo. “Já patenteamos o nome, está tudo certinho”, finaliza.

Ainda em sua primeira unidade, o Uow Churros prepara os doces na hora para serem consumidos na Praça da Paz e também atende pedidos pelo WhatsApp e iFood.

publieditorial

Serviço
Uow Churros
Endereço: Praça da Paz – Rua Nicolau Assis, 6-41 – Jardim Panorama
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 19h à 01h
Contato: (14) 99684-3402
Facebook: /uowchurros
Instagram: @uowchurros

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …