Para a De Martino Contabilidade, chegar aos 50 anos é uma prova de excelência. O escritório foi fundado por Mauro De Martino Júnior, empresário, contador e professor. Paulistano de origem, ele tem o título de cidadão bauruense, reconhecimento pela carreira e por representar a cidade, por exemplo, quando foi presidente da Federação dos Contabilistas de São Paulo.

A carreira dele foi acompanhada de perto pelos filhos Marcos, Carlos e Luiz Gustavo. Entrando no escritório em 1992, Marcos se inspira na experiência do pai. “Assim que entrei, comecei a entender a paixão que ele tinha pela profissão e pela empresa”, diz.

Posteriormente, ele acompanhou um processo de crescimento baseado em um planejamento estratégico que garante estabilidade para a empresa. “Sabíamos exatamente onde queríamos chegar”, conta. Assim, o escritório teve um processo de transição organizado.

Primeiramente, os filhos Marcos e Carlos começaram como office boys e passaram por todos os setores. Depois, o escritório contratou especialistas para implementar métodos de maior qualidade. Em 2010, juntaram todos e decidiram pela formação de cinco sócios. Além de Mauro – falecido em 2015 – e de seus dois filhos, o novo comando era formado por  Cláudio Zanda e Fernando Fontes.

Arquitetura do escritório de contabilidade

Segundo Marcos, foi uma decisão que contribuiu para a sustentabilidade do escritório. “Dentro da sabedoria do meu pai, ele sabia que precisava abrir para fora da família. O planejamento estratégico norteou cada passo e trazer os sócios permitiu excelência. Hoje, [o Cláudio e o Fernando] são como nossos irmãos. Na época, eles foram trazidos pela competência”, comenta Marcos.

Portanto, a partir de um progresso pensado, veio uma história de conquistas, como a formação de uma ampla estrutura, a entrada no Grupo GBrasil de Contabilidade em 2013, a mudança de escritório e a Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Bauru.

Com aproximadamente 70 colaboradores

Escritório de contabilidade em funcionamento

Segundo os sócios, a De Martino possui uma estrutura que permite tranquilidade para administrar a empresa. Atualmente, o escritório conta com  aproximadamente 70 colaboradores. Desses, oito são líderes de departamento.

Dessa forma, consegue entregar coordenação especializada para cada serviço, como RH, fiscal, Contabilidade, Departamento de Pessoal, BPO Financeiro. “Você tem que ter parceiros cada um dentro do seu conhecimento, pois cada um tem experiência para lidar com cada área da melhor maneira possível”, explica Marcos.

Cláudio complementa dizendo que essa estrutura possibilita flexibilidade e adaptação às transformações nos serviços contábeis. “A contabilidade mudou muito nos últimos 10, 12, 15 anos. Uma mudança imensa! Então, um dos maiores potenciais da De Martino é essa capacidade de se adaptar”, diz.

Arquitetura do escritório de contabilidade

Com isso, trabalham sempre para modernizar e adicionar novos serviços. Na mesma perspectiva, conseguem oferecer um amplo rol de serviços. Divididos em Contabilidade e Gestão Empresarial – inclusive separados pelas cores azul e verde, respectivamente -, a De Martino atende empresas e pessoas físicas.

Na Contabilidade, tem os serviços fiscal, contábil, paralegal, trabalhista e previdenciário, IR de pessoa física, auditoria, perícia e IR Bolsa de valores.

No Empresarial, são atividades como BPO Financeiro, Recursos Humanos incluindo vários subsistemas tais como pesquisa de clima organizacional, regulamento interno, recrutamento e seleção, mapeamento do perfil comportamental e descrição de cargos e salários.

“Fazemos todo o trabalho para o cliente não se preocupar com detalhes burocráticos. Engenheiro, advogado, comerciante… não importa. Ele tem que se dedicar ao core de negócios dele, que é o que gera valor”, afirma Cláudio.

Arquitetura do escritório de contabilidade

Entrada no grupo de contabilidade GBrasil 

Desse modo, é uma estrutura que permite reconhecimento nacional. Em 2013, o escritório bauruense entrou para o Grupo GBrasil de Contabilidade, uma aliança de empresas de contabilidade e consultoria no país, voltada para desenvolver melhores práticas na área por meio da troca de experiências.

Escritório de contabilidade em funcionamento

Apenas 39 empresas no país integram o grupo nacional. Em Bauru, apenas a De Martino. Isso porque, para entrar, os escritórios passam por um crivo técnico, nos quais a G Brasil faz uma análise de conhecimento, atendimento, estratégia e serviços contábeis. “Portanto, é muito gratificante participar dessa rede de escritórios”, enaltece Marcos.

Ou seja, estar dentro do G Brasil facilita entregar um serviço de qualidade. “Nós compartilhamos como agir em determinadas situações”, comenta Marcos. “Acontecem situações aqui na nossa empresa, e a gente conversa com alguém lá no grupo que já passou por isso. A pessoa explica como agiu e se deu certo”.

Além disso, é uma forma de se manter sempre alerta, já que a empresa precisa manter a excelência para permanecer no grupo. “Isso nos impele a estar sempre evoluindo”, complementa Cláudio.

Novo escritório de contabilidade 

Nesse sentido, o desenvolvimento faz parte do plano estratégico do quarteto. No fim do ano passado, a De Martino mudou a localização para um escritório três vezes maior. Conforme ampliam os serviços, aumenta também a necessidade por mais espaço, explica Marcos.

Dessa forma, conseguem dar um ânimo novo para a equipe. A beleza do prédio é parte disso. Na área do ‘cafezinho’, a grande redoma de vidro é uma abertura para a cidade. “No outro local, às vezes a gente nem sabia que estava chovendo”, brinca Cláudio.

Arquitetura do escritório de contabilidade

Essa é a quarta mudança de endereço da De Martino. Começou com o Sr. Mauro, depois foram 20 anos na Rua Azarias Leite e outros 18 na Rua Gustavo Maciel. Desde 1° de dezembro, estão na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 20-20.

“A região aqui é fantástica. É um lugar muito bom, mais amplo e nos dá mais visibilidade”, comenta Cláudio, ao explicar que o prédio foi construído de acordo com as necessidades deles. Primeiramente, porque o novo escritório tem mais espaços para os clientes e colaboradores. Além disso, possui mudanças como salas de atendimento rápido que agilizam o recrutamento e entrevistas e uma melhor área de gestão documental.

Escritório de contabilidade em funcionamento

Essa mudança foi comandada pelo arquiteto Norberto Trevisan – que também é o responsável pelo famoso jingle da empresa ‘pode chamar de amigo’ – , que presta serviços e é cliente da De Martino desde 1980. Conforme ele relata, o projeto aproveitou essa relação antiga. “Desenvolvemos um espaço funcional, amigável e totalmente interativo buscando reforçar essa integração”, diz.

“Quando se tem a oportunidade de participar de trajetórias vencedoras, os desafios profissionais aumentam muito, e é nessa hora que os seus laços de amizade afinam ideias e encontram soluções viáveis para aquele momento exato, em conversas e reuniões sempre produtivas”, completa Norberto.

Moção de aplauso

A mais recente conquista foi a Moção de Aplauso – honraria concedida pela Câmara Municipal de Bauru – pelos 50 anos. De acordo com o ofício público, a honraria dá o valor para o trabalho do fundador, destaca como o escritório mostra Bauru ao Brasil e tem uma missão que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade.

A De Martino, que decidiu pelo nascimento do Mauro como aniversário do escritório, no dia 3 de setembro, completa 51 anos neste ano.

Certamente, as conquistas nesse período justificam o reconhecimento em Bauru, e agora, carregando o legado do fundador, o quarteto trabalha para continuar crescendo.

“Eu costumo fazer uma analogia que estamos em uma curva de Fórmula 1, mas a gente não freia nessa curva. Se a gente brecar, a gente capota e cai fora. Então, nós estamos acelerando na curva. Nós estamos investindo. No meio da pandemia, nós mudamos de escritório, investimos em novos serviços e contratamos mais colaboradores”, diz Marcos.

“Estamos investindo em vários aspectos aqui dentro. A hora que tudo isso passar, a nossa ideia é que a gente saia na frente. A gente vai estar preparado para o crescimento do mercado. Temos estrutura para isso. Estamos acelerando”, finaliza ele.

publieditorial

Serviço
De Martino Contabilidade
Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, 20-20
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h50
Contato: (14) 3227-4110
Site:  www.demartino.com.br/
E-mail: [email protected]
Instagram: @demartinocontabil
Facebook: /demartinocontabilidade
YouTube: /DeMartinoContabilidade

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…