O ato de alimentar-se vem desde antes de nascermos, quando ainda estamos aconchegados na barriga de nossas mães esperando o grande dia de vir ao mundo. Dentro do útero, o cordão umbilical faz as honras e nos mantêm nutridos e saudáveis.

Quando nascemos, recebemos o alimento mais completo que existe – o leite materno. É ele que sacia, protege, remedia e acalenta. Não à toa, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida e é recomendada até os dois anos (ou mais).

A partir da introdução alimentar, passamos a conhecer outros sabores, cheiros, cores e texturas que também fazem parte do ritual da alimentação. Este momento, tão único e sagrado, irá se repetir diariamente… durante toda a nossa vida.

No entanto, conforme o tempo passa, nossa relação com a comida muda. Aquela ação que era puramente vital acaba se transformando em um misto de sentimentos. Os pratos, por si só, já expressam emoções. É quando o amor, o afeto, o carinho e a ternura viram ingredientes.

Nossos gostos também acabam mudando – ora gostamos disso, ora não gostamos mais… Mas acontece que a diversidade na alimentação é fundamental para garantir que nosso corpo esteja recebendo todos os nutrientes que precisa para se manter funcionando da forma certa.

Além disso, ninguém gosta de alimentação monótona, certo? A nutricionista Fernanda Gasparini, idealizadora da Mr. Nutri, explica que “a gente enjoa de comer sempre as mesmas coisas. No frio, a gente quer um caldinho de batata ou de mandioca. No calor, queremos comidas mais frescas. Nossa alimentação também varia bastante conforme nossos hábitos culturais”.

Quem é a Mr. Nutri?

Fernanda nasceu em Santo André e mudou-se para Santa Cruz do Rio Pardo na adolescência. Em Bauru, formou-se em nutrição no curso técnico e na faculdade. Ao terminar o bacharelado, ela trabalhou no Centrinho, que é o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.

“O nosso foco era fazer a criança aprender a comer, independente das suas dificuldades. Usando colheres de bico dosador, copinhos, potinhos, todas as formas. E eu me encantei, atendia muitas crianças”, conta Fernanda.

Ao sair do Centrinho, ela começou a trabalhar em um hospital privado. Lá, passou quatro anos atendendo pacientes no setor de hemodiálise. Foi aí que ela percebeu que os maus hábitos alimentares ao longo da vida refletiam diretamente nos problemas das pessoas atendidas.

“É na hemodiálise que a gente entende o pico da alimentação e onde ela refletiu. Então eu vi que era preciso voltar lá atrás e não deixar as crianças de hoje em dia chegarem a ter diabetes ou hipertensão”, explica.

Ainda quando trabalhava no hospital, a nutricionista já tinha o sonho de ter seu próprio negócio. “Na hemodiálise eu vi o quanto as pessoas lutam pra viver. Eu tinha o sonho de fazer a empresa e estava esperando mais o quê? Se isso não me ensinava que eu tinha que arregaçar as mangas e ir atrás dos meus objetivos, eu ia esperar até quando?”, conta.

Nutrir com afeto

Em abril, Fernanda se desligou do hospital e colocou em prática o que já vinha idealizando há cinco anos. Analisando a correria do dia a dia dos pais e a importância da preocupação com a alimentação das crianças, nasceu a Mr. Nutri.

Na empresa, ela prepara papinhas baseadas nos valores nutricionais indicados para cada fase da introdução alimentar, com cardápio variado. São entregues comidas congeladas para que os pais tenham apenas o trabalho de esquentar o prato e oferecer.

“As famílias enfrentam a correria do dia a dia e mal têm tempo para preparar as refeições; precisam escolher entre fazer a comida e ficar com os filhos. São muitas tarefas para os pais do mundo moderno. Eu quero que eles consigam ter esse momento para brincar e educar as crianças”, justifica Fernanda.

Para ela, também é importante a valorização do profissional nutricionista no processo de alimentação. “Nesses quatro anos [de hospital], eu aprendi a ser a profissional e a pessoa que sou hoje. Aprendi como nutrir, vi o quanto a alimentação é importante e o quanto o nutricionista é fundamental”, conta.

Linha de produtos

A Mr. Nutri oferece três linhas de papinhas – para crianças de seis meses (Mr. Toranja), nove meses (Mr. Brócolis) e de 12 meses até três anos (Mr. Maçã). No entanto, este é só o começo. Fernanda pretende estender a linha para crianças maiores até a adolescência, por volta dos 14 anos.

“Eu quero fazer lancheiras para que elas possam levar para a escola, quero que isso as acompanhe no crescimento. Na Mr. Nutri eu vou visar isso, ofertar os alimentos que vão fazer parte do dia a dia, explica a nutricionista.

A princípio são oferecidas papinhas salgadas em potinhos, com tamanho variado de acordo com a idade das crianças. Todas têm proteínas, carboidratos, legumes e verduras. Já as frutas serão oferecidas em compotas ou squeezes, de forma diversificada.

Os produtos da Mr. Nutri não são padronizados. Fernanda personaliza as refeições, respeitando a particularidade de cada família. Assim, ela também pode atender crianças com seletividade alimentar, alérgicas, intolerantes e até mesmo vegetarianos e veganos.

As comidas preparadas por ela não têm nenhum tipo de aditivo químico e usa apenas temperos naturais. Nenhuma delas tem açúcar e o sal só é usado em pequena quantidade nas papinhas para crianças maiores de um ano, caso a família já tenha feito a introdução.

Pedidos e entregas da Mr. Nutri

Os pedidos de papinhas doces e salgadas podem ser feitos pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Fernanda também está no processo de desenvolver um aplicativo da Mr. Nutri para receber as encomendas.

No início, ela trabalhará com dois dias de entrega na semana, nas cidades de Bauru, Agudos e Piratininga. Posteriormente, ela pensa em ter um ponto fixo drive-thru em Bauru para facilitar a retirada.

Fernanda também está à procura de pontos de venda como quitandas, minimercados nos condomínios e casas de produtos naturais.

“Eu também pretendo montar um clube de papinhas, que será uma assinatura. Os pais receberão os pedidos semanalmente e terão a comida fresquinha. Os assinantes vão ganhar uma bolsa térmica e não terão a preocupação de ter que ficar fazendo pedidos sempre”, explica a nutricionista.

Cozinha com carinho e confiança

“Quando a gente vai buscar algo para os nossos filhos, a gente tem que ter muita confiança. Sendo um nutricionista que estudou e se especializou, além de você poder conhecer quem está preparando o produto para o seu filho, transmite ainda mais essa confiança”, explica Fernanda.

Ela também conta que o carinho é um ingrediente importante do negócio. “Eu quero que esse carinho esteja em todas as arestas da Mr. Nutri, desde a embalagem até o logo de tomatinho, que vai ser o meu mascote”, conta.

Estimular a alimentação positiva desde a infância é importantíssimo para criar indivíduos com hábitos mais saudáveis. Além disso, nossa relação com a comida não pode ser de culpa e arrependimento. “O momento da alimentação tem que ter afeto, tem que ter prazer, tem que ter carinho, finaliza Fernanda.

Para selar o início do projeto, que começa no dia 1º de julho, a Mr. Nutri está oferecendo um cupom de 10% de desconto para os leitores do Social Bauru! É só entrar em contato com ela e apresentar o código SOCIAL10.

publieditorial

Serviço
Mr. Nutri
Contato/pedidos: (14) 99638-4394
Entregas: Segundas e quintas, das 9h às 20h
Instagram: @mrnutri.saudavel

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …