Quando o assunto é óculos, existem vários critérios envolvidos na escolha. Você pode usar um óculos apenas pela estética (sem orientação oftalmológica), para proteger os olhos do sol ou então para corrigir problemas de visão como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Os modelos ideais para cada pessoa variam de acordo com o formato da armação, cor, formato do rosto, tom de pele… Além disso, quem não quer pensar muito na hora de decidir também pode optar pelas lentes de contato.

Seja qual for o motivo que você tem para adquirir um óculos novo, o processo precisa ser feito de forma minuciosa. “Você precisa ter cuidado na escolha do óculos, porque é um acessório essencial. Você tem que comprar o que realmente necessita de acordo com seu formato de rosto”, comenta Rúbia Vieira, proprietária da Ótica Braga.

Dois anos da Ótica Braga

Em 2021, a loja de Rúbia completa dois anos. Com mais de 37 mil seguidores no Instagram, desde o início a ótica tinha um propósito diferente do convencional. Ela já foi pensada para estar muito presente na internet, que é seu grande forte.

“Eu notei que o nosso ramo não fazia esse trabalho digital. A maioria das óticas nem estava no Instagram. Então eu aproveitei meu perfil pessoal, transformei em uma conta comercial e comecei a fazer posts de alguns produtos que eu já tinha”, conta.

Com essa estratégia, Rúbia já tinha clientes antes mesmo de abrir a loja. Ela começou a fazer os atendimentos e percebeu que o trabalho daria certo. “Eu postava e as pessoas perguntavam sobre a peça. Então eu comecei a atender no Instagram. Quando abri a loja, tentei trazer esse atendimento online pra cá”, explica.

Parcerias que deram certo

O trabalho com influenciadoras digitais de Bauru também foi muito positivo para o negócio de Rúbia. Atualmente, ela trabalha com Francini Verdó (@franciniverdo), que foi sua primeira modelo, Camila Lopes, do perfil @comcdecamila – atualmente embaixadora da ótica – Kamila Makes (@kamilamakes) e Cozinha da Liliana (@cozinhadaliliana).

Rúbia Vieira e Camila Lopes, embaixadora da Ótica Braga (Foto: reprodução)

Rúbia também tem parcerias com outros empreendedores da cidade, e produz diversos tipos de conteúdo em seu perfil, fazendo muito mais do que a simples divulgação dos óculos. Ela dá dicas de lifestyle, responde perguntas dos seguidores nos stories e faz lives, reunindo um público significativo.

“A gente tá nessa onda de um ajudar o outro. Eu tenho muitos parceiros para divulgação e entendo que uma conta comercial não precisa ter só produtos. Ela precisa ter conteúdo para ser atrativo e humanizado, e isso faz com que a gente fique mais próximo dos nossos seguidores”, explica.

De Bauru para o mundo

As colaborações resultaram no crescimento, e a Ótica Braga também conquistou clientes de fora da cidade. Para continuar fazendo o atendimento com qualidade, a empresária faz chamadas de vídeo em formato de consultoria.

“Eu faço todo um trabalho online por vídeo, identifico a necessidade do cliente e indico para ele a melhor peça ou a melhor lente”, explica.

Graças a esse trabalho, a Ótica Braga não teve problemas para se adaptar à internet com a chegada da pandemia. As próprias influenciadoras continuaram fazendo vídeos de suas casas e Rúbia se especializou ainda mais em marketing digital.

Agora, além de vender seus produtos para Bauru e região, ela também faz envios para todo o Brasil e até para outros países. A Ótica Braga já tem clientes em países como Estados Unidos, China, Japão e França.

Atendimentos personalizados

Ainda durante o período de isolamento, Rúbia começou a fazer atendimentos com horário marcado na ótica. “Foi um trabalho que deu muito certo, porque é algo muito controlado. Eu agendo a sua visita, você vem, está tudo higienizado aqui, e eu te atendo com exclusividade”, conta.

A ideia, segundo a proprietária, é expandir esse formato de atendimento para além do período de pandemia.

A Ótica Braga também oferece a opção de atendimento a domicílio. “Fazemos o primeiro contato via WhatsApp ou chamada de vídeo. Eu identifico o que a pessoa precisa e, dentro daquilo que fica legal pra ele, eu preparo uma mala e vou atendê-lo em casa”, explica Rúbia.

Ela também explora esse formato para atender clientes de cidades da região, em dias específicos. “Por exemplo, eu marco o atendimento em Jaú e vou até lá. Esses clientes surgem através do nosso Instagram. É algo bem legal. Agora a gente concilia o atendimento presencial, o online e os agendamentos, pontua.

Realização profissional

Rúbia Vieira já tinha mais de dez anos de experiência quando decidiu abrir sua própria empresa. Com o apoio do marido, no início ela sabia que seria apenas “uma formiguinha” no mercado da cidade.

“Foi muito desafiador. Por mais que eu já estivesse há algum tempo no ramo, assumir a frente de um negócio é diferente. Eu coloquei muito da minha identidade na loja. Persisti, e deu certo. Comecei só com meu marido, hoje já somos 5 ou 6 aqui. Tenho todo um cuidado e aprendi muito”, conta Rúbia.

Mesmo diante de um grande desafio, hoje ela é muito grata e está muito satisfeita com seu empreendimento.

“Esse está sendo o maior desafio da minha vida. Mas também foi surpreendente. No primeiro mês de loja, foi muito mais do que eu esperava. Nunca imaginei que seria reconhecida assim”, completa a bauruense.

Planos para o futuro

A Ótica Braga começou com cerca de 500 produtos e hoje já conta com mais de 1500 peças no catálogo. Os clientes podem encontrar óculos de grau e óculos de sol das linhas feminina, masculina e infantil.

Marcas de óculos como Guess e Diesel estão na vitrine da ótica, assim como Varilux e Zeiss para lentes oftálmicas e Biofinity, Johnson e Alcon para lentes de contato.

Rúbia escolhe a dedo cada peça e toda semana recebe novidades. “Eu gosto de trabalhar com peças que fogem do básico. Gosto de trazer produtos bonitos, modernos e diferentes”, conta.

Para o futuro, ela está trabalhando em uma linha exclusiva da Ótica Braga, que será divulgada também em parceria com as influencers da cidade.

Live de aniversário da Ótica Braga

Outra novidade da loja é a live especial de aniversário que vai acontecer no dia 4 de julho, próximo domingo. A abertura será feita por Camila Lopes a partir das 16h, e Rúbia apresentará o evento.

Estarão disponíveis para os participantes mais de 300 modelos de óculos, a preço único de R$149,00, todos exclusivos e com um ano de garantia. Quem comprar peças durante a transmissão também irá concorrer a uma viagem para o nordeste com direito a um acompanhante, além de vários outros prêmios.

“Estamos preparando uma live surpreendente, nossos clientes merecem”, diz Rúbia.

publieditorial

Serviço
Ótica Braga
Endereço: Rua Bandeirantes, 9-2 – Centro
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 18h, sábado, das 9h às 13h
Contato: (14) 99654-3793
Instagram: @oticabragabauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …