Com as casas de show e teatros fechados, os artistas encontraram nas redes sociais uma forma de estar em contato com o público. Dessa forma, os perfis do Instagram, Facebook e canais no YouTube viraram palcos virtuais para as produções artísticas.

Inclusive, alguns eventos foram criados para possibilitar essas apresentações na internet. Um desses festivais foi a Mostra LA(B)auru, organizada pela Secretaria de Cultura, que aconteceu entre os dias 28 de maio e 21 de junho.

A ideia da mostra era oferecer uma forma de expor trabalhos produzidos por artistas ou trabalhadores de arte e cultura de Bauru. No total, 126 artistas participaram do evento.

Foram 25 dias de Mostra LA(B)auru com produções de música, artes plásticas, teatro, cinema, entre outros. Como a programação foi divulgada no YouTube, os vídeos das apresentações seguem disponíveis. Ou seja, você pode conferir tudo a qualquer momento e apreciar a arte feita aqui em Bauru!

Assista agora a Mostra LA(B)auru

A diversidade de estilos artísticos foi o destaque da Mostra LA(B)auru. As apresentações musicais são a maioria dos vídeos, como o show da Gaby Guima tocando clássicos da música brasileira, como Cássia Eller, Pitty e Sandra de Sá.

No mesmo estilo, o grupo Os Últimos Escolhidos do Futebol também participou do evento, com o clipe e bastidores da criação da música ‘Bom Bom’. Além disso, o evento contou com a roda de samba do grupo Quintal do Bras.

  • Dança 

Além da música, a dança também teve espaço. Entre os vídeos, está a apresentação da dançarina e professora Gabriela Pereira, intitulada ‘Old x New’. A proposta foi demonstrar as mudanças do hip hop – entre movimentos e roupas – durante a história.

  • Videopoesia

Estilos artísticos fora do tradicional foram outra marca da mostra, por exemplo a videopoesia. No vídeo abaixo, chamado “Uma Antologia no Isolamento Social: vida, morte e fala”, a artista e escritora Sarah Vitória Maria reúne diferentes manifestações artísticas como a poesia, literatura e o audiovisual para apresentar as obras dela.

  • Cinema

Para quem curte cinema, o vídeo de Pepinho e Jurema é a dica. Os protagonistas da história são dois caipiras que compartilham suas histórias carregadas de peripécias e bom humor. A produção tem direção e interpretação de Thalles Checheto, criador do projeto ‘Dose de Arte’.

Ainda nessa linha, o filme “Aurora” busca demonstrar a experiência do isolamento e da perda de um ente querido, devido ao cenário da pandemia.

  • Artes visuais

Apesar das apresentações do evento serem em vídeo, as artes visuais não ficaram de fora. Um exemplo foi o vídeo-ensaio de análise de colagens enquanto linguagem de arte visual contemporânea. É uma mostra de uma visão sobre o desenvolvimento da modalidade, feita pela artista Letícia Sartori.

  • Oficinas

Além das produções artísticas, a Mostra LA(B)auru também teve oficinas. Uma delas foi feita pela educadora social Palmira Souza dos Santos Filha. A proposta da atividade foi ensinar sobre a construção do shekere/agbe shekere, um instrumento de percussão muito utilizado no Brasil, mas de origem africana.

Para conferir os mais de 100 vídeos, acesse o canal do YouTube da Secretaria de Cultura da cidade.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…