A Olimpíada de Tóquio começou oficialmente hoje (23), com cerimônia de abertura no estádio Olímpico, na capital do Japão. São mais de 301 atletas brasileiros em 35 modalidades. As disputas acontecem entre os dias 23 – sem contar os jogos de softball realizados na terça-feira (20) – e 8 de julho. Essa será a maior delegação brasileira em uma edição fora do país.

Entre esses membros brasileiros, está Daniel Nascimento, atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA). Jovem promessa, o atleta de 23 anos vai disputar a Maratona. “Me sinto muito feliz poder representar a ABDA, Bauru, Paraguaçu Paulista e o Brasil”, diz o maratonista.

Ele foi um dos três convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para disputar a prova após conseguir superar o índice de 2:11:30, exigido pela World Athletics. E olha que foi a primeira vez que ele fez o percurso de 42 km em competições oficiais!

Prova pensando na OlimpíadaDaniel Nascimento (foto: Divulgação)

Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), no dia 28 de julho de 1998, o atleta treina na ABDA em Bauru desde 2019, onde ingressou após ter ficado um período longe do atletismo. Na época, ele pensava em abandonar a carreira e foi trabalhar na lavoura.

Desde então, coleciona bons resultados, como o 11º lugar na São Silvestre, sendo o brasileiro mais bem colocado na tradicional prova de corrida, e a convocação para o Mundial de Meia Maratona na Polônia.  Para isso, as ruas de Bauru foram essenciais. Ele conta que Avenida Nações Unidas, Getúlio Vargas, estrada de Val de Palmas, estrada do IPMET foram “locais” de treinos.

Agora, a disputa é no maior palco esportivo do mundo. Entretanto, vamos ter que esperar um pouco antes de torcer pelo representante de Bauru nos Jogos de Tóquio. A maratona é o último evento esportivo dos Jogos e acontece apenas no dia 7 de agosto. 

Cadastro no site oficial da Olimpíada (foto: Reprodução)

A prova será realizada na cidade de Sapporo, em Hokkaido, a cerca de 800 km de distância da capital do Japão. Por enquanto, Daniel está no Quênia para realizar treinamento com foco nos Jogos Olímpicos. “O mais importante agora é o descanso, a alimentação e concentrar para a Maratona”, comenta Daniel. 

Neto Gonçalves

Além da ABDA estar “dentro de campo”, fora a associação bauruense também tem um representante. Outro convocado pelo CBAt para a Olimpíada em Tóquio foi o treinador Neto Gonçalves, na ABDA há 8 anos, que vai trabalhar na preparação do Daniel. Ele também está no país africano. “A preparação está indo bem, dentro das expectativas, Daniel vem realizando bons treinamentos, está motivado e concentrado”, diz o treinador.

Daniel Nascimento e Neto Gonçalves (foto: Divulgação)

Além da Olimpíada, Neto Gonçalves soma outras quatro convocações para a Seleção Brasileira, principalmente em competições de base. 

O treinador é neto de Cabo Alcides e sobrinho de João Gonçalves, dois importantes nomes do atletismo de Bauru. Formado em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Neto Gonçalves tem ainda no currículo certificações pela World Athletics e especialização pelo Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Preparação para a OlimpíadaNo momento, eles estão no Quênia (foto: Reprodução/Instagram)

“É um sonho e um objetivo realizado! A expectativa é representar da melhor forma nossa bandeira e nosso povo, além da equipe, do projeto e de nossos jovens e crianças. Representar a nossa modalidade, que é o Atletismo, é de uma alegria sem tamanho. Também nossa cidade, Bauru, onde nasci, cresci que eu amo, já representei como atleta. Agora como treinador, na maior competição do planeta, é a realização de um sonho pessoal e profissional”, comenta Neto.

Equipe de apoio da Olimpíada

Outro representante de Bauru que estará nos bastidores na Olimpíada de Tóquio é Wilgner Vinicius Mendes. O judoca do Sesi local vai integrar a equipe de apoio da seleção brasileira. Ou seja, ele fará parte do grupo que ajuda nos treinos dos lutadores que disputam a competição.

Wilgner Mendes (foto: Divulgação)

“Significa muito, ainda mais por ser no Japão, terra onde o judô nasceu. O sonho de qualquer judoca é ir para o Japão. Estou muito contente e empolgado para ajudar os companheiros da seleção nos treinamentos para a competição”, diz Mendes, destacando como usará o período como experiência. “Agora irei como apoio, mas em Paris 2024 almejo estar na seleção principal.” 

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABDA e do SESI

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…