A Secretaria de Cultura, em parceria com a Cinemateca Digital Bauruense, irá realizar o 1° Festival de Cinema “Raízes do Cerrado”. O evento vai ser realizado nos dias 1, 4 e 6 de agosto, com propostas de filmes e bate-papos com os diretores das obras. A iniciativa faz parte da programação em comemoração aos 125 anos de Bauru, comemorados no dia 1º de agosto.

O festival pretende divulgar obras cinematográficas de realizadores que nasceram, viveram ou ainda vivem em Bauru e têm raízes no Cerrado. O público poderá acessar os filmes no site da Cinemateca.

A programação traz uma sugestão de horário para que as obras sejam assistidas. Em seguida, os bate-papos serão transmitidos no canal do Youtube da Secretaria de Cultura.

Programação do Festival “Raízes do Cerrado”

  • 01 de agosto (domingo)

18h – Filme – Sobre os Trilhos da História: o progresso, a queda e a cultura


Diretor: Evandro Souza
Duração: 26’35” min
Ano: 2016
Sinopse: Após impulsionar enorme progresso e incontáveis ganhos à cidade de Bauru, o complexo da antiga Estação Ferroviária permaneceu em completo abandono por quase duas décadas. Agora, diversos artistas e entidades tentam transformar o local em um centro cultural de referência, ressuscitando assim sua importância histórica e tornando-o novamente um marco importante para a cidade.

18h30 – Filme – Do Barulho ao Silêncio: vozes caladas em meio à explosão


Diretor: Luis Henrique Negrelli
Duração: 43’30” min
Ano: 2019
Sinopse: No dia 13 de agosto de 1976 a cidade de Bauru, no interior de São Paulo, estava em festa. A cidade completava 80 anos e recebia a visita do presidente Ernesto Geisel. Depois de ser aclamado pelo público no centro, Geisel foi até a sede do Automóvel Clube, participou de reuniões com autoridades da época e, quase duas horas depois, partiu com sua comitiva para a cidade de Jaú. Por volta das 12h50, a Avenida Nações Unidas foi atingida por uma série de explosões que destruiu o canteiro central, danificou casas e estabelecimentos e assustou os moradores. Muitas pessoas acreditaram que fosse um atentado contra o presidente, já que ele havia passado minutos antes pela avenida.

19h20 – Bate-papo – Evandro Souza e Luis Henrique Negrelli

  • 04 de agosto (quarta-feira)

17h – Bate-papo com o Alexandre Canda

18h – Filme: Utopia – Piscina dos Sonhos


Diretor: Alexandre Canda (bate-papo às 17h)
Duração: 17’48”
Ano: 2020
Sinopse: Em 2015, Norival Agnelli aos 65 anos conquistou a milésima medalha de natação em sua carreira nos Jogos Panamericanos de Medellin, na Colômbia. O filosofo Mario Sergio Cortella e o ex-astronauta Marcos Pontes refletem o porquê dos sonhos estarem sendo deixados de lado na conturbada Era Digital. Do alto da arquibancada, vamos analisar a vida e as formas para se chegar ao outro lado da piscina.

18h20 – Filme – Sonora Bauru


Diretor: Liene Saddi
Duração: 10 min
Ano: 2018
Sinopse: Em 2018, a segunda edição do Sonora Bauru, Festival Internacional de Compositores, com produção executiva de Manuela Saggioro e Janaina Macena, reuniu 23 mulheres na organização, uma equipe de curadoria de 10 integrantes e a apresentação de 18 compositoras de 8 cidades do interior do Estado de São Paulo. Neste registro do evento, entrevistas participantes e trechos das apresentações.

18h30 – Filme – Rugas de vida


Diretor: Evandro Souza
Duração: 60 min
Ano: 2020
Sinopse: O filme parte de projeções de dados sobre o aumento da população de idosos no mundo para retratar, de maneira sensível, os diferentes estilos de vida na terceira idade, mostrando seus prazeres, dificuldades e lembranças de uma longa jornada de vida, além de maneira como enxergam sua participação no mundo atual e as perspectivas para as próximas gerações.

19h40 – Bate papo – Alexandre Canda, Juliana Ramos e Evandro Souza

  • 06 de agosto (sexta-feira)

18h – Filme – Ferrugens


Diretor: Henrique Gun
Duração: 09’12” min
Ano: 2016
Sinopse: O documentário não-verbal ilustrando a ação do tempo castigando as antigas estruturas dos galpões de oficina da finada Estrada de Ferro Noroeste (NOB) Bauru. O Filme de Henrique Gun foi realizado como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social: Radialismo da FAAC/Unesp/Bauru.

18h15 – Filme – Fica com Deus


Diretor: Andre Turtelli Poles
Duração: 7 min
Ano: 2008
Sinopse: Nos lugares mais improváveis somos confrontados com as mais diversas reflexões. O peixe vive feliz no aquário ou a possibilidade de estar solto em águas mais largas o fará mais completo? Ele só poderá saber quando viver essa liberdade.

18h30 – Filme – Sedna


Diretor: Lieni Saddi
Duração: 6min
Ano: 2015
Sinopse: Neste vídeo-ensaio, a realizadora parte do olhar sobre arquivos pessoais para um convite a oito pessoas, o de que partilhassem também suas histórias guardadas, infâncias e profundezas. Do registro dessa performance, a tentativa de fazer emergir o grito guardado dentro de cada um.

18h45 – Bate-papo – Henrique Gun, Andre Turtelli e Liene Saddi

Serviço
1º Festival de Cinema “Raízes do Cerrado”
Datas: 1, 4 e 6 de agosto
Local: Site da Cinemateca de Bauru e canal da Secretaria de Cultura no Youtube

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…