Neste sábado (31), o Centro Cultural Acesso Popular recebe a exposição Imagin’arte – Poesia e arte da margem. A mostra, resultado de uma parceria do Hip Hop e Grupo Literário Expressão Poética, começa a partir das 18h e apresenta 11 poesias e ilustrações de Fábio Vieira de Alencar.

As artistas Elis Mariano e Ariadne Tagliarini também vão compor a exposição com ilustrações autorais.

Criação

Ana Maria Machado e Amanda Helena Gimeno de Souza são as curadoras responsáveis.

Em entrevista, Ana Maria comenta que a ideia de criar a exibição artística surgiu com a entrada de Fábio Vieira no grupo Expressão Poética.

“Ele veio de Teresina com uma gana muito grande de mostrar a poesia dele. Todos os dias o Fábio coloca de uma a cinco poesias que ele produz no grupo do WhatsApp do Expressão Poética. De uns dois meses para cá ele começou a ilustrar as poesias com desenhos, bem artesanais e feitos com lápis de cor, e a ilustração chama mais a atenção das pessoas”, afirma.

O artista é natural da capital do Piauí e mudou-se para Bauru em janeiro de 2021. Segundo ele, suas ilustrações e poesias não integram escolas literárias ou de artes plásticas.

Imagin’arte – Poesia e arte da margem

Ana Maria conta que a intenção da mostra é abordar que “a poesia e a pintura podem ser marginais, mas não deixam de ser arte”. De acordo com a curadora, a arte está à margem para ser conhecida.

A ideia do nome foi elaborada por Renato Magu, coordenador do Acesso Popular, em parceria com Fábio Vieira.

Os temas retratados pelo artista conversam sobre o mundo boêmio. “Ele trabalha muito sobre a boemia. Ele é uma pessoa muito humana, mas tem uma revolta poética dentro dele.  O Fábio fala sobre o amor, amor pela mulher, pelo sexo. Além disso, ele fala sobre a revolta humana diante da sociedade”, informa Ana Maria.

A exposição traz 11 poesias e ilustrações do piauiense. Elis Mariano participa da ação com ilustrações digitais e Ariadne Tagliarini com pinturas à óleo. A mostra ainda presta homenagem em memória ao poeta Lázaro Carneiro, falecido no último dia 28 de julho.

Algumas obras estarão à venda na exposição. A entrada é gratuita. Entretanto, é necessário o uso de máscaras e álcool em gel, além de manter o distanciamento social devido à pandemia de Covid-19.

Serviço

Exposição Imagin’arte – Poesia e arte da margem
Data: de 31 de julho a 14 de agosto, a partir das 18h
Horários: de quarta a sexta-feira a partir das 18h e sábado a partir das 16h.
Endereço: Centro Cultural Acesso Popular (Rua São Gonçalo 4-81, Vila Perroca)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …