O Filma Bauru já está confirmado para este ano com sua quarta edição. Pois é, são quatro anos organizando um evento que difunde a produção audiovisual na cidade e no interior paulista.

Sendo assim, o festival conta com uma mostra competitiva de curtas-metragens de ficção, documentário e animação. Além de uma mostra não competitiva de curtas experimentais, videoclipes e videoartes.

Inclusive, está aberta a chamada para curtas-metragens, videoclipes e videoarte realizados entre 2019 e 2021 no estado de São Paulo (exceto capital e região metropolitana). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site até 8 de agosto.

Como um aquecimento para esta edição, separamos oito filmes que já foram exibidos em outras edições do festival. Todos eles podem ser assistidos na Cinemateca Digital Bauruense.

Confira oito filmes exibidos no Filma Bauru

  • Documentários:

Não me esqueci de você

Making of (foto: divulgação)

“Não me esqueci de você” é um documentário longa-metragem sobre educação inclusiva, que ouve diferentes vozes do processo educacional – pais de alunos, professores da rede pública e especialistas na área. O filme busca sensibilizar sobre a responsabilidade social e política da inclusão de alunos com deficiência na educação básica.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/6

Rugas de Vida

Foto: divulgação

O docuementário parte da projeção de dados sobre o aumento da população de idosos no mundo para retratar, de maneira sensível, os diferentes estilos de vida na terceira idade. Portanto, mostra seus prazeres, dificuldades e lembranças de uma longa jornada de vida. Além da maneira como enxergam sua participação no mundo atual e as perspectivas para as próximas gerações.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/152

Aniversário do tempo

A partir de imagens raras de um aniversário filmado na década de 1940, um homem recupera, 70 anos depois, memórias de infância, personagens familiares e as relações entre os irmãos presentes na festa. Enquanto avança e retrocede as cenas em um programa de computador, ele analisa quadro a quadro os acontecimentos do encontro, na qual aparece com apenas um ano de idade, e traz reflexões sobre a beleza e a efemeridade da vida diante da implacável passagem do tempo.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/137

  • Série documental:

Dafnes

Equipe da série documental (foto: divulgação)

A websérie acompanha o processo criativo de dez artistas da cidade de Bauru. Elas são das áreas de música, fotografia, performance, dança e artes visuais. Todas foram convidadas a revisitarem o mito de “Dafne e Apolo”.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/16

  • Ficção:

A Dama no Espelho

Foto: divulgação

Isabella Tyson é uma artista plástica que vive sozinha em sua casa de campo. Ela passa os dias pintando seus quadros, a maioria deles inspirados em seu lindo jardim. Em uma tarde de primavera, Isabella, recebe uma visita inesperada que põe fim a sua solidão e acaba com a sua tranquilidade.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/89

O Carma

A vida de uma mulher é marcada por transformações físicas que representam verdadeiros ritos de passagem, sinalizando e marcando novas etapas de vida. Mas algumas transformações chegam em horas não tão esperadas e são capazes de causar um rebuliço na cabeça de algumas delas.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/211

Móvito

Foto: divulgação

Alice e Débora enfrentam a mesma situação: uma gravidez indesejada. Porém, fatores sociais e, principalmente, econômicos farão suas vidas tomarem sentidos opostos.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/112

Por Dentro

Sentimentos expostos por três personagens que retratam suas dores e angustias.

Assista aqui: cinematecabauru.com.br/item/94

Serviço 
4° Filma Bauru
Inscrições: filmabauru.com.br (até 8 de agosto)
Instagram: @filmabauru
Cinemateca Digital Bauruense: @cinematecabauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…