As Olimpíadas de Tóquio estão em destaque, mas não é de hoje que os brasileiros têm contato e interesse pela cultura da terra do sol nascente e de outros países do leste asiático.

De acordo com uma pesquisa promovida pela Netflix, o Brasil está entre os países que mais assistem animes no mundo.

Diversão para todas as idades

Se você não conhece, a palavra anime – ou animê – é o termo japonês que sign ifica “animação”. Para nós, é uma forma de se referir aos desenhos animados produzidos no Japão.

Entre os mais famosos estão Naruto Shippuden, One Piece, Death Note e as animações do Studio Ghibli, como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. Apesar de serem desenhos, existem animes para todas as faixas etárias.

Ainda pensando nas criações de países asiáticos, o K-Pop (pop coreano) não pode ficar de fora. Criado em meados dos anos 90 para contornar uma crise, hoje o estilo vive seu auge, tendo a banda BTS como principal representante.

Presença nos eventos

Para celebrar a paixão pelas culturas japonesa, sul-coreana e geek, o Brasil promove o evento Anime Friends desde 2003.

Na última edição, que aconteceu em 2019, a exposição reuniu mais de 60 mil pessoas no Anhembi, em São Paulo. Entre os stands participantes, estava a loja de Ailton Gama e Carla Gama, chamada Tico Animes, que vende camisetas e acessórios temáticos.

O interesse do casal pelos elementos da cultura nipônica começou por causa das filhas. Elas gostavam de assistir aos desenhos e também de visitar o bairro da Liberdade, na capital.

Com a chegada da pandemia, a família deu uma pausa nos eventos (que participava desde 2013) e se mudou para Bauru. Por aqui, instalaram a primeira loja no Bauru Shopping ainda em 2020. Após um ano, eles decidiram expandir o leque de opções e inauguraram a Oriental Kiosk, oferecendo produtos do ramo alimentício de países como Japão, Coreia do Sul, China, Tailândia, entre outros.

“Nós vimos que esses produtos só têm na Liberdade, então decidimos trazê-los para outras cidades”, comenta o casal. Com isso, os entusiastas bauruenses podem encontrar mais de 150 tipos diferentes de bebidas e guloseimas sem precisar sair da cidade.

Oriental Kiosk: “Do tradicional ao exótico”

Se você gosta de experimentar novos sabores, ou quer encontrar aquela iguaria que o seu ídolo do k-pop estava comendo nos stories do Instagram, aqui é o seu lugar. A variedade dos itens é, no mínimo, inusitada.

Alguns sabores, não tão comuns no Brasil, chamam a atenção – como os salgadinhos de frutos do mar, lula e polvo, refrigerantes de melão, melancia e lichia, e o manju, que é um doce feito com recheio de feijão japonês.

A própria Coca-Cola, tão comum para nós, lá é diferente: pode ser encontrada nos sabores damasco com pinho, amora e maçã.

Um dos produtos mais pedidos no Oriental Kiosk é o pepero (lê-se “peperô”), que é um biscoito típico da Coreia do Sul em formato de palito com cobertura de chocolate. E com ele vem uma curiosidade: existe um feriado no país chamado Pepero Day.

Ele é comemorado em 11 de novembro, já que a data (11/11) se parece com quatro palitinhos, como os biscoitos. Neste dia, os sul-coreanos presenteiam namorados e entes queridos com uma caixa do doce, simbolizando o afeto.

O Daifuku tem, como base, ingredientes muito conhecidos na culinária brasileira: arroz e feijão. No entanto, estamos falando de arroz glutinoso, e o recheio é de feijão doce.

“Os mais jovens gostam bastante dessas coisas, porque é algo curioso. Eles compram, experimentam e fazem vídeos. Nosso público-alvo são justamente essas pessoas curiosas”, comenta Ailton.

O lâmen e as balas de sabores fortes também são um sucesso, de acordo com o casal. “A bala Super Cola japonesa é considerada uma das balas mais azedas do mundo, com várias camadas azedas antes de chegar no sabor Cola”, explica Carla.

Do outro lado do mundo… até Bauru!

Todos os produtos da Oriental Kiosk são importados, e os bauruenses podem comprar pessoalmente ou reservar para retirada. O delivery deve chegar em breve.

Apesar do pouco tempo de inauguração, a loja já está em expansão. No dia 15 de agosto, será inaugurada mais uma unidade em Marília.

publieditorial

Serviço
Oriental Kiosk
Endereço: Bauru Shopping, Piso Térreo – Rua Henrique Savi, 15-55 – Vila Nova Cidade Universitária
Horário de atendimento: Todos os dias, das 10h às 22h
Instagram: @orientalkiosk
Facebook: /orientalkiosk

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …