Estão abertas as inscrições para as oficinas de crítica cinematográfica e produção de curtas-metragens do 4° Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior.

Estudantes de Cinema e Audiovisual e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento, filmabauru.com.br, entre 16 e 29 de agosto.

As atividades serão realizadas online ao longo do mês de setembro.

Crítica cinematográfica para estudantes de Cinema e Audiovisual

A oficina de Crítica Cinematográfica irá debater o exercício da crítica nos dias de hoje, propondo reflexões sobre o texto crítico e as formas que ele pode assumir, quem escreve a crítica e a quem ela se destina. Além do panorama sobre o tema, os participantes poderão realizar exercícios práticos de escrita.

As aulas ocorrem nos dias 25 e 26 de setembro e 2 e 3 de outubro e serão ministradas pelo roteirista, crítico e professor universitário, Álvaro Zeini Cruz. Pesquisador de crítica e telenovela, Álvaro idealizou a revista “Pós-créditos” e participou do programa Talent Press e do laboratório de desenvolvimento BrLab 2021 – Interior e Litoral.

Foto: Conrado Dacax

Produção de curtas para estudantes do Ensino Médio

A programação do festival oferece, ainda, três oficinas de produção de curtas-metragens voltadas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas: “Produção de Ficção em Live-Action”, “Produção de Documentário” e “Produção de Animação”.

As oficinas serão realizadas simultaneamente nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 14h às 17h. Para se inscrever é preciso escolher uma das três opções.

A proposta desta atividade formativa é apresentar os conceitos e técnicas básicas para a produção de um curta-metragem, do roteiro à edição. As atividades serão conduzidas por estudantes universitários da Unesp, e os curtas produzidos nas oficinas serão exibidos para o público no último dia do evento.

As oficinas serão realizadas com apoio do Edital Proex-Unesp de Produção e Difusão Artístico/Cultural – 2021.

4° Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior

Além das oficinas, a programação gratuita do festival inclui palestras e mostras de curtas, videoclipes e videoarte, de 5 a 9 de outubro. Para promover acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, os curtas selecionados para a mostra competitiva irão receber a inclusão de janela de Libras e a apresentação da mostra e cerimônia de premiação terão tradução simultânea.

O festival poderá ser realizado em formato híbrido, com atividades online e presenciais, ou totalmente online, dependendo da situação da Covid-19 na cidade de Bauru nas semanas que antecedem o evento.

Foto: Conrado Dacax

O 4° Filma Bauru é uma realização do Plano Conjunto – Coletivo Audiovisual de Bauru, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O evento conta com apoio do Sesc Bauru, Unesp por meio do Edital de Produção e Difusão Artístico/Cultural, Prefeitura do Campus USP de Bauru, ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, Cinemateca Digital Bauruense, Biblioteca Falada, Rádio 94FM e Social Bauru.

Serviço

Inscrições de 16 a 29 de agosto, pelo site www.filmabauru.com.br
Acompanhe o festival nas redes sociais: @filmabauru

Oficina de Produção de Curtas-metragens para Estudantes do Ensino Médio (online)
Dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, aos sábados, das 14h às 17h

Oficina de Crítica Cinematográfica para Estudantes de Audiovisual (online)
25 de setembro: das 9h às 12h
26 de setembro: das 14h30 às 17h30

2 de outubro: das 9h às 12h
3 de outubro: das 14h30 às 17h30

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…