Desde o início da carreira, a corretora de imóveis Eliana Chab pensava em abrir a própria imobiliária, mas tinha receio de lidar sozinha com um novo negócio. A solução veio de dentro da família. O genro e advogado Luiz Ricardo virou sócio e assumiu a parte burocrática, e a filha, Juliana Chab, na época dentista, encarou uma mudança de área para trabalhar com a parte de vendas.

Ali, no ano 2000, família e negócios se misturaram positivamente para o início da Eliana Chab Imóveis. Desde então, são 21 anos com duas mulheres à frente de uma imobiliária de alto padrão, diz Juliana Chab. “O Ricardo fica mais na retaguarda, cuida da parte organizacional. Eu e minha mãe encaramos o mercado imobiliário e nunca nos intimidamos”. 

Uma demonstração de firmeza, pois, como diz Eliana, elas não querem deixar “de ser mãe e avó”. “O segredo é não olhar para o lado. Trabalhamos para nos diferenciar e criar uma credibilidade com o nosso nome”. Com isso, são duas décadas que garantem prática e experiência à Eliana Chab Imóveis. 

Fundadora da imobiliária

“São experiências que vamos adquirindo e que dão maturidade e segurança”, comenta Juliana. “Tem muito detalhe que não está em livro nenhum, só se aprende no dia a dia. Detalhes do mercado que assimilamos na prática. O que perguntar, o que não pode faltar, com quem conversar, tudo isso ajuda”, complementa Ricardo.

Novo escritório da imobiliária

Há quatro meses, a imobiliária mudou de endereço. Após 20 anos no Jardim Aeroporto, entre a Rua Antônio Alves (16) e a Rua Ignácio Alexandre Nasralla (3), elas buscaram um local mais calmo, na Rua Rubens de Mello Souza, no Jardim Europa.

Entrada da imobiliária

Na mesma perspectiva, a arquitetura do novo escritório se inspira em uma casa para criar um clima mais aconchegante.

Por lá, os serviços disponíveis são venda, locação, administração de imóveis e lançamentos, de todos os tipos: terreno, casa, condomínios, prédios e comercial. O foco é no médio ou alto padrão, embora atendam diferentes públicos. “O que a gente mais gosta é de realizar o sonho das pessoas”, enfatiza Eliana.

Área do café na imobiliária

Profissão: corretor de imóveis

Em 21 anos de escritório, um dos maiores ensinamentos foi entender o corretor de imóveis como uma profissão que exige conhecimento, experiência e dedicação. “Um imóvel não é um par de sapatos que se você não gosta, você doa. São investimentos altos e passos grandes para as pessoas”, diz Ricardo.

Como pensa Juliana, é uma profissão como qualquer outra. “Por alguns anos, eu ficava com medo de falar que era corretora, hoje não. Você tem sua profissão e domina um assunto, e eu sou corretora de imóveis. Eu domino a minha área. Nós temos que elevar nossa profissão”, diz Juliana.

Sala de recepção na imobiliária

Nesse sentido, o escritório reforça as qualidades do corretor de imóveis, como o conhecimento legal e técnico. Conhecer o mercado, antever tendências e compreender as localidades de Bauru ajudam o cliente a escolher o imóvel ideal. 

Além disso, o corretor de imóveis precisa saber avaliar móveis, decoração e arquitetura. “Ou seja, tem que dominar tudo da área!”, resume Eliana. 

Entre essas características, a principal na Eliana Chab Imóveis é o atendimento, o que inclui a responsabilidade com o cliente na venda e também no que acontece depois. “Antes, a gente dizia que a venda só terminava na escritura. Agora o pensamento é outro. Enquanto a imobiliária existir e eu estiver na área, eu vou ser a corretora daquele cliente”, comenta Juliana.

Experiência e adaptação da imobiliária

No ano da fundação da imobiliária, em 2000, o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso, o Brasil não era penta e a principal função de um celular era fazer ligações. Ou seja, duas décadas de mudanças e de demonstração da capacidade da imobiliária de se adaptar. 

Atendimento da imobiliária

“Nós fomos acompanhando as mudanças, graças a Deus. Fomos nos especializando, nos transformando, nos tornando melhor”, comenta Eliana. “Você vende para o pai, depois para filho e daqui a pouco está vendendo para o neto. É uma delícia”.

Nesse processo, as pessoas se tornaram mais exigentes e os empreendimentos mais aperfeiçoados. Com isso, o alto padrão acompanhou essas transformações, com novos endereços, arquiteturas e modelos. “De 2000 para cá, o mercado mudou muito”, explica Ricardo, exemplificando: “Condomínios fechados eram poucos e ninguém queria, pois preferiam mansões. De repente, eles apareceram e começaram a ser os mais procurados”.

Na mesma linha, surgiram novas características dentro – espaços gourmet, tecnologias e acabamento – e fora – condomínios resort, piscinas e quadras maiores – dos imóveis. Tudo acompanhado de perto pelo escritório. Dessa forma, o trio ressalta como a experiência de acompanhar essas transformações é usada como conhecimento sobre as tendências do mercado.

Aptidão para as vendas

O primeiro parágrafo não está escrito errado. Juliana era dentista – por três anos – antes de virar corretora. “Para mim, foi um giro de 180 graus na carreira”, comenta. Como uma pessoa comunicativa, ela sentiu que precisava mudar de ramo. “Não conseguia ficar o dia inteiro dentro de um consultório, sendo que a única pessoa lá dentro comigo não podia falar”, diz.

No mesmo período, acompanhar a mãe em algumas vendas também foi um empurrão na direção da imobiliária. “Eu via muito potencial nela”, diz a mãe, relembrando como percebeu a capacidade de vender da filha. 

“Aos 17 anos, eu trabalhei como vendedora em uma loja de sapatos”, conta Juliana. “E eu sempre me senti vendedora. Na faculdade, por exemplo, eu conseguia vários benefícios para nossa turma! Bauru Tênis Clube praticamente de graça, redução da taxa de formatura… eu sempre gostei de negociar”.

De início, começou como funcionária antes de virar sócia do escritório. Alguns anos depois, formou a sociedade em família. Mãe, filha e genro. Cada um na sua especialidade e sabendo separar os momentos. “Às vezes, nós vamos para casa dela para almoçar no domingo. Se um ou outro toca no assunto, pelo olhar a gente sabe que tem que mudar a conversa (risos)”, finaliza Juliana. 

Entrada da imobiliária

publieditorial

Serviço
Eliana Chab Imóveis
Endereço: Rua Rubens de Mello Souza, 2-38
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h
Contato: (14) 2107-9400
Instagram: @elianachabimoveis | @julianachabb
Facebook: /elianachab

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …