Após um longo e disputado processo seletivo que durou quase um ano, a servidora pública Samira de Almeida Soares da Silva recebeu no dia 23 de junho sua aprovação no curso de mestrado de Arquitetura Sustentável na Oxford Brookes University, em Oxford, Inglaterra.

A bolsa conquistada faz parte do programa britânico Chevening, que permite que alunos do todo mundo cursem mestrado de forma gratuita em qualquer área nas universidades do Reino Unido por um ano.

“Após a fase de entrevistas estava sem esperanças de ser selecionada, mas quando recebi o e-mail de confirmação foi a maior festa! Minha família ficou muito feliz e orgulhosa, pois esse tipo de conquista é sempre um grande feito para uma família de origem simples”, relata. A viagem já acontece no começo de setembro.

Samira é arquiteta e urbanista, funcionária concursada da prefeitura há quatro anos, atuante na Secretaria Municipal de Planejamento, na Divisão de Diretrizes e Normas-DDN. O setor é responsável pelo licenciamento de loteamentos, condomínios, empreendimentos geradores de impacto e pelo planejamento da cidade em geral.

A arquiteta reconhece os ensinamentos que a prefeitura lhe proporcionou. “O trabalho e as pessoas ali me ensinaram muito, principalmente duas grandes lições: a primeira é que a legislação urbanística é a grande responsável por moldar nossas cidades como são, e segundo, que só o trabalho em equipe e multidisciplinar é capaz de criar cidades ambientalmente equilibradas e socialmente justas”.

Há cerca de dois anos a estudante começou a pesquisar possibilidades de fazer um mestrado ligado a sustentabilidade fora do país. Seu objetivo era fazer um mestrado prático, onde pudesse aprender técnicas construtivas mais eficientes e menos poluentes ao meio ambiente, pois sempre a incomodou ver o impacto ambiental gerado pela construção civil. “Então descobri excelentes cursos de mestrado no Reino Unido ao mesmo tempo que conheci o Programa Chevening, que foi o caminho para viabilizar meu sonho”, conta.

Aos 32 anos, a arquiteta cresceu no bairro Bela Vista e estudou a vida inteira em escola pública, começando pela EMEI Lions Club onde a mãe trabalhou como professora.

De lá foi para a Escola Estadual Torquato Minhoto e também estudou posteriormente na EE Moraes Pacheco. “No colegial tive a oportunidade de ser aprovada no vestibulinho do CTI, onde cursei técnico em eletrônica e, graças ao bom ensino médio que a escola proporciona fui aprovada na UNESP de Bauru, onde me formei em 2012″.

Orgulhosamente Samira relata que é filha do seu Levi, motorista operacional dos Correios por muitos anos, e da dona Roseli, professora de educação infantil da Rede Municipal.

O programa

O Chevening é um programa do Governo Britânico que oferece bolsas de estudo integrais para cursar um mestrado em qualquer área nas universidades do Reino Unido por um ano.

O programa busca pessoas com perfil de liderança dispostas a retornarem a seu país de origem e impactarem suas comunidades locais com aquilo que aprenderam. A bolsa cobre o valor do curso, a passagem aérea e até mesmo os custos de vida.

Conforme a estudante, a bolsa é extremamente concorrida e o inglês foi desde o início sua maior dificuldade. Mas pontua que esta é uma oportunidade incrível para quem, assim como ela, saiu da escola pública e acredita que o ensino público de qualidade deveria ser um direito de todos e não uma exceção.

Para quem se interessar, as inscrições para o Chevening estão abertas até 02/11/2021 através do portal do programa.

O programa não tem limite de idade, mas exige que a pessoa tenha completado um curso superior, além de dois anos de experiência profissional. “Como bolsista do programa, me disponho a ajudar outras pessoas que também acreditam que através da educação podemos mudar nossas realidades locais, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa e cheia de boas oportunidades para todos”, declara Samira.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…