Em 2009, o bauruense Fábio Godoy começava a se aproximar da área que faria toda a diferença em sua vida: a programação.

Por não ter condições financeiras para bancar um curso de especialização, ele decidiu aprender pela internet. Em dois anos de dedicação, Fábio passou a compartilhar seus conhecimentos e criou seus próprios cursos.

Plataforma piloto

Com a necessidade de ter um espaço online para centralizar e distribuir suas aulas, o bauruense criou o que seria a primeira versão do seu negócio. “Eu decidi montar meu próprio site para colocar os cursos e vendê-los na internet. Então pensei ‘por que não criar um sistema onde meus alunos podem entrar e estudar?’”, conta.

A empresa de Fábio começou atendendo apenas às suas próprias demandas, e a partir daí foi evoluindo. “Eu tinha um painel próprio e suporte para os alunos, e isso começou a gerar interesse de quem também queria uma plataforma assim”, explica.

Buscando suprir as necessidades de outros criadores de conteúdos educacionais, e ainda colocando em prática sua experiência na programação, em setembro de 2014 nasceu a EAD Plataforma.

Diferente de outras plataformas, a empresa bauruense não é um marketplace – ou seja, não concentra os cursos em um só lugar. Ela possibilita que cada professor tenha seu próprio site e seja responsável pela gestão, dando a ele autonomia para oferecer o melhor formato para seus alunos.

A partir disso, é possível disponibilizar quantos cursos e aulas quiser.

“Cada cliente é dono da sua plataforma e pode ter seu domínio, logo, banner, cores… Tudo personalizado em um sistema white label, explica Fábio. White label, caso você não saiba, é o ato de comprar um serviço e revendê-lo como se fosse seu.

Ainda no início, Fábio conta que o intuito era atender à demanda dos cursos de programação, mas logo apareceram outros segmentos procurando pela solução oferecida por ele. Como o sistema poderia atender a essa necessidade em qualquer área, a EAD Plataforma foi se expandindo.

Hoje, a empresa bauruense já soma mais de 1500 clientes. Ao todo, mais de 4 milhões de alunos do Brasil e do exterior acessam os serviços oferecidos pelo sistema de Bauru, consagrando-o como um dos maiores do país.

Quanto mais prático, melhor

“A gente foi percebendo que o cliente precisava de um processo simples de login, compra, cadastro de cursos, aulas, módulos e provas, isso também foi evoluindo com o tempo”, explica o CEO.

Segundo o proprietário, hoje a plataforma não é nada parecida com a primeira versão, de sete anos atrás. Isso se deu, principalmente, pelos aperfeiçoamentos que aconteceram com o tempo.

“O que melhorou muito com certeza foi a conectividade e a facilidade de acesso. Antigamente, as plataformas eram acessadas apenas pelo computador porque não tinham a mobilidade de um telefone. Hoje, 60% dos acessos são do mobile”, pontua.

Além disso, o alto número de usuários gerou uma preocupação em adequar os processos para qualquer pessoa que pudesse acessar. “Nós temos alunos de todo tipo, desde crianças do ensino fundamental até idosos que têm dificuldade de entender como fazer o login. Por isso, tudo tem que estar o mais simples possível”, comenta.

Atualmente, a EAD Plataforma já está em sua quinta versão, indo para a sexta em breve, buscando melhorar as vendas e com um caráter mais competitivo para o mercado. “Conforme nós vamos prosperando, as funcionalidades também vão crescendo”, explica o programador.

Crescimento na pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, o mercado de cursos online deu um salto. Como uma especialista no nicho, a EAD Plataforma não ficou para trás.

Nas primeiras semanas, alguns profissionais procuraram a empresa porque sabiam que o cenário ia piorar e queriam garantir um plano B.

“Nós tivemos que fechar por conta do lockdown, e a partir dali começou um volume de procura que nunca vimos. Estávamos acostumados com uma média de mil testes – demonstrações gratuitas – por mês. Fomos para 3500. Crescemos mais de 100% no número de clientes e tivemos que dobrar o time”, conta Fábio.

A plataforma hoje atende a profissionais de diversos segmentos, como tecnologia, negócios, saúde, religião e muitos outros. Um dos maiores perfis é o do Hélio Couto, que dá cursos relacionados a religião e espiritualidade. Sozinho, ele tem mais de 330 mil alunos cadastrados.

Outros grandes nomes são Nith Treinamentos, SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa) e Edson Cavalcante, o Ninja do Excel.

Fábio ressalta que cursos de aperfeiçoamento profissional estão sendo muito procurados, principalmente porque a pandemia fez com que muitas pessoas ficassem desempregadas. Por este motivo, elas encontraram nos cursos online uma forma de se preparar para a reinserção no mercado.

Como ter seu próprio curso com a EAD Plataforma?

O primeiro passo para ter as facilidades da empresa é entrar no site da EAD Plataforma, preencher o formulário e solicitar o teste gratuito de sete dias. Nesse período, o profissional terá acesso a todas as ferramentas disponíveis e o suporte da equipe.

Com a EAD Plataforma, é possível oferecer cursos completos, aulas ao vivo, provas, pagamentos facilitados, planos de assinatura e compra de certificados.

Além disso, os clientes também têm área de membros, área de suporte e acesso a relatórios, além da integração com outros sites.

Buscando profissionais

Com o crescimento das demandas, a EAD Plataforma está em busca de novos profissionais da área da tecnologia.

Fábio destaca a cidade de Bauru como um grande pólo na área. De acordo com ele, as universidades formam profissionais muito capacitados e são esses que ele procura.

O programador ainda completa com destaque para a parte financeira da instituição. “Uma informação legal é que somos uma empresa com relevância de faturamentos arrecadando impostos para a cidade de Bauru”, finaliza.

publieditorial

Serviço
EAD Plataforma
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1170, Sala 7, Vila Altinópolis
Contato: (11) 3136-0017
E-mail: [email protected]
Site: eadplataforma.com
Facebook: /eadplataforma
Instagram: @eadplataforma
LinkedIn: EAD Plataforma
Twitter: @eadplataforma

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…