Em meio a árvores, cantos de pássaros, um pomar, espreguiçadeiras, celulares e notebooks, um grupo de programadores desenvolve uma nova funcionalidade para um software de gerenciamento de comunicação. Após uma pausa na sinuca e na disputa no fliperama, as ideias começam a fluir com mais facilidade. Assim que terminarem as atividades do dia, uns vão jogar futebol e outros vão descansar em um dos quartos. 

A partir de hoje (13), essa vai ser uma cena comum em uma chácara de Piratininga comprada pela Ikatec, empresa bauruense de desenvolvimento de softwares. Com 5 mil metros quadrados, o espaço será um ambiente para os quase 90 colaboradores usarem tanto para trabalho quanto para socialização. 

Chácara da Ikatec

Inovadora, a ideia dos sócios Edson Alves, Ailton Fabri e William Oliveira surgiu durante a pandemia, especificamente em setembro do ano passado. Enquanto viam outras empresas instituírem home office ou incentivarem coworkings, eles foram na direção da volta moderada ao trabalho.

“Começamos a imaginar um cenário em que os funcionários não voltariam ao escritório, mas ao mesmo tempo teriam dificuldade de ficar em casa, devido a todas as distrações. Precisávamos de um ambiente misto”, diz Aílton.

Trabalhando na chácara

Por isso, o trio denomina a chácara como modelo híbrido, entre local de trabalho e descanso, com uso esporádico. “Pode trabalhar no escritório e um pouco em casa. Aí, em algum dia da semana, dependendo da necessidade, pode vir aqui para aproveitar o espaço livre”, explica Fabri.

Dessa forma, a expectativa é que o escritório em meio à natureza seja um espaço de criatividade e experimentação para incentivar novas ideias, mas também de relaxamento para manter a motivação. É para inovar embaixo de uma árvore com o pé para o alto. “Os colaboradores podem trabalhar em um ambiente ‘verde’ e com mais tranquilidade”, comenta Edson. A ideia é que cenas como a descrita no primeiro parágrafo sejam o motor da inovação. 

Inovar em paz

A chácara vai ter quartos, sala de reuniões, um pátio para refeições (com churrasqueira e forno para pizza), sinuca, fliperama, bar, lago, pomar, deck, campo de futebol e playground. Vai ter também wi-fi disponível na chácara inteira, o que possibilita sentar e trabalhar em qualquer lugar, incluindo nas mesas e pufes espalhados pelo local.

Trabalhando na chácara

A inspiração veio de empresas de tecnologia como o Google, cuja sede é um campus. Entretanto, eles dizem ser um conceito diferente, pois a chácara cria um espaço extra, onde o colaborador pode ficar livre e ‘imerso na natureza’, ou seja, em uma área afastada da cidade.

Uma mistura de inovação com o respeito aos funcionários, o que, para o trio, traduz a cultura da Ikatec. “Nós temos a veia de inovar sempre, inclusive nos processos, e pensamos nisso na hora de criar um ambiente agradável para os nossos colaboradores”, comenta Edson.

Comum nas novidades, as modificações ainda serão rotina no espaço. Dá para dizer que a chácara está em “versão beta”, ou seja, aberta para alterações de acordo com o aprendizado na prática. “É um novo jeito de trabalhar”, explica Alves, “por isso, vamos aprender em conjunto com os colaboradores para entender até onde a gente quer chegar”. 

Trabalhando na chácara

Pensar “fora da caixa”

Por enquanto, a Ikatec libera a chácara para os colaboradores em dias alternados, como bônus aos fins de semana – inclusive podendo levar a família – ou para trabalhos específicos por setores. “Quando uma tarefa dá uma enroscada, aí pode vir aqui, passa uns dois dias focados e tenta destravar”, diz Edson.

Fora o público interno, a Ikatec pretende, futuramente, abrir a chácara para outras atividades, como receber clientes para falar sobre o software, sediar eventos como hackathons e organizar networkings. 

“A gente quer motivar o ecossistema de inovação e tecnologia aqui de Bauru”, resume Edson. Aílton explica como será na prática. “Queremos sentar aqui na chácara para trocar ideias com outras empresas e pessoas da área, saber como combinar os nossos produtos com os deles, fechar negócios, etc”.

Além disso, eles querem incentivar outros a pensarem “fora da caixa”, assim como eles fizeram na compra da chácara. “A gente é muito de compartilhar. Não costumamos fechar nossas ideias. Pelo contrário, já pensamos aqui que se alguém quiser fazer algo parecido com esse espaço, vamos até ajudar explicando como fizemos e o que estamos aprendendo”, conta.

Sala de jogos? Nada disso, uma chácara!

Tradicional na área tecnológica, uma área recreativa estava nos planos da Ikatec. O “problema” era o rápido crescimento. Toda nova sala na sede na Rua Sérgio Arcângelo era logo tomada por novos funcionários. “A ideia então foi trazer os espaços mais livres e criativos para a chácara”, conta Aílton.

Esse crescimento é resultado da criação de uma plataforma que mudou os rumos da Ikatec, em 2018. Fundada pelo bauruense Edson há uma década, como projeto de faculdade, a empresa desenvolvia programas para organizar o dia a dia de segmentos como salões de beleza e restaurantes.

Trabalhando na chácara

Nesse período, foram anos de aprendizado e de novas relações para o Edson. Em 2014, o fundador conheceu o catarinense William, parceiro de alguns projetos. Três anos depois, foi a vez do bauruense Aílton entrar na empresa, após ser cliente, ficar interessado em investir e se reunir com o Edson em “vários cafés”

Hoje sócios, os três – todos formados em T.I. – se combinam nas decisões, “cada um na sua especialidade, e cada um com sua visão”, conta Fabri. “E somos muito democráticos, então toda a decisão é tomada em conjunto e considerando a opinião dos colaboradores”.

Uma dessas decisões do trio, em 2018, foi justamente aquela que transformou a Ikatec: aprimorar a Digisac, uma plataforma de comunicação multicanal criada pela empresa bauruense há 3 anos e que virou o maior produto da desenvolvedora.

Sete mil clientes

A plataforma multicanal de atendimento DigiSac é um gerenciador de comunicação empresarial para vários canais, como Telegram, WhatsApp, SMS, Web Chat, entre outros. 

Com o gerenciamento proporcionado pela DigiSac, o atendimento para empresas com comunicação digital é otimizado, pois a plataforma realiza o trabalho de forma simplificada como um PABX para a comunicação em nossa era. Ela centraliza e ramifica os atendimentos, interliga toda estrutura de comunicação da empresa em filas, por departamento ou individual e realiza transferências entre eles. Além disso, também faz o “tagueamento” de clientes e atendimento automatizado com robô.

A plataforma pode ter integração com vários sistemas do mercado, realizando consultas e respostas automáticas, como envio de boletos, documentos, etc.

Somada a uma diversidade de recursos, o serviço oferece um painel de gestão que ajuda os gestores e supervisores a acompanhar em tempo real os atendimentos das equipes, além de disponibilizar dados para avaliação de desempenho e atendimento.

Hoje, a Digisac atende mais de 7 mil empresas em todo Brasil, em todos os estados e em praticamente todos os nichos de mercado, por exemplo pizzarias, lojas de varejo, cemitérios, indústrias e serviços. Entre os clientes, estão empresas conhecidas, como CVC, Shell, Faber Castell, Bimbo e outras marcas mundiais, nacionais e regionais.

O projeto da Ikatec é levar a DigiSac a mais clientes de forma descomplicada, acessível e diversa, em projetos específicos ou marketplace, como explica William. “A nossa meta é: não importa qual seja a comunicação entre empresa e cliente, a plataforma vai contribuir”, finaliza.

Enquanto pensam em novas funcionalidades e aprimoram outras, aproveitam o ar puro da chácara. E pode apostar que uma dessas inovações vai nascer de alguém em uma espreguiçadeira com um notebook no colo antes de uma partida de futebol.

publieditorial

Serviço
Ikatec
Endereço: Rua Sérgio Arcângelo, 1-49
Site: www.ikatec.com.br | www.digisac.com.br
Contato: (14) 3103-7800 | (14) 3281-1338 (WhatsApp)
Instagram: @ikatec.software | @digi.sac
Facebook: /Ikatec | /DigiSac

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…