Do momento do pedido virtual até a pesquisa de satisfação da compra, você já parou para pensar em quantos processos são necessários para vender algo pela internet?

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o processo de venda na internet, também conhecido como e-commerce, divide-se em cerca de 11 etapas, executadas pelo comprador e pelo vendedor.

Se realizadas manualmente, estão mais suscetíveis a falhas e levam mais tempo para serem concluídas, logo, o serviço pode ficar comprometido e a porcentagem de vendas diminui.

Pensando em elaborar uma solução de forma rápida e automática, a Alternativa Sistemas, empresa bauruense de tecnologia, desenvolve e implanta softwares para a gestão de comércios físicos e eletrônicos, como o ERP Master.

Facilitando as vendas na internet

Segundo Adriano Mufalo, gestor em desenvolvimento da Alternativa Sistemas, o primeiro passo para vender na internet consiste em ter organização e planejamento.

“Vender online não é só pegar a foto do produto e colocar na internet. Tem todo um controle organizacional, de categorização, descrição curta e longa, peso, dimensão, logística, o que pode ir para uma transportadora, o que precisa ir pelos Correios… Então, o sistema de uma loja física não está preparado para um e-commerce”, afirma.

É aqui que o ERP Master, principal produto da Alternativa Sistemas, entra para ajudar os lojistas do varejo nas vendas. O nome do vem do inglês “Enterprise Resource Planning” e significa “Planejamento de Recursos Empresariais”.

Como o programa funciona

Como a própria sigla enuncia, o programa é um sistema de gestão que integra vários departamentos de uma empresa. Ele é responsável por automatizar processos manuais e unir informações que facilitam o fluxo de trabalho.

Por exemplo, em uma compra pela internet, o ERP identifica que um produto foi pago pelo cliente que o havia encomendado. De maneira automática, o sistema atualiza as informações do estoque da empresa e libera o produto para ser encaminhado ao setor de expedição, que será responsável por prepará-lo para o envio.

“O nosso sistema é bem completo e abrange todo os setores internos da empresa, desde a parte de compras e vendas no ponto físico a vendas no e-commerce, separação, conferência, expedição, nota fiscal eletrônica, emissão de etiquetas, SAC, contas a pagar e receber, abertura e fechamento de caixas, relatório de controles e etc”, explica Gustavo Lourenço, diretor comercial da Alternativa Sistemas.

A ideia de criar um software de gestão

Segundo o diretor comercial, o contato com clientes é importante para saber o que desenvolver e como melhorar os produtos que já estão disponíveis.

Um desses encontros, lá em 2010, fez com que a empresa tivesse a iniciativa de criar a primeira versão do ERP Master.

Um cliente que tinha só a loja física aqui em Bauru falou para a gente que queria começar a vender na internet. Foi aí que desenvolvemos a primeira integração com uma plataforma de vendas para internet”, informa Gustavo.

Que tipo de loja adere ao ERP Master?

Lojas físicas, virtuais ou híbridas de pequeno a grande porte podem aderir ao ERP Master.

Nessa leva, cerca de 300 clientes espalhados pelo Brasil utilizam o sistema da empresa bauruense. Moda, calçados, eletrônicos, móveis, suplementos, farmácias e materiais de construção são alguns dos segmentos atendidos.

Além do varejo, algumas franquias e indústrias procuram a empresa para incorporar o ERP Master ao sistema de produção interno, já que o programa está habilitado para integração com outros.

“Nós temos alguns clientes da indústria também. Tomamos conta do e-commerce e integramos nosso ERP com o sistema de produção deles. Ou seja, eles fazem o produto, jogam no estoque, a gente pega esse estoque, joga para o e-commerce, ele vende e a gente devolve para ele as informações do quanto precisa produzir, o que foi faturado e etc”, explica Gustavo Lourenço.

Implantação e manutenção

A Alternativa Sistema é responsável por fazer a instalação, configuração, treinamento e importação de dados. O tempo de implantação do ERP Master nas empresas varia de acordo com a complexidade dos processos internos, mas em média, cerca de 30 a 60 dias são necessários para deixar tudo pronto.

Constantemente, o lojista recebe uma nova versão do programa e sem custo adicional a medida em que ocorrem correções e melhorias diversas no software, assim como ocorre em aplicativos para celulares.

Prêmio: “Melhor software de gestão de lojas”

No último mês, a empresa bauruense recebeu o prêmio de “Melhor Software de Gestão de Lojas” com o ERP Master.

O prêmio é realizado pela editora Alternativa Editorial/Revista Móbile desde 2006 e tem como objetivo apresentar marcas referências no setor moveleiro.

A primeira indicação foi em 2019, desde então, a empresa se destaca entre as três finalistas.

O aumento da procura por comércio online

Apesar de atuarem com o desenvolvimento de programas para e-commerces desde 2010, foi apenas com a chegada da pandemia que alguns lojistas perceberam a necessidade de migrar para o meio digital.

Gustavo Andrade, gerente de marketing, afirma que clientes da Alternativa Sistemas que já estavam com infraestrutura para atender ao e-commerce conseguiram se adaptar de forma mais fácil à nova situação e aproveitaram a transformação do mercado para crescerem.

“Ninguém tinha noção da dimensão de como ela [pandemia] ia impactar as atividades econômicas. Pequenas empresas que estavam começando atingiram patamar de médias empresas em pouquíssimas semanas. Então, quem estava preparado ou começando com o e-commerce, especialmente com a nossa ferramenta, conseguiu absorver todo esse movimento de imigração do varejo físico para o digital. Aqui, nós tivemos clientes que em pouquíssimo tempo ficaram sem estoque”, afirma o gerente de marketing.

Mesmo com essa mudança, o diretor comercial Gustavo Lourenço informa que o interior de São Paulo ainda encontra resistência em aderir ao e-commerce. Segundo ele, a maioria dos clientes da empresa bauruense estão situados nas capitais e grandes cidades regionais de 20 estados brasileiros.

Outras soluções

Em atuação desde 1999, a empresa bauruense já desenvolveu muitas soluções digitais antes de criar o ERP Master, carro-chefe da organização.

Gustavo e Miguel Damasceno, CEO da instituição, começaram a Alternativa ainda na faculdade de computação ao oferecerem programas para indústria e farmácias de Bauru e região.

Hoje em dia, há mais de 60 módulos de serviços extra diferentes que podem ser adicionados ao programa Master. Esses módulos complementam a ferramenta tornando-a mais completa e personalizada de acordo com as necessidades da operação de cada lojista.

Há módulos que mostram dados em tempo real, como dashboards, apps para vendas externas, integração com transportadoras e Correios, módulo para franquias e integrações com outras ferramentas.

Serviço

Alternativa Sistemas
Telefone e WhatsApp: (14) 3879-0580
Site: alternativasistemas.com.br
Instagram: @alternativasistemas
Endereço: R. Elza Felippini, 4-49, Bauru-SP

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…