Móvel básico e comum em todas as casas, o sofá é sinônimo de ambiente familiar, conforto e estilo. Ele é protagonista onde quer que esteja, seja na sala de estar, de TV ou em ambientes corporativos.

Entretanto, na hora de comprar um sofá, é necessário se atentar a outras características além do design, como pontua Marcos Alvares, gerente da loja Sofá Inbox em Bauru.

“O cliente quando vem comprar um sofá é igual quando ele vai comprar um carro, dá muito valor para a beleza, mas nem sabe muito bem o que quer. Às vezes o mais bonito não é o que você precisa”, afirma.

Pensando nisso, o especialista separou algumas dicas de como escolher um bom sofá.

Tamanho

“A primeira coisa que você deve perguntar ao cliente é a metragem, tipo de sofá e conforto que ele quer”, informa Marcos.

Portanto, é importante ter em mãos o tamanho do cômodo que o sofá ficará, para que outras pessoas possam circular com tranquilidade no local. Além do cômodo, é necessário medir o tamanho do sofá considerando braços e encostos.

Ambiente e modelo

O sofá ficará em uma sala de TV ou em um escritório?

Cada ambiente carece de um modelo específico. Enquanto sofás mais enxutos, firmes e de fácil manutenção são designados a ambientes corporativos, outros maiores e mais confortáveis são opções perfeitas para sala de TV e descanso.

Tecido do sofá

Marcos apresenta três tipos de tecido presentes na loja Sofá Inbox: o linho, o velusoft e o nobuck.

O linho é indicado para quem procura por longevidade e fácil manutenção. “O linho tem maior durabilidade, um sofá com linho dura cerca de 10 anos. As almofadas podem ser retiradas e lavadas. Ele ainda absorve menos calor e sujeira”, informa.

Sofá com tecido de linho

Já o velusoft é um tecido macio e de pelos curtos, um pouco parecido com o veludo. Ele também tem alta durabilidade por conta da dublagem, processo que une dois materiais e que resulta em um tecido resistente e com as características de ambos.

Velusoft à esquerda e veludo à direita

Segundo o gerente, assim como o linho, o velusoft é muito procurado por quem tem gatos e outros animais que arranham sofás, já que os pets não gostam das texturas destes tecidos.

Por fim, o nobuck é um tecido macio, liso e resistente à umidade e líquidos. Ele é mais indicado para quem quer uma estética similar ao couro natural.

Entretanto, além do tipo e funcionalidade do tecido, é importante se atentar às cores do móvel em relação ao ambiente que será colocado.

Sofá com tecido nobuck

Material da estrutura

Um bom sofá começa pela estrutura, já que determina a durabilidade do móvel, além do design. Madeiras, percintas, molas e espumas de qualidade resultam em um bom sofá.

Para quem tem filhos, animais de estimação ou quem pretende utilizar o sofá diariamente, uma estrutura reforçada é essencial. Marcos ensina um truque para saber identificar uma madeira boa na hora da compra.

“A estrutura de eucalipto é mais resistente. Quando for comprar um sofá, faça o teste de pegar com uma mão e tentar levantá-lo. Quanto mais pesado, mais matéria-prima de qualidade ele está levando, afirma.

O estofado é outro ponto importante. Espumas mais firmes, como a D33, impedem que a pessoa afunde ao sentar ou deitar e evitam o desgaste ao longo do tempo.

Junto com a espuma, as molas ganham visibilidade. Elas são responsáveis por dar sustentação ao estofado. Há as molas ensacadas e as molas espirais, com maior molejo.

Molas ensacadas

As molas ensacadas individualmente trazem conforto, alinhamento da coluna, maior durabilidade e capacidade de suportar todos os pesos. As peças da Sofá Inbox têm 220 molas ensacadas por metro quadrado.

Ainda sobre a estrutura do sofá, as percintas proporcionam elasticidade ao estofado. Portanto, para o encosto do móvel, a Sofá Inbox utiliza a percinta italiana, enquanto que para o assento, usa a percinta estálica pneumática, mais resistente e que visa mais firmeza.

Percinta pneumática

Limpeza e manutenção do sofá

Antes de adquirir um novo sofá, é importante pensar em modelos e tecidos de fácil manutenção. De acordo com Marcos, o móvel precisa ser limpo uma vez ao ano para garantir maior durabilidade do objeto e saúde de quem o utiliza.

“A melhor manutenção do sofá é a lavagem a seco, tem que fazer uma vez ao ano, porque a espuma acumula ácaro, poeira, sujeira e diminui a vida útil do sofá”, disse.

O especialista não indica a impermeabilização de tecidos, já que pode comprometer o móvel com os processos químicos.

Sofá Inbox

A Sofá Inbox é uma empresa, que pertence ao grupo paranaense Cama Inbox, especialista em sofás retráteis e reclináveis.

Com o objetivo de melhorar a logística, a loja veio para Bauru em janeiro de 2021.

A empresa produz os próprios sofás em Umuarama/PR, onde também fica a matriz da rede. De lá, os produtos são enviados para as filiais e também para os consumidores de todo o Brasil que compraram online.

Os estofados da Sofá Inbox têm de 1,80m a 4,02m, atendendo a diversos gostos e modelos. A maior parte deles é retrátil, com estrutura de eucalipto e 100% reciclável.

Serviço

Sofá Inbox
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 11-28 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 13h
Contato: (14) 98125-6410
Instagram: @sofainboxbauru
Facebook: /SOFAINBOXBAURU

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Simples em evidência: galeria de Bauru inaugura com objetos que vão do artístico ao vernacular

A um passo da simplicidade que acalma. Este é o sentimento ao entrar na Simples Galeria, c…