Móvel básico e comum em todas as casas, o sofá é sinônimo de ambiente familiar, conforto e estilo. Ele é protagonista onde quer que esteja, seja na sala de estar, de TV ou em ambientes corporativos.

Entretanto, na hora de comprar um sofá, é necessário se atentar a outras características além do design, como pontua Marcos Alvares, gerente da loja Sofá Inbox em Bauru.

“O cliente quando vem comprar um sofá é igual quando ele vai comprar um carro, dá muito valor para a beleza, mas nem sabe muito bem o que quer. Às vezes o mais bonito não é o que você precisa”, afirma.

Pensando nisso, o especialista separou algumas dicas de como escolher um bom sofá.

Tamanho

“A primeira coisa que você deve perguntar ao cliente é a metragem, tipo de sofá e conforto que ele quer”, informa Marcos.

Portanto, é importante ter em mãos o tamanho do cômodo que o sofá ficará, para que outras pessoas possam circular com tranquilidade no local. Além do cômodo, é necessário medir o tamanho do sofá considerando braços e encostos.

Ambiente e modelo

O sofá ficará em uma sala de TV ou em um escritório?

Cada ambiente carece de um modelo específico. Enquanto sofás mais enxutos, firmes e de fácil manutenção são designados a ambientes corporativos, outros maiores e mais confortáveis são opções perfeitas para sala de TV e descanso.

Tecido do sofá

Marcos apresenta três tipos de tecido presentes na loja Sofá Inbox: o linho, o velusoft e o nobuck.

O linho é indicado para quem procura por longevidade e fácil manutenção. “O linho tem maior durabilidade, um sofá com linho dura cerca de 10 anos. As almofadas podem ser retiradas e lavadas. Ele ainda absorve menos calor e sujeira”, informa.

Sofá com tecido de linho

Já o velusoft é um tecido macio e de pelos curtos, um pouco parecido com o veludo. Ele também tem alta durabilidade por conta da dublagem, processo que une dois materiais e que resulta em um tecido resistente e com as características de ambos.

Velusoft à esquerda e veludo à direita

Segundo o gerente, assim como o linho, o velusoft é muito procurado por quem tem gatos e outros animais que arranham sofás, já que os pets não gostam das texturas destes tecidos.

Por fim, o nobuck é um tecido macio, liso e resistente à umidade e líquidos. Ele é mais indicado para quem quer uma estética similar ao couro natural.

Entretanto, além do tipo e funcionalidade do tecido, é importante se atentar às cores do móvel em relação ao ambiente que será colocado.

Sofá com tecido nobuck

Material da estrutura

Um bom sofá começa pela estrutura, já que determina a durabilidade do móvel, além do design. Madeiras, percintas, molas e espumas de qualidade resultam em um bom sofá.

Para quem tem filhos, animais de estimação ou quem pretende utilizar o sofá diariamente, uma estrutura reforçada é essencial. Marcos ensina um truque para saber identificar uma madeira boa na hora da compra.

“A estrutura de eucalipto é mais resistente. Quando for comprar um sofá, faça o teste de pegar com uma mão e tentar levantá-lo. Quanto mais pesado, mais matéria-prima de qualidade ele está levando, afirma.

O estofado é outro ponto importante. Espumas mais firmes, como a D33, impedem que a pessoa afunde ao sentar ou deitar e evitam o desgaste ao longo do tempo.

Junto com a espuma, as molas ganham visibilidade. Elas são responsáveis por dar sustentação ao estofado. Há as molas ensacadas e as molas espirais, com maior molejo.

Molas ensacadas

As molas ensacadas individualmente trazem conforto, alinhamento da coluna, maior durabilidade e capacidade de suportar todos os pesos. As peças da Sofá Inbox têm 220 molas ensacadas por metro quadrado.

Ainda sobre a estrutura do sofá, as percintas proporcionam elasticidade ao estofado. Portanto, para o encosto do móvel, a Sofá Inbox utiliza a percinta italiana, enquanto que para o assento, usa a percinta estálica pneumática, mais resistente e que visa mais firmeza.

Percinta pneumática

Limpeza e manutenção do sofá

Antes de adquirir um novo sofá, é importante pensar em modelos e tecidos de fácil manutenção. De acordo com Marcos, o móvel precisa ser limpo uma vez ao ano para garantir maior durabilidade do objeto e saúde de quem o utiliza.

“A melhor manutenção do sofá é a lavagem a seco, tem que fazer uma vez ao ano, porque a espuma acumula ácaro, poeira, sujeira e diminui a vida útil do sofá”, disse.

O especialista não indica a impermeabilização de tecidos, já que pode comprometer o móvel com os processos químicos.

Sofá Inbox

A Sofá Inbox é uma empresa, que pertence ao grupo paranaense Cama Inbox, especialista em sofás retráteis e reclináveis.

Com o objetivo de melhorar a logística, a loja veio para Bauru em janeiro de 2021.

A empresa produz os próprios sofás em Umuarama/PR, onde também fica a matriz da rede. De lá, os produtos são enviados para as filiais e também para os consumidores de todo o Brasil que compraram online.

Os estofados da Sofá Inbox têm de 1,80m a 4,02m, atendendo a diversos gostos e modelos. A maior parte deles é retrátil, com estrutura de eucalipto e 100% reciclável.

Serviço

Sofá Inbox
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 11-28 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 13h
Contato: (14) 98125-6410
Instagram: @sofainboxbauru
Facebook: /SOFAINBOXBAURU

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …