O mundo da tecnologia se inventa e reinventa o tempo todo. Até poucos anos atrás, os computadores eram bem diferentes, mais robustos e, em casa, no geral, eram mais utilizados como forma de entretenimento.

O tempo passou, e nossa relação com eles mudou. Atualmente, aparelhos com acesso à internet são considerados itens essenciais no nosso cotidiano. Essa sofisticação fez com que o mercado precisasse se adaptar a todos os perfis de clientes que o procuravam.

Para qualquer tipo de computador, os itens fundamentais que o compõem são placa-mãe, processador, memória, HD, fonte e cooler. Além do gabinete – que também é chamado de carcaça.

Hoje, é possível combinar peças e montar máquinas de potências altíssimas e com ótima performance. É o caso, por exemplo, de computadores gamers, para profissionais de jogos. No caso deles, o item de maior atenção é a placa de vídeo. É ela quem vai garantir o rendimento esperado.

Por outro lado, os programadores já exigem outro componente mais forte na montagem, que é a memória.

E existem também os usuários que podem ser chamados de “domésticos”. São as pessoas que querem navegar na internet, ver vídeos e usar as redes sociais, e não têm nenhuma grande exigência para suas máquinas. Em geral, esse é um perfil de público que não tem tanto conhecimento e, na hora de comprar ou montar uma máquina, não conhece as especificações. Isso faz com que, infelizmente, eles acabem até enganados pelos vendedores.

De volta ao interior

Esse era um fato que incomodava o paulistano Gustavo Daud. Ele nasceu na capital, mas morou em Penápolis desde os seis anos. Quando completou 18, voltou para São Paulo para estudar e ficou lá por 20 anos.

“Eu fui muito na Santa Ifigênia. Eu entrava nas lojas de informática e fingia ser leigo. Acho que 95% das vezes tentaram me enganar. Ou estavam me oferecendo coisas a mais do que eu precisava ou tentavam me vender algo que na verdade não era. Isso sempre me irritou”, conta Gustavo.

Com a chegada da pandemia, ele foi trabalhar em home office. “Eu já estava cansado de São Paulo, e decidi que para o escritório eu não voltaria mais. Foi quando eu vi a oportunidade de retornar para o interior”, explica. Por aqui, ele se uniu ao irmão, Victor Daud, que reside em Bauru desde 2009.

Além da maior qualidade de vida, em Bauru, Gustavo pôde exercer a vontade de empreender que sempre teve. Victor, com a expertise em contabilidade, matemática e administração, completou o que era necessário para que ambos abrissem sua própria loja de equipamentos de informática, a BroTech.

Informática descomplicada

Os irmãos têm o objetivo de, justamente, poderem ser honestos com os clientes e entregar o que eles realmente precisam. “Se uma pessoa vem aqui e diz que quer navegar na internet, eu não vou vender para ela uma placa de vídeo para jogo. Se ela quer jogar um jogo específico, ela pode sentar, baixar o jogo aqui e ver se essa máquina atende ao que ela espera”, explica Gustavo.

Mesmo dentro do universo gamer, as especificações podem ser diferentes. Tudo vai depender dos requisitos dos jogos que serão instalados e jogados.

“Existe um certo analfabetismo na informática. As pessoas não sabem qual é a diferença entre um processador e uma placa-mãe, não têm essa referência”, completa Victor.

Desempenho acima da média

Na BroTech, Gustavo e Victor fazem a importação de um componente que é um processador para servidores adaptado para a utilização em computadores domésticos. “Um servidor é um equipamento com alta capacidade de processamento. É o que as grandes empresas precisam para processar seus dados”, explicam.

“Os chineses desenvolveram uma placa-mãe para suportar esse tipo de processador. Eu comprei por curiosidade, fiz comparativos, editei e renderizei vídeos e vi que a diferença de desempenho é enorme”, esclarece Gustavo.

Ele fez pesquisas e viu que muitos vendedores do Mercado Livre adquiriam esses aparelhos para vender aqui no país, mas sem garantia. “Então eu pensei em oficializar isso. Comecei a conversar com o pessoal da China, de quem eu tinha comprado os componentes para teste. Trocamos e-mails e combinamos a importação comercial desses componentes. Hoje eu tenho um fornecedor lá e posso oferecer todos esses equipamentos com garantia”, conta.

 

Gustavo entrega esses produtos para os clientes com um turbo habilitado para aumento de performance. Buscando aperfeiçoar ainda mais esse trabalho, ele também tem contatos na Rússia, onde o uso dessas placas é mais comum.

Para esse equipamento, a BroTech oferece garantia de três meses que pode ser estendida para até um ano.

Serviços da BroTech

Na BroTech, os clientes podem encontrar equipamentos em três linhas – Flex, Performance e Elite. Cada uma delas é voltada para um objetivo diferente, da performance mais básica à mais avançada. Os clientes podem ir até a loja ou fazer as compras pelo site.

Gustavo e Victor ainda oferecem cinco tipos de serviço.

  • Manutenção preventiva, que envolve a verificação do hardware, limpeza do sistema operacional e remoção de programas que possam estar prejudicando o desempenho da máquina.
  • Manutenção corretiva, que busca corrigir problemas como travamentos, aquecimento, desligamento espontâneo, baixa performance, entre outros
  • Aumento ou recuperação de performance, onde é feita uma análise para entender o potencial que o cliente precisa e quais são as possibilidades – aumento de memória, troca de processador, troca de placa de vídeo, entre outros
  • Formatação, onde é feita a formatação do sistema operacional para a melhoria de desempenho do computador, eliminação de vírus maliciosos e instalação de novos hardwares
  • Limpeza, que é a limpeza física dos componentes para a remoção de sujeiras e impurezas

Para os clientes da BroTech, os irmãos oferecem uma limpeza gratuita a cada seis meses.

publieditorial

Serviço
BroTech
Endereço: Rua Azarias Leite, 18-45 – Loja 4 – Vila Mesquita
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 19h e às sextas das 9h às 17h. Sábados mediante agendamento
Contato: (14) 3245-8625 ou [email protected]
Site: brotech.com.br (loja virtual, dicas e outras informações)
Instagram: @brotech.informatica
Facebook: /brotech.informatica

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…