Com o objetivo de oferecer porções de comida próprias para além de drinks, cervejas e chopes, o bar e restaurante Papo de Esquina inaugurou no começo de setembro na tradicional avenida Rodrigues Alves em Bauru.

Uma das especialidades da casa é o bolinho de costela, porção frita feita de massa de mandioca e carne vermelha, acompanhada de limão, vinagrete de rabanete com cebola roxa e muito tempero brasileiro.

O prato foi idealizado pelo proprietário do local, João Jabur, em conjunto com o chefe de cozinha Pedro Fassina.

“Tive a ideia de trazer as pessoas ao bar pela comida. A cerveja é algo que vai agregar. Na hora pensei em um bolinho de costela, que nunca vi por aqui em Bauru. Liguei para o Pedro e elaboramos”, informa.

A dupla montou o cardápio do Papo de Esquina com base em conhecimentos técnicos e, principalmente, empíricos, já que João é um frequentador assíduo de estabelecimentos gastronômicos.

De família mineira, o bauruense se inspirou nos pubs e bares de Uberlândia para abrir o próprio negócio. De acordo com ele, lá os lugares prezam por uma boa comida e porção.

Tradicional bolinho de costela

Além do bolinho de costela, o menu oferece panceta, croquete de cabotiá com carne seca, frango com bacon, mix de carnes, lanches com pão ciabatta, entre outros. Em breve, o estabelecimento apresentará novo cardápio, com iscas de peixe, frango e tábuas de gorgonzola e salame.

Botequim à brasileira

O Papo de Esquina é o típico bar brasileiro. Cerveja gelada, chope Servus com bastante colarinho e caipirinhas à base de cachaça são ofertadas no por lá. As versões da caipirinha vão desde limão siciliano, morango com canela, maracujá com manjericão até paçoca ou abacaxi com vinho.

Pensando em entretenimento para os bauruenses, o local transmite jogos de futebol e, durante as noites de quinta, sexta e sábado, traz programação musical. Quintaneja, com sertanejo raiz ou universitário. Sexta da MPB, bossa nova e pop rock nacional e sábado com samba raiz.

João Jabur ainda informa que pretende trazer rodas de choro a fim de incentivar o gênero musical no centro-oeste paulista.

Papo de Esquina é restaurante também!

Durante o almoço de segunda a sábado, o Papo de Esquina funciona como restaurante com opções de marmitas e buffet self-service.

Carne vermelha, carne branca, peixe, lasanha, feijoada, escondidinho, risoto, 10 tipos de salada, frutas e sobremesas compõem a variação do buffet. O estabelecimento ainda firmou algumas parcerias com empresas da cidade para proporcionar descontos nos pratos. Assim, João continua com a tradição do local, que já era um restaurante antes de virar o Papo de Esquina.

Na esquina da Rodrigues

Sempre “namorando” pontos comerciais de esquina, foi na avenida Rodrigues Alves sentido Horto Florestal que o empresário encontrou um lugar para montar o próprio negócio.

O espaço com dois andares e pé direito duplo também dispõe de mesas ao ar livre para os bauruenses que adoram uma cerveja na calçada.

“Acho que a gente tem que desmistificar isso de localização. Bar do Brecha, Bar do Português e Templo Bar estão atuando lotados há anos. O que eles têm em comum é a tradição, informa João ao citar outros estabelecimentos de renome na mesma região.

A ideia de montar um bar

O projeto de montar um bar começou no final de 2020. Apesar da vontade, João Jabur, professor de física de 25 anos, não tinha nenhuma experiência no ramo. Os locais de atuação eram as salas de aulas de ensino médio e cursinhos pré-vestibular.

“Em janeiro comecei a projetar. Montei vários projetos executivos, fiz reuniões com pessoal da área para ver como era o mercado e pegar dicas, porque eu sou professor de física. Eu não tinha experiência com negócio gastronômico. A experiência que eu tinha era como cliente”, afirma.

Com o projeto em mãos, João saiu à procura de um chefe de cozinha e por meio de indicação, encontrou Pedro Fassina, chefe bauruense que já trabalhou em outros estabelecimentos da cidade.

João ainda leciona enquanto administra o bar, mas informa que sempre se considerou um empreendedor nato e, que por isso pretende investir mais tempo no Papo de Esquina.

“Dar aula foi uma experiência muito legal, mas eu já queria sair, porque eu me considero um empreendedor”, afirma.

publieditorial

Serviço

Papo de Esquina
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 32-07 – Vila Cardia, Bauru – SP
Telefone WhatsApp: (14) 3100-0693
Horário do restaurante: segunda a sexta das 11h às 14h. Sábado das 11h às 14h30.
Horário do bar: quarta, quinta e sábado das 17h30 às 23h. Sexta-feira das 17h30 às 24h.
Instagram: @papodeesquinabauru
Facebook: /papodeesquinabauru

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …