Em 2021, o Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE) completa 10 anos de existência com edição comemorativa. Após duas edições do festival online, o espetáculo voltará neste sábado (23) com público presencial reduzido e seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

“Apesar das dificuldades de produzir arte e os desafios que os tempos atuais tem nos mostrado, fazer um dos maiores festivais de artes cênicas do interior paulista acontecer é um grande ato de resistência”, explica Andressa Francelino que, junto com Fábio Valério, assina a direção geral e artística do evento.

Partindo da premissa “O papel do artista no pós-pandemia”, o 10º FACE contará com dez espetáculos, cinco oficinas, conferência entre os grupos participantes, mostra audiovisual, além de bate-papo após as apresentações, visando criar um aprofundamento das experiências artísticas. As atividades são gratuitas e ocorrerão entre 23 e 31 de outubro.

“A dinâmica acelerada e fria da transformação social leva o homem a trocar felicidades por seguranças, ideias por ideologias, arte por entretenimento raso, o impulso libertário por pendores místicos; assim, gritamos pela experiência, pela prática artística e pela transformação dessa cruel agressividade em arte”, explica Fábio Valério.

Foto: Mônica Augusto

Inscrições e ingressos

Com exceção da atração do Parque Vitória Régia, todos os espetáculos do 10º FACE contarão com o limite de público de 20 pessoas, seguindo os protocolos de segurança. Os ingressos para as oficinas e as apresentações poderão ser retirados a partir deste domingo (17), por meio da plataforma sympla.com.br/facebauru.

No site e nas redes sociais do festival, o público encontrará mais informações sobre as atrações e a programação completa. Além disso, todos os espetáculos serão transmitidos ao vivo no canal do festival no Youtube.

O 10° FACE é uma realização do grupo Protótipo Tópico com apoio da Sociedade Amigos da Cultura (Sac Bauru) por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Programação de espetáculos

Sábado (23) | 20h | CABARET SCÈNESONORE

Grupo Protótipo Tópico e convidados
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Uma grande festa! O Cabaret ScèneSonore, mais do que uma mostra artística, é uma celebração aos 10 anos de existência e resistência do FACE, aos treze anos do Grupo Protótipo Tópico e ao trabalho de tantos grupos e artistas parceiros que seguem produzindo, mesmo diante de tantas incertezas. O Protótipo Tópico, ao lado de artistas convidados, abre as atividades do 10° FACE neste espetáculo de variedades que envolve diferentes linguagens como a dança, o teatro, a performance e a música, celebrando as parcerias que tornaram esse festival possível até aqui.

Linguagem: Espetáculo de Variedades
Duração: 90 minutos
Local: Espaço Protótipo + transmissão pelo YouTube (/facebauru)
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Domingo (24) | 17h | LINHA VERMELHA

Cia Dual (São Paulo-SP)
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Linha Vermelha mistura as artes da dança, do teatro e do circo para mergulhar na estética das óperas e comédias do Brasil do século XVIII, lançando olhares sobre a permanência de questões étnicas e raciais que persistem em nossa realidade contemporânea.
Linguagem: Dança e teatro
Duração: 40 minutos
Local: Vitória Régia + Transmissão no YouTube

Domingo (24) | 20h | FANDO E LIS

Mythus Teatro (Macatuba-SP)
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Um espetáculo absurdo e simbólico que fala da solidão, da falta de compreensão e da individualidade que impede cinco personagens de chegarem à desejada cidade de Tar. Lis uma mulher cercada por quatro homens opressores e tóxicos, aponta possíveis caminhos de resistência e libertação.
Linguagem: Teatro
Duração: 60 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Segunda (25) | 20h | SILÊNCIO

Núcleo Arcênico (São José do Rio Preto – SP)
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Dois atores se reúnem para resgatar um espetáculo de 15 anos atrás sobre luto, memória, cicatrizes e silêncios: A partir do episódio da morte do pai, dois irmãos tentam reaprender a conviver com suas memórias particulares e seus vazios em comum.
Linguagem: Teatro
Duração: 80 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Terça-feira (26) | 20h | RÉQUIEM PARA UM BARBEIRO

Cia Os Palhaços de Rua (Londrina/PR)
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em um universo claustrofóbico, animalesco, trágico e solitário, encontramos José, um jovem barbeiro que é envolto por um emaranhado de situações que o oprimem, o enraivecem e o fazem perder a esperança em si mesmo e em tudo ao seu redor. Um mundo em ruínas em que as utopias e as ilusões humanistas naufragaram num mar de sangue e intensas emoções, causando assim uma metamorfose onde é libertado o que há de mais primitivo no ser humano, seu instinto de morte.
Linguagem: Teatro
Duração: 60 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Quarta-feira (27) | 20h | E O QUE TÍNHAMOS FRACASSOU

Samara Azevedo (Portugal) e grupo Protótipo Tópico (Bauru)

Sinopse: A partir de propostas de Samara Azevedo ativadas e reinterpretadas pelo Protótipo Tópico, imagens performativas são construídas resgatando temas coletivos e individuais emoldurados pela pandemia. Unidos pelo desejo de ocupar um palco juntos entre corpos físicos e virtuais, angústias, existires estranhos, entre ficções e realidades, restos de um carnaval não vivido, surge uma tentativa de suspender o fim de um mundo. Um mundo, que de alguma forma, fracassou.
Linguagem: Performance Multimídia
Duração: 35 – 45 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Quinta-feira (28) | 20h | RESULTADO DE PROCESSO: PROTO CINEMA

Daiane Baumgartner (Rio Claro/SP) e participantes da oficina
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Apresentação do resultado da oficina realizada durante o festival que aborda o estudo do foco, roteiro e direção de cena para cinema, através da linguagem do Teatro de Sombras que é, em sua essência, muito parecido com o cinema. O público irá assistir aos vídeos desenvolvidos pelos participantes da oficina a partir dos exercícios práticos de criação, produção e manipulação, além de um bate-papo sobre todo o processo com Daiane Baumgartner.
Linguagem: Teatro de Sombras
Duração: 60 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Sexta-feira (29) | 20h | ESTADO DE COLAPSO

Grupo Protótipo Tópico (Bauru/SP)
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Todas as sociedades produzem estranhos. Num mundo cada vez mais sucateado e sem futuro, o ser adquire um estado de passividade e segue a dinâmica incansável e volátil que trucida a liberdade e cria uma fake emancipação. Nesse cenário, a maneira preferível de viver com os estranhos é mantê-los à parte. Acerca das reflexões, imagens e sentimentos construídos ao pesquisar o filósofo Zygmunt Bauman, o grupo Protótipo Tópico, anfitrião do FACE, apresenta uma nova versão da performance Estado de Colapso.
Linguagem: Performance
Duração: 60 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Sábado (30) | 15h | CONFERÊNCIA | CENÁRIOS POSSÍVEIS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO ARTISTA PÓS-PANDEMIA

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Bate-papo entre os grupos participantes do 10° FACE sobre o desafio de integrar o território virtual e desenvolver novas formas de criar, do fazer artístico e de suas vertentes. Esta ação também será disponibilizada em formato de podcast.
Linguagem: Roda de conversa
Duração: 90 minutos
Local: Transmissão no YouTube

Sábado (30) | 20h | O PE®DIDO

Cia Beira Serra de Circo e Teatro (Botucatu/SP)
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: No pacato vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, às vésperas da Festa da Padroeira, Januário quer pedir a mão de Sá Marica em casamento, mas lhe falta a coragem. Seu amigo Zé Tobó o aconselha a usar uma infalível poção do amor preparada por Dona Ermelinda, benzedeira e curandeira do lugar, que por sua vez tem um passado mal resolvido com Seu Tonico, pai de Sá Marica. Mesmo alertados de que, no amor, intervir com poção nunca foi solução que prestasse, os dois investem nesse caminho e armam uma grande confusão.
Linguagem: Circo-Teatro
Duração: 55 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Domingo (31) | 16h | MOSTRA PERFORMING PROJECT – SESSION 7

Artistas Convidados
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Mostra Audiovisual que conecta vídeos de diversos artistas a partir da temática do festival. Após a exibição, haverá um bate-papo com os participantes da Mostra e profissionais convidados do audiovisual.
Linguagem: Mostra audiovisual
Duração: 90 minutos
Local: Transmissão no YouTube

Domingo (31) | 20h | ASSAGA

Cia da Bobagem (Bauru/SP)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Uma aventura clownesca rumo a descobertas cômicas, femininas e infinitas. Partindo em várias direções, essa saga de palhaça explora terrenos profundos e engraçados da trajetória de uma heroína cômica. Venham viver essa jornada! Um solo da atriz Marisa Riso.
Linguagem: Palhaçaria
Duração: 50 minutos
Local: Espaço Protótipo + Transmissão no YouTube
Ingressos: sympla.com.br/facebauru

Programação de oficinas

23, 24 e 26 | Proto – Cinema: Estudos de foco, roteiro e direção com Teatro de Sombras

Daiane Baumgartner (Rio Claro-SP)
17h30 às 19h30
Ação Online pela plataforma Teams – SESC Bauru
Sinopse: A atividade visa o estudo do foco, roteiro e direção de cena para cinema, através da linguagem do Teatro de Sombras que é, em sua essência, muito parecido com o cinema. Na oficina serão abordados e trabalhados conceitos teóricos e práticos como processo de criação e manipulação de luz como uma câmera, além de dramaturgia, buscando propiciar aos participantes exercícios práticos de criação, produção e manipulação, pensando em construção de roteiro e direção ao desenvolver um vídeo de 1 minuto ao final da oficina.
Ministrante: Daiane Baumgartner
Público-alvo: Pessoas interessadas acima de 15 anos.
Duração: 6 horas
Vagas: 20
Inscrições: sympla.com.br/facebauru

25/10 | Criação e composição coreográfica

Cia Dual (São Paulo-SP)
10h às 13h
Espaço Protótipo
Sinopse: O workshop abordará ferramentas de criação e composição coreográfica para a cena. Serão trabalhados aspectos de dramaturgia (duração, velocidade, repetição); conceitos de espacialidade (tridimensionalidade e bidimensionalidade, variação de níveis) e conceitos de musicalidade (tema e variação, andamento, texturas e ambientes sonoros).
Ministrante: Ivan Bernardelli e Mônica Augusto
Público-alvo: Artistas e pessoas interessadas acima dos 16 anos
Duração: 180 minutos
Vagas: 10
Inscrições: sympla.com.br/facebauru

26/10 | A construção da memória em Silêncio

Núcleo Arcênico (São José do Rio Preto-SP)
10h às 12h
Casa de Cultura Celina Neves
Sinopse: O workshop “A construção da memória em Silêncio” aborda os procedimentos criativos usados na (re)criação do espetáculo “Silêncio”, do Núcleo Arcênico de Criações. Para tanto, apresenta procedimentos decorrentes do estágio atual da pesquisa do Núcleo e do treinamento “Indícios do Corpo Pós-Moderno”, de 2007, dentro do qual o espetáculo foi montado pela primeira vez.
Ministrante: Alexandre Manchini Jr
Público-alvo: Artistas e pessoas interessadas acima dos 14 anos
Duração: 120 minutos
Vagas: 15
Inscrições: sympla.com.br/facebauru

26/10 | A Máscara Neutra na Preparação do Ator

Cia Os palhaços de rua (Londrina-PR)
14h às 15h30
Casa de Cultura Celina Neves
Sinopse: A máscara neutra é uma máscara que se pretende inexpressiva, sem definição de gênero ou caráter. A presente oficina se utiliza da técnica da máscara neutra para desenvolver essencialmente a presença do ator no espaço que o envolve, ela o coloca em estado de descoberta, de disponibilidade para receber, permitindo que ele olhe, ouça, sinta, toque coisas elementares, no frescor de uma primeira vez. Assim, trabalhar o movimento a partir do neutro fornece pontos de apoio essenciais para interpretação que virá depois, pois como conhece o equilíbrio o ator expressa muito melhor os desequilíbrios dos personagens ou dos conflitos.
Ministrante: Adriano Gouvella e Daniele Pezenti Dias
Público-alvo: Artistas e pessoas interessadas, acima dos 14 anos
Duração: 90 minutos
Vagas: 15
Inscrições: sympla.com.br/facebauru

30/10 | Compartilhamento de processo do espetáculo “O Pe®dido”

Cia Beira Serra de Circo (Botucatu-SP)
14h às 17h
Casa de Cultura Celina Neves
Sinopse: O workshop visa o compartilhamento dos conhecimentos e procedimentos criativos da Cia Beira Serra para a criação do espetáculo O Pe®dido, de modo a difundir e fomentar a pesquisa nessa linguagem ou simplesmente oferecer ferramentas para outras formas do fazer teatral. Serão realizadas práticas corporais, explanações teóricas, leituras e experimentos cênicos.
Ministrante: Carol Tieghi, Murilo Andrade e Regina Blanco
Público-alvo: Artistas e pessoas interessadas, acima dos 14 anos
Duração: 180 minutos
Vagas: 15
Inscrições: sympla.com.br/facebauru

Serviço

10° FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
Edição híbrida – presencial e online – de 23 a 31 de outubro de 2021.
Endereço: Espaço Protótipo, rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro, Bauru-SP
YouTube: /facebauru
Instagram: @facebauru
Facebook: /facebauru
Saiba mais em facebauru.art.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…