Rampas, elevadores, espaços integrados, acolhimento e humanização. Esta é a atmosfera que a estudante de Gastronomia, Bruna de Mello Fredel Biondo, vive no Unisagrado em Bauru. No primeiro ano do curso, ela estrela a campanha para o Vestibular 2022, que está com inscrições abertas nas modalidades presencial e a distância.

O intuito é sensibilizar e levar à reflexão sobre a educação universal, capaz de acolher a todo indivíduo independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes. Assim, o Unisagrado reforça o cuidado e a preparação que a Instituição possui, de longa data, para que o ser humano esteja no centro do processo de ensino-aprendizagem.

A experiência da Bruna

A estudante conta que o seu sonho sempre foi cursar Gastronomia, mas, devido ao receio de não encontrar um lugar adaptado, demorou para prestar o vestibular.

“Quando fui fazer a prova, estava muito preocupada. Liguei no Unisagrado com antecedência e me falaram que eu seria muito bem-vinda, e que tudo era adaptado, com rampas, elevadores e salas adaptadas. Não há um lugar que não seja acessível no Unisagrado”, afirma.

Bruna também ressalta que, desde que entrou no curso, se sente acolhida e com todas as suas necessidades atendidas.

“Após fazer o vestibular e ser aprovada, o coordenador do curso Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz entrou em contato comigo, super atencioso para conversar e entender minha realidade. Foi algo inesperado, porque eu nunca tive este apoio de uma instituição de ensino na minha vida. Os colegas da minha sala também são sensacionais, não há nada de negativo para falar, pelo contrário, devo muito a eles. Eu sinto apoio de todos, é um clima diferente, principalmente quando preciso de alguma ajuda específica”, diz a estudante.

A estudante estrela a campanha do Vestibular 2022 do Unisagrado

Ela ainda reforça que é importante lembrar que os lugares precisam ter estruturas adaptadas que promovam de fato uma acessibilidade. Somente assim é possível que a pessoa com deficiência consiga usar de forma segura e independente.

“Por exemplo, quando há uma rampa muito íngreme, isso dificulta a vida da pessoa com deficiência, fazendo com que ele possa até cair da cadeira. Aqui no Unisagrado é diferente. Eu consigo usar todos os lugares sozinha e me movimentar sem precisar de ajuda. Há exceções quando estou em aula, usando as mãos para cozinhar ou manipular algum alimento, sempre tem alguém para me auxiliar com a cadeira. É maravilhoso”, conta a estudante.

Durante as aulas, Bruna diz que se sente preparada para o mercado de trabalho. “Aqui aprendemos como é estar em uma cozinha realmente. Os docentes nos preparam para o dia a dia da profissão. Tenho total apoio para me preparar para minha futura atuação profissional. Os docentes e técnicos do Laboratório de Gastronomia estão sempre à disposição, tanto nas aulas teóricas como práticas. A atenção é fenomenal. A faculdade me abraçou”, finaliza emocionada.

O Unisagrado e sua relação com a inclusão

Além da possibilidade de fornecer a melhor experiência para os estudantes em suas limitações, sejam elas quais forem, e valorizando a inovação e humanização no ensino, a instituição conta com iniciativas próprias para o devido acompanhamento das pessoas com deficiência.

Por isso, oferecem o apoio especializado em cada condição específica: visual, auditiva, motora, intelectual, do espectro autista ou de altas habilidades e superdotação. O acompanhamento psicológico, também, é muito importante para que o estudante se sinta acolhido e tenha o suporte necessário para o seu melhor desenvolvimento acadêmico.

Placas sinalizadoras também em braile

O Unisagrado tem o Setor Técnico de Apoio ao Deficiente (STAD), com atendimento especializado aos estudantes com deficiência matriculados na Instituição, por meio de recursos humanos e materiais.

Tais pontos são resultados do compromisso da comunidade acadêmica para um ensino de qualidade, garantindo não só a inclusão, mas também a permanência do estudante durante o curso. Dessa forma, contribui para a participação plena da pessoa com deficiência na sociedade, além de projetá-la para o sucesso profissional.

Rampas de acesso com piso tátil para pessoas com deficiência visual

A fim de viabilizar melhor o atendimento, o Unisagrado realiza reuniões interdisciplinares com os professores, coordenadores e diretores das Áreas. Independente do tipo e grau de deficiência (física ou sensorial), o estudante recebe atendimento individualizado do processo seletivo (com provas ampliadas e monitor para leitura das provas) até a conclusão do curso.

Elevador

publieditorial

Serviço
UNISAGRADO Bauru
Local: Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil
Inscrições para o Vestibular 2022: www.unisagrado.edu.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tudo ou nada: associação de Bauru, contemplada por matchfunding, busca apoio para atingir objetivo

A Associação Wise Madness, há 15 anos em Bauru, foi contemplada por um edital da Benfeitor…