Quem viveu sabe que a chegada do primeiro restaurante da rede McDonald’s em Bauru causou um alvoroço na população. Era quase como se a cidade interiorana desse um passo em direção ao título de metrópole.

Em 2021, a primeira unidade em Bauru, o Méqui Nações, comemora 25 anos! Hoje já são cinco restaurantes que carregam muitas histórias e curiosidades. Para comemorar essa data, vamos contar algumas por aqui.

Confira 25 curiosidades sobre o Méqui

1- O primeiro Méqui em Bauru foi inaugurado em 27 de maio de 1996.

2- Antes disso, o restaurante da rede mais próximo ficava a 200km de distância. Imagina só ter que viajar tudo isso pra matar aquela vontade de Big Mac. Valeu Méqui Nações! 

3- Para abrir um Méqui aqui, o bauruense Emerson Hortolan fez um treinamento de um ano, conhecendo cada posto de trabalho, em um restaurante na capital paulista, desde o Atendimento até a chapa. Após esse período, ele ainda teve que passar por um processo de aprovação. Isso tem um nome: amor ao ‘parapapapá’. 

4- O primeiro sistema Drive-Thru da cidade de Bauru chegou com o Méqui Nações.

5- A inauguração do segundo Méqui da cidade foi em 1998, dois anos após a abertura do primeiro, na Rua Batista de Carvalho. Em 2008, com a revitalização do Bauru Shopping, chegou a terceira unidade local. Já o quarto restaurante foi inaugurado em dezembro de 2012, no Boulevard Shopping. Por fim, em 2015, a quinta unidade abriu as portas na Avenida Getúlio Vargas. E nós já estamos esperando para quando tiver o 6° Méqui Bauru! 

6- Contabilizando os 25 anos de funcionamento, o Méqui Nações já atendeu cerca de 30 milhões de clientes, algo em torno de 75 vezes a população bauruense atual!

7- A rede já empregou cerca de seis mil bauruenses. Grande parte destas vagas representa oportunidade de primeiro emprego. 

8 – A Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s na América Latina e no Caribe, investe cerca de R$ 40 milhões em treinamentos. Hoje, muitos Gerentes e executivos ingressaram na companhia como Atendentes, o primeiro degrau na escala hierárquica da empresa. Membros do Management Board e Gerente de Negócio que começaram trabalhando em restaurantes representam 28% e 81,41%, respectivamente (dados Latam 2020).

9 – A rede tem uma universidade que prepara os seus colaboradores com formações em diversas áreas: a Hamburger University.

10- Devido ao plano de carreira oferecido, cinco dos seis Gerentes da primeira linha hierárquica dos restaurantes de Bauru iniciaram suas carreiras como Atendentes ou como Menor Aprendiz.

11 – Akio Hirata é o mais antigo colaborador do McDonald’s em Bauru e, atualmente, Consultor de Operações da região. Engenheiro Mecânico pela UNICAMP, ele trabalhou por quase dois anos na Prefeitura de Bauru quando, em fevereiro de 1996, surgiu a oportunidade de ingressar como trainee no McDonald’s, que preparava a inauguração na cidade.

12 – Akio, José Eduardo Gregio, Gerente de Unidade de Negócios do Méqui da Nações, e Nelson Cavalhieri, Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s do Bauru Shopping, juntos, já conquistaram cinco prêmios Ray Kroc, maior e mais prestigiado programa de reconhecimento oferecido pelo McDonald’s para os Gerentes de Restaurantes que se destacam pela sua excepcional liderança e excelência profissional traduzida em resultados. 

13 – E por falar em reconhecimento internacional, Emerson recebeu o Golden Archies, o prêmio internacional concedido a Franqueados que se destacam em todo o mundo. Apenas outros quatro brasileiros receberam esse reconhecimento.

14- Ao longo de 2020, o Drive registrou um crescimento de cerca de 50% em todo o Brasil, tornando-se uma das principais opções ao consumidor.

15- Você pode visitar uma cozinha do Méqui em Bauru! Mas é preciso esperar a pandemia acabar. A ação é conhecida como Portas Abertas, programa que permite visitas às cozinhas dos restaurantes para conhecer os procedimentos de Qualidade, Segurança, Limpeza e Sustentabilidade da companhia. 

16- Na pandemia, foi lançada a primeira edição do Portas Abertas Online, disponível no site: mcdonaldsdeportasabertas.com.br. A inovação da Companhia proporciona uma experiência imersiva a partir do formato 360, por meio do qual os clientes podem conferir cada detalhe do salão e da cozinha do restaurante a partir de um clique do mouse. 

17- Recentemente, a primeira unidade de Bauru passou por uma revitalização alinhada ao novo conceito de design do McDonald’s, já presente na unidade da Av. Getúlio Vargas e no Méqui da Batista de Carvalho, bem como em países do mundo. 

18 – Sim, o Méqui da Nações é pet friendly sim! Ou seja, você pode aproveitar os combos do Méqui acompanhado do seu mascote. 

19 – Nada de fritura: os hambúrgueres do Méqui não são fritos, mas feitos em uma chapa de alta temperatura durante um tempo exato. Nenhuma gotinha de óleo é adicionada nesse processo. 

20 – Os hambúrgueres são 100% carne bovina e possuem três tamanhos: 50 gramas, 100 gramas e 150 gramas. 

21 – Ah, e o Cheddar McMelt é uma iguaria das terras tupiniquins viu. Não tem em outros países, não!

22 – Já a alface americana só chegou por aqui por conta da rede. O McDonald’s trouxe as primeiras plantações em 1979 para manter o padrão de qualidade da marca.

23 – As McFritas possuem um corte especificamente desenvolvido para que elas tenham o tamanho exato. 

24 – E os Chicken Nuggets são feitos com carne 100% peito de frango, sem corantes ou aromatizantes artificiais. E o empanado foi desenvolvido especialmente para garantir a casquinha dourada e crocante que todo mundo ama.

25- A FOOD TOWN é de onde vem quase tudo para os restaurantes. Fundada em 1999, a Cidade do Alimento fica em Osasco e reúne os principais fornecedores do Méqui: Aryzta – que fabrica os pães; a JBS – que produz os hambúrgueres; e a Martin Brower – que cuida da logística para todo o país. São 160 mil metros quadrados para abrigar essa operação.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…