De 9 de novembro a 17 de dezembro, será realizada a Exposição do Acervo Permanente da USP-Bauru. O evento comemora os 30 Anos do Centro Cultural “Maria de Souza Campos Artigas”.

Os bauruenses poderão visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale ressaltar que o acesso ao Centro Cultural do campus só será permitido após a apresentação do comprovante de vacinação, com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.

Serão expostas 48 obras em óleo sobre tela, desenhos e técnicas mistas, de autoria de 47 artistas plásticos que expuseram suas obras no Campus USP de Bauru.

Obras de Marino Frabetti, Mara Lúcia Mazeto, João Ponce Paz, Fernando Bagolan, Dalva Victorelli e José Marcos Leite (Crédito: Paula Marques)

O acervo de artes plásticas da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) foi implementado pelo artista plástico Farid Lawi, por meio do Projeto Arco-Íris da Assessoria Cultural, que permitiu a doação de obras de artistas que realizaram exposições na universidade.

Exposto permanentemente nas dependências do campus, o acervo compõe a mostra comemorativa em homenagem aos 30 anos do Centro Cultural “Maria de Souza Campos Artigas”.

A importância do Centro Cultural

“Esta exposição é bastante especial, porque representa uma atuação de décadas da USP de Bauru no fomento às artes, mais especificamente às artes plásticas. É uma oportunidade da comunidade conhecer um pouco da história do Centro Cultural que, ao longo desses 30 anos, trouxe o trabalho de centenas de artistas de diversos municípios (e de alguns outros países) para o nosso espaço”, aponta Paula Cecília de Miranda Marques, chefe da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da PUSP-B.

E ainda complementa: “O acervo permanente do campus, que compõe a exposição comemorativa, foi construído a partir da doação de obras das pessoas que expuseram por aqui durante os primeiros anos do projeto e tem uma relevância inestimável pelo seu valor histórico e pela diversidade de técnicas e estéticas encontradas em cada peça. A mostra é um registro da memória da trajetória dos artistas, da atuação do Centro Cultural, por meio dos funcionários que trabalharam e trabalham por aqui, e uma homenagem a esse abrigo dedicado à arte e cultura no campus”.

José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru, ressalta o papel do Centro Cultural como uma atividade de extensão da Universidade. “Eu entendo que a Prefeitura do Campus tem uma oportunidade muito boa de fazer essa celebração dos 30 anos do Centro Cultural com essa exposição do nosso acervo, que foi construído ao longo de anos, com o trabalho de várias pessoas, e foi se acumulando de forma organizada, racional e agora está sendo exposto para a comunidade. E é muito bom também que artistas locais conseguem, através do Centro Cultural da USP, se tornar conhecidos e expor os seus trabalhos mostrando a qualidade dessas obras para a comunidade. Com isso, a Universidade dentro da sua função de extensão cumpre o seu papel por meio do Centro Cultural e com essa exposição que vai ser realizada agora na comemoração dos seus 30 anos”.

O artista Farid Lawi

Farid Lawi era um artista múltiplo: pintor, escultor, poeta, professor, ator e dramaturgo. Formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino e também em Artes Plásticas pela Unesp.

Foi responsável por diversas iniciativas culturais em Bauru e produziu uma extensa obra nas mais variadas linguagens artísticas.

Em março de 1988, o artista começou a trabalhar como assessor cultural no campus da USP de Bauru, promovendo durante 14 anos a arte e a cultura na Universidade.

O artista faleceu em 5 de março de 2002, deixando seu legado para a USP e para toda a comunidade.

Serviço
Exposição do Acervo Permanente da USP Bauru em comemoração aos 30 Anos do Centro Cultural “Maria de Souza Campos Artigas”
Data: 9 de novembro a 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Centro Cultural do Campus USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75)
Facebook: facebook.com/CentroCulturalUspBauru

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…