Na definição de ‘obra’ no dicionário, muita gente incluiria as palavras ‘atraso’ e ‘problemas’. Isso porque provavelmente são pessoas que não contratam o serviço de administração de obras, como o da empresa bauruense EasyObras.

Criada por Andréa Juste – 23 anos de experiência e premiada por um projeto para uma companhia aérea -, a construtora gerencia obras desde a etapa de projeto até a entrega. “A ideia é cuidar do início ao fim, ou seja, acompanhar todas as fases da construção e evitar dores de cabeça para o cliente”, conta a engenheira.

Dessa forma, a palavra-chave dela é descomplicar a obra, que significa entregar no prazo combinado, evitar custos extras e buscar soluções para os imprevistos. Atrasos, retrabalho, desperdício de tempo e material, e defeitos são palavras que não estão no dicionário da engenheira.

“Toda construção tem desafios e dificuldades, mas a nossa especialização minimiza experiências ruins, como gastar mais do que imaginava, passar do prazo e não ter qualidade”, comenta Juste. “Vamos cuidar de todo o processo e o cliente recebe a chave no final com tudo pronto”. 

Experiência em obras

Além da administração da obra, a empresa oferece também consultoria de engenharia para dar suporte ao cliente em diversas fases da construção. 

O que significa descomplicar?

O trabalho da EasyObras inclui coordenar o projeto, gerir a obra, contratar mão de obra e comprar os materiais. Ou seja, a construtora está presente desde quando a obra é apenas um desenho técnico em um papel e segue até a fase de checar se as tomadas e torneiras estão funcionando.

Por isso, no vocabulário da empresa, a palavra descomplicar possui diversas definições, como:

  • Reger a “orquestra” da obra

Uma obra precisa ter um ritmo de chegada de material e mão de obra que faça sentido. Cada tarefa precisa ser realizada na ordem correta, para que não haja retrabalho, nem falte material. 

“A administração de uma obra é uma orquestra”, resume Andréa, explicando como é a melhor forma de entregar a obra no prazo. “Se não tiver um regente controlando as ações e o movimento de cada um, vira uma bagunça”.

Experiência em obras

Em um concerto, o ritmo perfeito da orquestra só acontece quando cada músico toca no momento certo. Nas obras, isso significa que cada profissional deve trabalhar em uma sequência determinada, evitando retrabalho. “Nós somos o olhar do cliente na obra”, comenta a engenheira.

  • Lidar com as burocracias

Combinar o orçamento e contratar legalmente os prestadores de serviço, como arquitetos, vendedores de material de construção, pedreiros e demais profissionais necessárias para execução da obra, fazem parte do trabalho da EasyObras. Na mesma perspectiva, a empresa lida também com a aprovação dos projetos com o poder público.

  • Mostrar a obra na palma da mão

Ter um administrador não significa ficar longe da obra. Para quem não quer “colocar o pé na sujeira da construção”, pode entrar na plataforma digital da EasyObras e ter acompanhamento fotográfico e controle financeiro. 

Para os clientes que preferem estar presentes, a EasyObras combina a frequência das reuniões para tomar as decisões. 

Nos dois casos, a engenheira fica em contato e facilita as decisões do cliente. É permitir que o cliente se distancie da dor de cabeça, mas continue presente. “Você acompanha a obra na palma da sua mão”, enfatiza.

  • Definir o plano de execução da obra

Como a empresa entra na fase do projeto, desde o início a obra segue uma planilha e um cronograma detalhado. É como se fosse um manual de instruções da construção, possibilitando um percurso determinado ao mesmo tempo que agiliza lidar com imprevistos.

  • Deixar tudo registrado

Tudo o que é feito na obra é registrado, incluindo recibos e fotos (feitas com câmeras 360). Dessa forma, é mantido um histórico de toda obra.

  • Entregar qualidade por um custo adequado

Com isso, o custo da obra fica mais adequado, pois evita desperdício. Ainda assim, considerando o conhecimento das técnicas de engenharia da empresa e dos melhores materiais, não afeta a qualidade.

20 anos de engenharia

Fundada há um ano, a EasyObras traz a experiência de mais de 20 anos da Andréa. Desde criança, quando gostava de montar casinhas, e adolescência, acompanhando a irmã engenheira nas obras, ela pensava em entrar na área.

O gosto pelo ramo virou profissão em 1998, quando se graduou em Engenharia Civil na UFSCar, e, após concluir o mestrado na USP, começou a trabalhar em uma gerenciadora de obras responsável pela construção do centro de manutenção da LATAM em São Carlos. 

Em 2002, ela abriu um escritório de arquitetura e gerenciamento de obras em São Carlos. Foi a primeira experiência empreendendo na mesma área da EasyObras.

Depois de seis anos, deixou o escritório que fundou após ser chamada para trabalhar na LATAM. A mudança para Bauru foi em 2019, e um ano depois surgiu a EasyObras. “Conheci uma cidade em franca expansão, de condomínios e comércio e entendi que era hora de empreender novamente”, comenta a engenheira.

Experiência em obras

Engenheira premiada

A difícil decisão de sair do escritório que criou em São Carlos para trabalhar na LATAM foi recompensada com um prêmio. A engenheira venceu a categoria ‘Projeto Industrial & Logístico’ do GRI pelo centro de manutenção da companhia aérea em Guarulhos (com o mesmo conceito ao que tinha feito no interior), uma obra de R$ 120 milhões e 65 mil m².

Com a missão de tirar uma ideia há anos do papel, a engenheira gerenciou o projeto e lidou com tarefas como conseguir o investimento, combinar com o aeroporto e encaixar as exigências da aviação. “Eles precisavam de um hangar para caber os maiores boeings e também até cinco aeronaves menores”, conta Juste.

Para atender as necessidades da operação, a equipe teve que inovar. Um dos pontos foi uma barreira defletora e acústica, que precisava aguentar o funcionamento do avião. “Viajamos para Europa para pesquisar diferentes soluções de engenharia e trazer uma tecnologia que atendesse às necessidades”, conta.

Outra questão desafiadora foi o sistema de combate à incêndio, feito para garantir segurança em uma área de quase 10 mil m².

“As inovações, os desafios e tudo o que a gente precisou fazer para tirar o projeto do papel foram o que garantiram o prêmio”, resume Andréa, explicando como agora na EasyObras, a ideia é levar essas experiências para as obras de Bauru.

publieditorial

Serviço
EasyObras
Contato: (14) 99812-1849
Site: www.easyobras.com.br
Instagram: @easyobrasbr
Facebook: /easyobrasbr

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …