Neste fim de semana acontece o Circuito Beach Tennis Bauru – Etapa Praia Bauru, segundo open organizado pelo Praia Bauru, uma academia da modalidade com sete quadras de areia, aulas de vôlei e futebol e locação de campo society.

O que parece apenas uma competição de um esporte em alta, na verdade, é mais um passo no desejo do trio Carlos Chechi, Maurício Nagami e Lucas Nagami de transformar Bauru em referência de beach tennis na região.

Esse plano começou com o Carlos, que buscava um negócio esportivo e acompanhava o crescimento do beach tennis pelo país. “Já estava uma onda em grandes cidades e não tinha como não chegar aqui”, diz Cheche, explicando que queria ser um dos primeiros espaços do esporte na cidade.

Para ajudar, ele pediu orientação ao Maurício, amigo e empresário há quase 30 anos. As ideias ficaram tão avançadas, que Maurício e o filho Lucas decidiram virar sócios de Carlos. O que chamou a atenção de Nagami foi a possibilidade de oferecer um esporte acessível. “O Carlos me falou sobre a democratização do beach tennis, que é uma pegada muito interessante”, conta.

Uma “democratização”, segundo o trio, não só por valores, mas também pelas questões físicas. Enquanto outros esportes limitam pelo contato, força ou altura, o beach tennis permite que todo tipo de público jogue junto.

Foi um detalhe que Carlos descobriu quando respondeu rapidamente “beach tennis” a um amigo que perguntou: “Que esporte eu posso praticar com minha filha de 15 anos?”, relembra.

Beach Tennis

“Eu acho que é um esporte que permite diversidade. Você pode trazer sua família, seu irmão mais novo, sua namorada… e não tem muita diferença, porque é um esporte onde o que sobressai é a técnica, finaliza Maurício.

Praia Bauru

Portanto, inaugurado no dia 31 de agosto de 2020, o Praia Bauru nasceu como um espaço para treinamentos de beach tennis, embora tivesse também vôlei e futebol em aulas e locações.

Beach Tennis

Entretanto, no início, o trio percebeu que o beach tennis precisava de um extra para atrair os bauruenses. “Decidimos capacitar professores! Convidamos pessoas do meio esporte aqui de Bauru e oferecemos cursos em cidades que tivessem mais avançadas na modalidade”, diz Maurício.

Nessa perspectiva, trouxeram professores especialistas, compraram equipamentos de qualidade e melhoraram as quadras.

Da mesma forma, o trio também reforçou a socialização dentro do local. Além do bar entre as quadras de areia e society, o Praia Bauru também tem o Clubinho, principal serviço deles. 

Com horário noturno, o Clubinho é uma modalidade na qual todos ficam à vontade para jogar nas quadras. Todos praticam o beach tennis nas quadras e vai “rodando” os jogadores, o que cria uma interatividade. “Essa dinâmica faz com que todo mundo acabe tendo esse clima amistoso. É muito legal essa convivência”, finaliza Maurício.

Criação do ranking e da liga

Nesse sentido, mais do que ser um espaço para praticar o esporte, o Praia Bauru quer fomentar o beach tennis. Dois passos nessa direção são a criação do ranking e a organização da liga.

Beach Tennis

“Eu chamei nomes importantes do esporte e da modalidade para ajudar nesse trabalho”, explica Maurício, comentando sobre algumas atividades em andamento. “Nós estamos criando conselho de ética e vamos começar a rodar etapas do circuito de beach tennis”. 

O principal objetivo deles é aumentar a qualidade do beach tennis em Bauru, que pode melhorar em comparação com outras regiões do estado. 

Beach tennis

Nesse sentido, o ranking ajuda a organizar a modalidade e cria incentivos, enquanto os torneios oferecem oportunidades para jogar de modo competitivo e atrair bons atletas para a cidade.

“Por isso, decidimos oferecer uma premiação alta [no torneio do fim de semana] para atrair talentos para disputar o torneio aqui em Bauru, inclusive vamos até ajudar nas hospedagens. Desta forma, vamos conseguir aumentar o nível técnico e fazer a liga correr pela nossa região”, explica Nagami. 

Quadras de beach tennis

Aulas e locações

O beach tennis é carro-chefe do Praia Bauru. Além do Clubinho, eles oferecem aulas de beach tennis para adultos (incluindo para pessoas acima de 40 e 50 anos) para ensinar a técnica e treinar os movimentos, com opções para quem está começando e para os mais avançados. 

As aulas estão abertas todos os dias da semana e podem ser nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ademais, o local oferece dias experimentais para quem quer conhecer o esporte.

Além do beach tennis, o Praia Bauru disponibiliza aulas de vôlei e futebol (para crianças), e locação dos campos de society. O local também adiciona o futevôlei entre as opções de aula, para quem quer aprender esse esporte popular no país praticado nas quadras de areia.

O primeiro jogo em Bauru

A imersão deles na beach tennis é perceptível na conversa com o trio. Além dos grandes planos para o futuro da modalidade, o passado também está na ponta da língua. Eles sabem tudo sobre a história do esporte, desde o surgimento na Itália nos anos 1980 até o primeiro jogo aqui em Bauru, na Av. Getúlio Vargas.

“Quem trouxe o beach tennis, inclusive está no jornal, foi o Helder Gouvea, em 2011. Ele e alguns amigos improvisaram uma rede lá nas quadras da Getúlio e decidiram jogar uma partida de beach tennis”, conta Maurício.

Além disso, segundo Maurício, eles trabalham para que o esporte se desenvolva com a cultura do fair play dentro da areia e fora dela, com a relação saudável entre as diferentes academias da cidade.

Tudo para fortalecer o esporte em Bauru e na região. “Eu acho que ainda vai crescer muito mais, a tendência é ser um esporte forte aqui em Bauru, e estamos aqui para contribuir para isso”, finaliza.

publieditorial

Serviço
Praia Bauru Beach Tennis
Endereço: Rua Pernambuco, 3-17
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 23h
Contato: (14) 98201-8003
Instagram: @praiabauru
Facebook:/Praiabauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…