Com 8,5 milhões de km², o Brasil é um país de dimensão continental que mistura diferentes identidades. Cada canto do território conta uma história com seus monumentos e manifestações culturais.

Esse é o mote da edição de 2021 da campanha de pratos comemorativos do Spoleto, lançada na semana passada.

Neste ano, são oito pratos de porcelana da Oxford ilustrados com representações de diversos aspectos da cultura brasileira, que vão do boto e boi bumbá ao funk, passando por indígenas e gastronomia de rua, como o pastel e o acarajé.

Sócios do Spoleto no Bauru Shopping

Dessa forma, é uma ação que simboliza a franquia: comida da Itália com um “tempero” local. “A nossa proposta é democratizar a cozinha italiana de um jeito brasileiro, resume Marcelo Andrioli, franqueado do Spoleto do Bauru Shopping. “Os ingredientes são buscados e importados da Itália, mas fazemos uma adaptação aos nossos costumes. Damos a nossa cara”.

Para Carol Andrioli, esposa e sócia de Marcelo, a campanha fortalece as raízes. “O povo tem orgulho de ser brasileiro e acho que esse é um momento de olhar para dentro do nosso país e enxergar a nossa cultura. Nesse sentido, achei ótima a ideia e acredito que a coleção representou bem o país”, diz.

Assim, os próprios clientes do restaurante já transformaram os pratos em objetos de desejo, como Marcelo percebeu antes mesmo do início da campanha. “Nas redes sociais foi uma febre! Nós postamos a chegada dos pratos, como se fosse um teaser. Muita gente começou a perguntar, queria saber quando ia começar e como podia ter um”, comenta.

Para ganhar um prato, que possui quantidade limitada, é preciso comprar uma refeição do Spoleto, adicionar uma bebida, e pagar mais R$ 7,90. Outra maneira é adquirir de forma avulsa por R$ 29,90.

Como os pratos foram escolhidos

A escolha dos pratos foi feita por meio de um concurso com a pergunta ‘Afinal, o que representa mais o Brasil do que futebol e samba?’. Artistas do país inteiro enviaram ilustrações e, nas redes sociais, o público escolheu as melhores.

Dos oito vencedores, sempre tem “os queridinhos dos clientes”, comenta Carol, e o casal já sentiu quais são nos primeiros dias da campanha. Para eles, o ‘Nativa Brasileira’ e o ‘Das favelas pro mundo’ devem ser os primeiros a acabar. “Um representa o funk e o outro a Amazônia. Acho que é uma brasilidade que vai ser bem procurada”, acredita Marcelo, embora o favorito dele seja outro. 

Sócios do Spoleto no Bauru Shopping

“Eu gosto do ‘Mistura cultural e coração tropical’, que tem a baiana com o Acarajé, o Cristo Redentor, o MASP representando São Paulo e a Arara trazendo a Amazônia. É Brasil sintetizado em um prato só!”, enfatiza.

Sócios do Spoleto no Bauru Shopping

Independente do favorito, para Carol, o legal mesmo é completar a coleção. “Cada prato tem seu estilo, e juntos viram uma boa combinação”, comenta a franqueada, que fala com propriedade: a parede da cozinha dela é decorada com os pratos de diversas coleções do Spoleto.

Pratos de coleções anteriores na parede do casal (foto: arquivo pessoal)

Cinco anos de Spoleto

A campanha dos pratos comemorativos deste ano tem um sabor especial para o casal: a comemoração de cinco anos deles à frente do Spoleto no Bauru Shopping.

Sócios do Spoleto no Bauru Shopping

Ele, engenheiro, e ela, advogada e estudante de arquitetura, decidiram trilhar novos rumos em 2016, quando Carol trabalhava no shopping e surgiu a oportunidade de assumir a unidade da franquia.

“Empreender era algo que queríamos, mas tínhamos medo. Passamos quase um ano negociando e, quando deu certo, entramos de cabeça”, relembra Marcelo, contando que foi o desafio ainda maior, pois assumiram no dia 23 de novembro, próximo ao Natal, os “meses mais corridos do ano”.

Agora, o casal celebra cinco anos da mudança de carreira e agradece por ter sido em uma franquia na qual se “sentem em casa”, comenta Carol. Com isso, em pouco tempo, os dois demonstraram resultados com o restaurante.

Em 2018, eles foram uma das primeiras unidades a integrar o ‘Minha Cozinha Italiana’, o atual modelo do Spoleto, que oferece produtos mais frescos. Além disso, o Marcelo foi eleito para o Conselho de franqueados, que conta com 15 representantes do Brasil todo que representam 350 restaurantes junto à franquia. Ademais, eles já estiveram ranqueados entre os 3 melhores restaurantes da marca. 

Receita de sucesso

Para a dupla, esses resultados se devem a três ingredientes: gosto pela marca, gestão presente e incentivo aos funcionários. No primeiro ponto, basta olhar para a parede da casa deles para entender a admiração.

Esse apreço pela marca também é percetível na gestão presente dos dois. Desde que assumiram a unidade, os dois acompanham o ritmo da cozinha e da interação com os clientes. “Estar aqui gera uma sensibilidade que faz a diferença”, diz a empresária.

Por fim, Marcelo destaca o respeito pela equipe. “Afinal de contas, o Spoleto é feito pelas pessoas que trabalham aqui”, resume. 

Nesse sentido, além do incentivo no dia a dia, eles implantaram um programa de capacitação que, uma vez por mês, traz um palestrante, faz um café da manhã e sorteia prêmios. Somado a isso, o Spoleto oferece uma plataforma online de psicólogos para os funcionários. 

“Acreditamos que isso dá frutos. Uma equipe forte e com a cabeça em paz consegue trabalhar melhor no dia a dia”, comenta Carol. Para Marcelo, o melhor atendimento ao cliente só é possível quando existe harmonia dentro da equipe. 

Para o empresário, são ensinamentos trazidos somente com a prática. “Nada como empreender para se aprender a empreender. Não tem escola que ensina o dia a dia, pois começar exige coragem, ousadia e resiliência. Por isso, estamos muito felizes com o crescimento que sentimos nesses cinco anos”, finaliza. 

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Serviço
Spoleto Bauru Shopping
Endereço: Praça de Alimentação do Bauru Shopping. R. Henrique Savi, 15- 55
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 22h
Contato: (14) 3204-0888
Instagram: @spoletobauru
Facebook:/spoletobauru

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