A Associação Wise Madness, há 15 anos em Bauru, foi contemplada por um edital da Benfeitoria, plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental.
O edital é um matchfunding, fomento que mistura o financiamento coletivo com aporte de parceiros, que multiplicam a arrecadação. De forma geral, esta modalidade funciona da seguinte forma: para cada R$1 arrecadado pelos projetos selecionados por intermédio da plataforma da Benfeitoria, o Fundo Todo Cuidado Conta contribui com mais R$2, até que o valor de R$30.000 seja alcançado.
Caso o projeto atinja 100% ou mais da meta estipulada na campanha, a instituição recebe o dinheiro arrecadado. Caso a campanha não atinja a meta, o dinheiro é devolvido aos apoiadores. Ou seja: é tudo ou nada!
Aqui em Bauru, a Wise Madness criou a campanha de arrecadação para comprar um conteiner. O espaço dará vida ao primeiro bazar dos jovens empreendedores da associação. Até o momento, a campanha conta com pouco mais de R$27.000,00, então falta pouco para atingir a meta.
Assim, os bauruenses podem ajudar com quantias a partir de R$20, basta doar pelo link: benfeitoria.com/bazarcontainerestilo. Para cada valor de doação, o apoiador recebe um tipo de recompensa.
Bazar Conteiner
O bazar tem como principal objetivo favorecer a autonomia, independência e inserção social dos jovens por meio da revitalização/ customização e comercialização de peças usadas para vestuário. Assim, busca contribuir para o empreendedorismo e geração de renda, além de propor alternativas de enfrentamento às agressões ao meio ambiente.
O projeto ainda visa inserir adolescentes a partir de 16 anos no mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo e criatividade.
Na prática, são três passos para concluir o Bazar:
- A primeira etapa já foi realizada e consistiu na preparação dos jovens por meio de um curso de gestão de marca; redes sociais para negócios; produtos; artes visuais; divulgação e marketing; parcerias e doação de produtos;
- Já a segunda etapa, que será iniciada em breve, é focada nas vendas online. Assim, eles contam com um local preparado para receber as doações onde será feita a triagem, higienização e armazenamento das peças;
- Por fim, o passo três é a loja conteiner, que poderá se tornar realidade com o financiamento coletivo.
Sobre a Wise Madness
Nascida em 2006, a associação sociocultural Wise Madness surge com a missão de ser um agente transformador social. Atualmente, conta com uma estrutura de 4 SCFV (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos) atendendo crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo oficinas de artes, esporte e lazer.
Além disso, ainda tem duas Casa Abrigos, a Wise Hope e a Lar Emanuel, que atende crianças em situação de acolhimento institucional, em período integral. Assim, totaliza cerca de 600 crianças atendidas pela associação e mais 95 colaboradores na equipe, sendo 65 funcionários e 30 voluntários.
A Wise conta com três frentes de empreendedorismo social que atua entre o setor 2 e 3, ou seja, são empresas que buscam uma auto-sustentabilidade, sem visar o lucro, propondo impacto social ou a solução de uma problemática social. Portanto, as três frentes são : W.lens Produtora Audiovisual, Bazar Container e a Vintage House.
Por fim, a associação também conta com iniciativas de esportes e cultural por meio da escola de skate e da companhia de artes, que trabalha com apresentações e aulas de diversas vertentes da artes integradas.