As mesas ganham toalhas brancas, a iluminação muda e os copos dão lugares às taças. É assim que o Monte Serrat Restaurante se transforma no Monte Serrat Bistrô.

“Um dos grandes desafios foi ter dois lugares dentro de um só. Ser um restaurante por quilo de dia e um restaurante à la carte a noite”, informa Luciano Cavaretto, proprietário do local.

Com o objetivo de proporcionar experiências gastronômicas para além de alimentar, o novo serviço traz cardápio franco-italiano, carta de vinhos e drinks.

O que é um bistrô

De origem francesa, o bistrô nasceu como um restaurante simples e comandado por mulheres. O cardápio pequeno contava com pratos fartos, baratos e populares da culinária do país.

O conceito mudou da França para o Brasil. Aqui o que conhecemos por bistrô é um restaurante sofisticado, com ambiente aconchegante, cardápio sazonal, particular e normalmente elaborado por um especialista em culinária francesa.

 

De escola franco-italiana, Gabriel Coelho foi o responsável por trazer o bistrô para o Monte Serrat. Chefe de cozinha do restaurante bauruense há três anos, dedicou os últimos 11 meses para criar o novo cardápio.

Gabriel Coelho finaliza o prato camarão em bisque

“Eu ficava na cozinha depois do expediente testando minhas ideias, trazendo minhas vivências para os pratos e explorando a sazonalidade de cada alimento”, informa.

Novo cardápio

Brusqueta de tainha defumada é uma das sete opções de entradas do cardápio do bistrô. A seleção traz tainha curada e defumada em lenha de laranjeira com sardela e geleia de tangerina.

Já nos pratos principais, o pato à cacciatora ganha destaque. A inspiração do “frango à caçadora”, prato típico italiano, leva sobrecoxa de pato cozida lentamente com melado de laranja em cojunto com pinole, arroz negro, vegetais e cogumelos, todos cozidos no caldo do pato.

“Me inspiro no frango à caçadora e na galinhada, mas uso arroz negro para fazer ele. Não é um frango à cacciatore, é um pato à cacciatore”, afirma Gabriel.

Além dele, há mais nove opções de pratos principais que trazem carne bovina, de carneiro e frutos do mar, como, vieira, salmão, polvo e camarão.

Camarão em bisque. O prato é composto por camarões rosa graúdos grelhados, risoto de açafrão iraniano e molho bisque

Na parte de massas e risotos, o risoto de beterraba se destaca pelas cores e sabores. A receita combina coalhada da casa e três tipos de beterrabas: katrina, amarela e chioggia, também conhecida como beterraba italiana.

Outro prato que compõe as seis variedades de massas e risotos é o spaghetti à carbonara, que faz jus à receita tradicional da Itália.

Com massa fresca feita na casa, o prato é apresentado com guanciale de produção própria. A iguaria trata-se da bochecha suína curada e maturada durante 45 dias. A receita ainda leva pimenta preta, emulsão de ovo caipira e pecorino romano.

A gente faz todo o processo aqui. Por isso é especial. Quando chega aquele carbonara na mesa, a gente sabe que demorou no mínimo alguns 45 dias para ser preparado”, afirma o chefe.

Gnocchi com bochecha. Gnocchi de sêmola com ragu de bochecha suína defumada em lenha de pecã

Para finalizar, há cinco sobremesas: fondant de chocolate e tangerina, pudim de pistache, tiramisù, paris brest com creme manteiga de amêndoas e torta de maçã.

Carta de vinhos e drinks

Luciano Cavaretto é um enófilo, pessoa que gosta de vinho, consome e estuda sobre o tema com frequência. Ele procura conhecer a bebida, entender o processo de produção e tipo de safra.

Pensando em harmonizar os pratos do bistrô com vinhos e espumantes, o restaurante apresenta uma carta com 40 opções que vão dos nacionais aos argentinos, chilenos, espanhóis, portugueses e italianos.

Dentre eles, destacam-se os vinhos da vinícola Lídio Carraro, localizada na região de Bento Gonçalves-RS. Inclusive, o rótulo “Dádivas Chardonnay” foi selecionado pela sommelier da Rainha Elizabeth II para constar na carta de vinhos da monarca.

“Os vinhos deles não são envelhecidos em barris para ficarem com aquele sabor amadeirado. Eles têm uma filosofia mais purista, buscam explorar a característica da uva a fim de que se tenha a experiência da fruta em si. Ao final de alguns rótulos, você tem até a borra da uva”, explica Luciano.

Além dos vinhos, o local conta com a carta de drinks elaborada pelo mixologista Marcelo Yamada, que apresenta duas opções autorais.

Insumos frescos e sazonais

Um dos diferenciais do restaurante é a compra de insumos. Gabriel e Eunice Tenório, também proprietária do local, são cuidadosos na hora de adquirir os ingredientes para o restaurante.

Os dois buscam alimentos frescos e da época, já que são mais saborosos e nutritivos.

“A gente tem um cuidado muito grande com os insumos que vêm de fora. Por exemplo, a gente compra o camarão de madrugada para ele estar aqui fresco. Se em alguma época do ano esse camarão não estiver bom, o prato com ele vai ser suspenso”, informa Gabriel.

Comida para o dia a dia, bistrô e eventos

Nice e Luciano sempre tiveram vontade de ter um negócio próprio. Com isso, inauguraram o Monte Serrat em 2016. O nome do local é uma homenagem ao pai de Luciano, que era devoto de Nossa Senhora do Monte Serrat.

O casal resolveu aderir ao buffet com o objetivo de proporcionar comida de qualidade para as pessoas que estão fora de casa durante a semana.

Atualmente, o restaurante por quilo oferece cerca de 26 opções de pratos quentes da culinária brasileira e mais de 50 opções de saladas com molhos, queijos e frutas.

Além disso, de segunda a quinta-feira o local está disponível para receber eventos fechados.

“Fazemos alimentação não só para matar a fome, mas para causar emoções e sensações. Ver as pessoas satisfeitas é gratificante e nos motiva”, finaliza Luciano.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Social Bauru (@socialbauru)

publieditorial

Serviço

Monte Serrat
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 5-77 – Vila Guedes de Azevedo, Bauru-SP
Telefone: (14) 3879-3889
Telefone WhatsApp: (14) 99814-3731
Horário de funcionamento almoço: segunda a sexta-feira das 11h às 15h.
Horário funcionamento bistrô: sexta e sábado a partir das 19h.
Site: www.monteserrat.net.br
Instagram: @monteserratgastronomia

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…