Desde que entrou na faculdade, há 16 anos, a veterinária Nathália Carreira Cardoso sabia que a cannabis poderia ajudar no tratamento de animais. “Sempre considerei como uma planta que contém elementos naturais importantes”, comenta.

Entretanto, somente no meio deste ano ela encontrou um lugar para se especializar em medicina veterinária canabinóide e descobriu como aplicar no cuidado dos animais. Nathália fez o curso do professor Fábio Mercante de San Juan, conhecido como ‘Dr. Petcannabis’, um dos primeiros especialistas no assunto no Brasil e instrutor há mais de 10 anos.

Nas aulas, ela aprendeu sobre as diferentes formas de usar a cannabis, especialmente por meio dos óleos, que ajudam tanto em problemas patológicos quanto comportamentais.

Nathália Carreira Cardoso (foto: Lucas Lopes)

Para algumas patologias, a cannabis contribui para a recuperação dos animais, ajudando no tratamento de diversas doenças, como problemas no sistema neuromuscular, epilepsia, patologias degenerativas, sequelas de cinomose, artrite e artrose, distúrbios neurológicos, entre outros.

No comportamental, consegue estimular mudanças nos hábitos, lidar com a ansiedade e stress, e reduzir a agressividade, que ela exemplifica com um caso. 

“Era um paciente hiper agressivo, que precisava de cirurgia. A tutora me procurou porque ficou com medo do pós-operatório, de não conseguir passar a medicação e fazer curativo”, conta. “Eu prescrevi, ela fez o tratamento com cannabis e agora o cachorro está uma graça! Socializa e deixa passar a mão”.

Veterinária

Isso porque os componentes do óleo de cannabis fazem a “modulação da homeostase”, que resumidamente significa colocar o corpo em equilíbrio. “Não é uma cura milagrosa”, enfatiza a veterinária. O que acontece é reação dos sistemas do animal aos elementos presentes no produto extraído da planta.

Prescrição do tratamento

Com o curso, a Nathália se tornou uma das únicas prescritoras dos óleos da medicina veterinária canabinóide na região. No Brasil, são mais de 1,2 mil profissionais na área.

Dessa forma, a veterinária apenas prescreve os óleos. Ela não vende. É uma possibilidade aberta pelo código de ética dos médicos veterinários, que libera os profissionais para recomendar os tratamentos que considerem mais eficazes, embora ainda não haja norma legal para o procedimento.

Veterinária

Assim, o trabalho dos prescritores como a Nathália é receitar os óleos de cannabis, indicar a dosagem – dependendo da necessidade do tratamento e podendo associá-los com outros medicamentos – e acompanhar a evolução do paciente durante o tratamento, que pode durar dias, meses ou até mesmo por tempo indeterminado. 

Após a prescrição da Nathália, são os tutores que adquirem os óleos e aplicam nos pets. “O óleo tem uso oral e geralmente começa com dose mínima. Depois, tudo depende da recuperação animal para ver se aumenta ou diminui as doses”, explica Nathália, esclarecendo que os óleos não viciam. 

Pacientes tratados

Atualmente, ela usa o tratamento em alguns pacientes, sendo dois para ajudar no comportamento. Em outros, ela acompanha os resultados para diferentes doenças, como hipoplasia medular e neoplasia ocular.

Mesmo dentro de casa, ela acompanha os resultados, com dois dos três cachorros dela. A pug Jordana, que tem sarna demodécica e trata apenas com óleo de cannabis, e o york Francisco, que tem artrite e artrose.

Convencional e integrativa

Apenas para cachorros e gatos, a Nathália também atua com medicina convencional, com consultas de clínica geral, exames e aplicação de vacinas. 

Com a terapia da medicina canabinóide, ela amplia a atuação para medicina integrativa e holística, que oferece tratamentos sem utilização de alopáticos.  “Sempre considerei como as plantas podem ser remédios”, comenta Nathália, dizendo que esse vai ser o foco dela nos próximos anos.

O atendimento é apenas em domicílio, 24 horas (dependendo de disponibilidade) e com plantões nos fins de semana.


Nathália Carreira Cardoso (foto: Lucas Lopes)

Infância na fazenda

Nascida em Andradina, Nathália Carreira cresceu em contato com os animais, pois o pai Idmir Cardoso é administrador de fazendas há mais de 40 anos, “inclusive é neto do Rei do Gado, dono da fazenda Santa Lúcia [hoje propriedade de Sr Edgard Andrade de Toledo Piza]”, o Joaquim Antônio de Moura Andrade, fundador de Andradina, como ela conta. 

“Portanto, sempre estive em relação com a natureza e com os animais”, complementa. “Criei cavalos, andava com gado, cabrito, ovelha, porco, brincava com as galinhas, pato, periquito e papagaio…”.

Ou seja, cuidar dos animais era o caminho natural. “Não tinha como não entrar na medicina veterinária”, brinca Nathália, explicando como fez o curso na cidade natal e vinha para cá fazer estágio. Após o fim da graduação, mudou-se para Bauru e começou a atender pacientes em domicílio.


Nathália Carreira Cardoso (foto: Lucas Lopes)

publieditorial

Serviço
Dra Nathália Carreira
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h. Atende emergência 24h (dependendo de disponibilidade)
Contato: (14) 98124-5770
Instagram: @vetnathcarreira

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…