Como seres vivos, as plantas também exigem cuidado e atenção. Quando bem tratadas, elas dão um show de beleza e exuberância, enfeitando casas, condomínios e empresas.

Esse espetáculo natural só é possível porque muitos profissionais se empenham em manter a qualidade de vida das espécies. No Império das Plantas, em Bauru, a equipe procura oferecer o ciclo completo dos projetos paisagísticos, desde a idealização com o responsável até a implantação e orientações para manutenção.

Vida onde você estiver

A empresa atende projetos em áreas residenciais, prédios, empreendimentos e loteamentos. O responsável da equipe é responsável por montar os projetos e orientar os clientes, que estão em Bauru e cidades em um raio de até 100 km.

“Nós fazemos uma reunião para absorver o que os clientes gostam. Assim, colocamos no projeto e fazemos a parceria dar certo”, esclarece Jaluza e Roger, proprietários do negócio.

O tempo de implantação depende do tamanho do projeto e necessita de cuidados redobrados, especialmente nos primeiros dias. Para fortalecer a planta, é utilizado adubo de enraizamento e artifícios para conter a umidade, como substrato ou terra vegetal.

A loja também oferece a assistência técnica para os interessados. A equipe faz uma consultoria com orientações na parte de jardinagem sobre a implantação, poda, adubação e os processos relacionados aos projetos paisagísticos.

O Império das Plantas faz até mesmo a entrega de produtos como terra e adubo. Dessa forma, os contratantes (como administradores de condomínios, por exemplo) não precisam ir até as lojas para retirar o que precisam.

Com o know-how dos colaboradores, se algo acontecer com a planta é possível identificar os motivos e tratá-las, quando possível. “Nós estamos sempre orientando os clientes sobre o que é normal ou não. É muito difícil perdê-las, já que procuramos trabalhar as plantas nos ambientes certos para elas”, comenta Roger.

História do Império das Plantas

Os projetos paisagísticos já eram o foco da loja há 13 anos, quando Roger Sartori e Jaluza Finotti decidiram tocar a empresa como sócios.

Roger se formou em técnico agrícola e manteve uma empresa de fornecimento de verduras para mercados durante 20 anos. Para agregar ao que já tinha, ele entrou em uma primeira sociedade com um colega, que acabou não dando certo.

Como o casal já tinha a ideia de abrir um negócio desde o início do relacionamento, Jaluza passou a ser sócia-proprietária do Império das Plantas junto com o marido.

Quando percebeu que seria difícil conciliar as duas empresas, Roger decidiu focar no novo negócio. “No começo éramos apenas eu, a Jaluza e mais três funcionários. Hoje, temos aqui 27 colaboradores, diz.

Quatro unidades em Bauru

Após muito tempo de dedicação, erros e acertos, o negócio começou a crescer. Atualmente, o casal administra quatro unidades da empresa – duas no Ceasa, uma no Bauru Shopping e uma no Boulevard.

Nas lojas do Bauru Shopping e Boulevard Shopping, o lema do Império das Plantas é “presenteie com vida”. Lá, os clientes podem encontrar produtos para entrega imediata como arranjos prontos e presentes.

No Ceasa ficam duas lojas – uma delas focada na venda de vasos e artigos de decoração e a outra com um viveiro.

Mais de mil espécies

De acordo com o casal, o acervo do Império das Plantas no Ceasa conta com mais de mil espécies. Existem unidades de pequeno, médio e grande porte, podendo ser florais, frutíferas, ornamentais, entre outras.

Se o cliente quiser uma planta específica, a equipe se dispõe a procurá-la e trazê-la sob encomenda. “Nós sempre damos a orientação, porque às vezes o cliente viaja para o sul e quer uma planta que fica linda lá. Mas como nosso clima é diferente, talvez a planta não sobreviva aqui”, explica Roger.

O compromisso da empresa, segundo os proprietários, é trabalhar sempre com a verdade. Em todos os atendimentos, os compradores são orientados sobre as melhores espécies para ambientes internos e externos, e também quais precisam de maiores cuidados.

Seguindo todas as instruções dadas pela equipe, dificilmente os clientes têm dificuldades no cultivo.

Apesar de trabalharem no ramo há 13 anos, Jaluza conta que o universo das plantas é infinito e isso é muito positivo. “Nós também estamos aprendendo diariamente, estudando e conhecendo espécies novas”, aponta.

“Boom” na pandemia

Durante a pandemia, a procura pelas plantas aumentou. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, o setor de flores e plantas fechou 2020 com crescimento de 10% garantido pelas vendas de plantas ornamentais e flores em vasos, que também são especialidades do Império das Plantas.

“Nós começamos a arrumar muitas casas para quem queria fazer horta, cantinho verde, e o urban jungle, que é o conceito de mini selva em casa que veio para agregar”, explica Jaluza.

Urban jungle – em português, selva urbana – é um estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza em ambientes internos.

Outro conceito muito procurado pelos clientes do Império das Plantas é o painel verde. Nesse caso, por mais que seja muito bonito, Jaluza diz que ter um sistema de irrigação é quase indispensável, principalmente em Bauru, onde faz muito calor.

As plantas queridinhas

Existem plantas que se destacam e acabam caindo no gosto dos clientes. É o caso da costela de adão, da jiboia e das suculentas, que têm milhares de espécies e já viraram até objeto de coleção na casa dos brasileiros.

No entanto, quem está começando deve entender que o cultivo é um processo que exige dedicação e paciência. Segundo a proprietária, muitas pessoas se frustram quando começam a cuidar de plantas, porque não sabem cuidar da forma certa e acabam perdendo suas mudas.

“Para quem está começando, eu sempre indico as plantas mais fáceis de cuidar, como a chamaedorea e zamioculca. Se não perder, aí você vai para essas que são mais bonitas e requerem um cuidado maior e diário”, explica.

Fornecedores e adaptação

O Império das Plantas tem fornecedores em Holambra, que cultivam as espécies em estufas, e também agricultores de todo o Brasil que criam as plantas no campo e depois fazem o transporte até que elas cheguem em Bauru.

Por conta dessa diferença de clima e espaço, muitas vezes, os colaboradores da empresa preferem respeitar o tempo de adaptação da planta para depois comercializá-la quando estiver mais bonita e saudável.

No viveiro da loja, uma pessoa fica responsável apenas por cuidar das plantas, fornecendo água, adubo e fazendo a manutenção das folhas.

Os valores das espécies variam de acordo com o tipo, tempo de vida e tamanho delas – de mudinhas de alface de 20 centavos a árvores de mais de seis mil reais.

publieditorial

Serviço
Império das Plantas
Endereço:

  • CEASA: Av. Nações Unidas, 50-98 – Núcleo Res. Pres. Geisel
  • Boulevard Shopping: R. Marcondes Salgado, 11-39 – Chácara das Flores
  • Bauru Shopping: R. Henrique Savi, 15- 55 – Vila Nova Cidade Universitária

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados das 8h às 13h (Ceasa), todos os dias das 10h às 22h (Shoppings)
Contato: (14) 99737-4597
Instagram: @imperiodasplantas
Facebook: /plantasimperio

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…