Quando a Casa Carvalho abriu as portas na Rua Batista de Carvalho, em 1924, o terno era usado até para ir ao cinema e o chapéu era um acessório importante. Quase um século depois, o jeito dos homens se vestirem mudou, assim como os pontos onde eles compram roupa social.

Acompanhando esta evolução, a loja de moda masculina bauruense mudou de endereço, após 97 anos no tradicional calçadão comercial da cidade. Desde outubro, a Casa Carvalho está na Rua Anvar Dabus, 7-69, além da unidade no Bauru Shopping.

Casa Carvalho

Neto do fundador e há cerca de 50 anos na loja, Cássio Nunes Carvalho diz que a mudança é uma forma de atender um desejo dos clientes. “Nós percebemos que o movimento da Batista era diferente do nosso”, comenta o empresário.

Ou seja, os clientes queriam fugir da correria do Centro e, no novo endereço, a Casa Carvalho consegue dar mais tranquilidade. Agora é mais cômodo para estacionar e a quantidade de pessoas é menor.

“Aqui o pessoal tem mais calma para experimentar as roupas” diz Fábio Souza Carvalho, filho do Cássio, contando como tem clientes que até trazem a família para pedir a opinião sobre as roupas. “Os clientes estão vindo mais e ficando mais tempo, então conseguimos um atendimento dedicado melhor”.

Em dois meses, eles já sentiram a diferença na prática. Além de atrair novos clientes, a loja também trouxe pessoas que recebiam presentes, mas não iam ao local. “A gente percebe que os clientes estão vindo por causa da localização, porque tem mais conforto. Dá para perceber a satisfação dos clientes com essa mudança”, finaliza o Cássio.

Quatro gerações

Inicialmente como alfaiataria, a Casa Carvalho foi fundada por Enéas Pinto de Carvalho, que mudou para Bauru no início do Século XX para aproveitar o crescimento econômico da cidade.

Com a morte dele, em 1943, aos 67 anos, quando a roupa social masculina – especialmente os ternos – já era o principal produto da loja, quem assumiu o local foram os filhos Jaguaribe e Itacolomi.

Desde os anos 70 na Casa Carvalho, Cássio lembra que quando começou a trabalhar no local, “se usava muito terno branco, roupas de linho e o jeans estava se tornando uma peça comum”.

Fábio é a quarta geração da família na empresa e está desde 2006. “Passei por todas as áreas para aprender a operação completa, antes de começar a tomar conta junto com meu pai”, diz ele, explicando como contribuiu para a ampliação dos estilos de moda masculina na loja.

“Eu quis trazer um público mais jovem, resume Fábio. Para isso, adicionou novas marcas e itens como camisetas estampadas e outros modelos de calças jeans.

A equipe faz parte da história

Ao mesmo tempo que as gerações da família Carvalho passaram pela loja, os funcionários também ajudaram a construir a história da marca em Bauru.

Casa Carvalho

A costureira – responsável pelos ajustes nas peças – está desde os anos 80, assim como o vendedor Wilson, que começou na loja em 1987. “Eu nasci um ano antes dele entrar aqui. Então, ele me conhece desde pequeno”, diz o Fábio, comentando como a experiência ajuda no atendimento.

“O Wilson passou por várias fases da loja. Ele conhece fornecedores, materiais, estilos e peças. Outros funcionários também são antigos e têm o mesmo conhecimento, além de receberem treinamentos”, explica. 

Casa Carvalho

Ou seja, o tempo de casa facilita uma venda mais dedicada e conversada. “Os funcionários têm anos trabalhando na Casa Carvalho. Eles batem o olho no cliente e já sabem qual a numeração, o corte necessário e qual marca indicar”, finaliza Cássio.

Todos os momentos do homem

Como resume Fábio, a Casa Carvalho vende moda masculina para “cada momento do homem”, com opções de ternos, polos e camisas, além de acessórios como cinto, carteira, cueca e meia.

Casa Carvalho

Casa Carvalho

“Se é para igreja, casamento e formatura, nós temos ternos. Se for para sair à noite ou algo mais casual, a loja tem camisetas. Vendemos também chinelo e bermudas para os momentos descontraídos, e até pijama”, enfatiza.

Entre as marcas disponíveis, estão Calvin Klein, Dudalina, Individual, Fideli, Highstil, Pierre Cardin e Docthos, além dos sapatos da Democrata. 

Recentemente, a Casa Carvalho adicionou peças da Aramis, inclusive com um setor da loja específico para itens da marca. “Nós gostamos de trabalhar com empresas de qualidade, com boa durabilidade e que apresentem novidades”, diz Fábio.

Casa Carvalho

No Bauru Shopping desde 1991

Além do calçadão na Batista, a Casa Carvalho também está na história de outro ponto de referência de Bauru. A loja de moda masculina é uma das mais antigas do Bauru Shopping.

O centro comercial abriu em 1989 e a loja por lá inaugurou dois anos depois. “Apareceu a vaga de um espaço que seria para roupas femininas, e hoje é uma loja de chocolate. Era um ponto de 35 m², montamos lá mesmo e foi crescendo. Hoje estamos em um espaço que é o dobro do tamanho”, conta Cássio.

Dessa forma, são quase 100 anos de história da Casa Carvalho vestindo gerações de bauruenses. “Tem pessoas que vêm aqui comprar o terno para o filho, porque compraram o próprio terno de casamento na loja. Pessoas que lembram de casamentos, formaturas e festas. É uma sensação de ser tradicional na cidade”, finaliza Fábio. 

Casa Carvalho

publieditorial

Serviço
Casa Carvalho
Endereço: Rua Anvar Dabus, 7-69 | Bauru Shopping. R. Henrique Savi, 15- 55
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 17h. No Natal, será um horário diferenciado.
Contato: (14) 99708-5901
Instagram: @casacarvalho_oficial
Facebook:/casacarvalho

Casa Carvalho

Casa Carvalho

Casa Carvalho

Casa Carvalho

Casa Carvalho

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …