Entender o comportamento do cachorro é um dos primeiros passos para desenvolver uma relação saudável. Apesar da humanização constante, os pets enxergam o mundo de uma forma diferente. Logo, xixi ou cocô em lugares inadequados podem dizer muito mais sobre o bichinho do que você imagina.

Quem explica isso é Vinícius Bittencourt, educador animal bauruense, também conhecido como Tio Petisco. De acordo com ele, é comum as pessoas fazerem analogias sobre o comportamento do cachorro pelo ponto de vista humano e não pela percepção do animal.

“Cada espécie tem o seu próprio ponto de vista. Por isso, entender sobre etologia [ciência que estuda o comportamento animal] é crucial para quem quer dar uma qualidade de vida e respeito ao pet. A partir do momento que cria-se uma linguagem única entre o tutor e o animal, evitam-se conflitos e insatisfação entre as espécies”, explica.

Adestramento comportamental

O adestramento, para além de ensinar truques, é uma das formas de criar essa linguagem única. Por meio dele, o tutor estuda e compreende o cachorro, além de prepará-lo para determinadas situações, como lidar com frustrações e controlar os próprios instintos.

Puxar a guia durante o passeio, fazer xixi e cocô em lugares indesejados, além da falta de socialização com outros animais e pessoas são alguns dos problemas comportamentais mais comuns que podem ser resolvidos com adestramento.

O treinamento é composto pela aplicação de exercícios físicos e mentais que visam o reforço positivo, ou seja, o cão recebe um petisco, carinho ou elogio a cada ação que realiza corretamente. Durante esse processo, é importante a colaboração dos demais membros da família.

Vinícius informa que o treinamento pode ser feito por profissionais da área e pelo próprio tutor, entretanto, no último caso, ele alerta que é necessário uma orientação profissional a fim de evitar problemas.

Quando começar

Muitos tutores têm dúvidas sobre qual é a hora certa para começar o treinamento. A boa notícia é que o período mais indicado é entre o vigésimo primeiro dia de vida e o centésimo, já que cérebro está em formação e mais sujeito à aprendizagem. Deste modo, o tutor pode começar os primeiros passos logo nos primeiros meses de vida.

Porém, no caso de adestramentos fora de casa, como em centros de treinamentos e em contato com outros animais, Vinícius indica a inicialização do cachorro após a terceira dose da vacina V10, imunizante que protege contra dez vírus diferentes.

Enriquecimento ambiental

Alegres e espontâneos, além de água e comida, os cachorros precisam de carinho e atenção. Atividades lúdicas, como passeios ao ar livre, brincadeiras com bolinhas, cordas e demais que envolvam os sentidos do animal, como olfato e paladar, são essenciais para manutenção do bem-estar canino.

Essas atividades são conhecidas como enriquecimento ambiental. Vinícius explica que muitas delas podem ser feitas em casa e com objetos rotineiros.

“O tutor pode colocar comida dentro de uma garrafa plástica ou esconder bolinhas ou petiscos pela casa para que o pet use o faro além de diversas outras atividades que desperte habilidades essenciais do animal”, finaliza.

Quem é o Tio Petisco?

“Seja de pena ou de pelo, a gente tira sua dúvida aqui!”. É assim que Vinícius (ou Tio Petisco), finaliza um dos seus vídeos no canal do YouTube onde compartilha informações sobre o mundo dos cães, aves e demais animais de estimação.

Desde criança, o bauruense tinha afinidade com o mundo animal. Com o objetivo de reunir paixão e trabalho, resolveu adentrar no ramo pet em 2007. De lá para cá, se especializou por meio de cursos e seminários.

Hoje em dia, ele toca o Tio Petisco, centro de treinamento de animais de estimação aqui em Bauru. Lá, ele conta com uma equipe especializada na formação de aves e cachorros. Além disso, presta atendimento online para pessoas do Brasil inteiro.

Creche, hospedagem, cursos, mentoria, proteção pessoal, figuração e banho e tosa são outras soluções oferecidas pela equipe Tio Petisco.

Serviço

Tio Petisco
Endereço: Rua Maurício Silva Valverde, 2-12, Águas Virtuosas, Bauru-SP
Telefone celular: (14) 99762-7144
Instagram: @tiopetisco
YouTube: Tio Petisco
Facebook: /tiopetisco

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Cidade próxima a Bauru tem opções para relaxar em meio a natureza neste feriado

Conexão é uma palavra que resume bem o mundo pós-moderno, até porque estamos sempre ligado…