Há cinco anos, o ITEC (Instituto Técnico de Ensino Chiaradia) atua em Bauru. Criada pelas mãos dos empresários Viviane Chiaradia e Diogo Chiaradia a escola começou aqui oferecendo o curso de manutenção de celulares.

Desde então, expandiu as atividades para outras áreas, como: saúde, construção civil, tecnologia, informática, administração, idiomas e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, são mais de 88 opções de profissionalização dentre cursos presenciais e a distância.

Foto: divulgação/ITEC

Curso de Soldador Profissional em Bauru

Dentre as oportunidades do ITEC, destaca-se o Curso de Soldador Profissional, oferecido pela unidade bauruense desde outubro de 2021. A ideia de trazer a capacitação surgiu por conta da demanda de empresas e profissionais interessados. Além da cidade, o ITEC de Jaú oferece a profissionalização em soldagem.

Atualmente, há sete turmas em andamento com dez alunos por classe aqui em Bauru. De acordo com Diogo, o número limitado visa garantir a qualidade de ensino, já que o laboratório conta com bancadas para cada pessoa.

“Às vezes, o aluno vai em outras escolas e tem três bancadas para dez pessoas. Aqui não. Nós fornecemos estações, materiais e equipamentos individuais”, afirma.

Na ITEC, os alunos são capacitados para soldar por meio de três processos mais utilizados no mercado: MIG, TIG e eletrodo revestido. Para isso, contam com o auxílio de professores com mais de 20 anos de experiência na área.

Aula na prática

Diogo afirma que um dos diferenciais do curso é o aprendizado prático. Com duração de dois meses e meio (75 horas no total), a formação conta apenas com uma aula teórica, responsável por abordar normas de segurança para evitar acidentes e problemas de saúde durante a soldagem.

“O curso é totalmente apostilado e todas as aulas teóricas são direcionadas para as aulas práticas”, informa Diogo.

Além disso, os alunos e alunas têm assistência online por meio de um grupo no WhatsApp. Lá, eles recebem suporte educacional, informações sobre vagas de emprego, dicas de fornecedores e demais referências sobre o mercado de trabalho.

Outro curso de destaque da ITEC é o de bombeiro. (Foto: divulgação/ITEC)

Para quem já é soldador e deseja se especializar em outros tipos de soldagem, a ITEC também trabalha com formações complementares, como especialização em solda com alumínio ou inox.

Certificado válido em todo território nacional

Dois tipos de pessoas procuram o Curso de Soldador Profissional: as que querem entrar no mercado de trabalho e as que já trabalham com soldagem, mas precisam de um certificado válido para continuar atuando. De acordo com Diogo, as empresas estão mais exigentes com relação à mão de obra especializada.

“Desde 2020 as empresas passaram a solicitar o certificado por conta de acidentes e tudo mais. Elas preferem pegar um funcionário mais qualificado”, afirma.

Pensando nisso, o certificado de conclusão no Curso de Soldador Profissional da ITEC é reconhecido e válido em todo o território nacional. Para obtê-lo, o aluno precisa ser aprovado nas disciplinas.

Inscrições

Para se inscrever no Curso de Soldador Profissional é necessário ter mais de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Assim, o aluno pode se matricular por meio do WhatsApp ou de forma presencial na sede da ITEC Bauru, situada na Avenida Rodrigues Alves, em frente à Câmara Municipal.

As opções de pagamento incluem boleto bancário ou carnê, sem consulta no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Além disso, o valor do curso pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito.

Expansão do ITEC

O Instituto Técnico de Ensino Chiaradia é uma rede de ensino que trabalha com cursos técnicos e profissionalizantes. Hoje em dia, a unidade de Bauru também conta com o polo universitário da UNOPAR, com graduação e pós-graduação a distância.

Atualmente, Diogo comemora a atuação do ITEC em Bauru, Jaú, Pirajuí e Amparo. Por fim, em 2022, a Rede de Ensino ITEC tem projetos para abertura de franquias em outras cidades do estado de São Paulo.

Laboratório para manutenção de celulares

Laboratório para manutenção de celulares

Laboratório para cursos na área de saúde

publieditorial

Serviço

ITEC Bauru
Local: Praça Dom Pedro II, 1-43, Centro, Bauru-SP (Em frente à Câmara Municipal de Bauru)
Telefone e WhatsApp: (14) 99689-7636
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e de sábado, das 8h às 17h
Facebook: /Instituto Técnico de Ensino Chiaradia
Instagram: @itec.bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …