Os fundamentos da Medicina Chinesa são muito utilizados por profissionais da saúde no Brasil. A acupuntura é um dos cinco pilares deste sistema terapêutico.

Ela consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo a fim de restabelecer o equilíbrio da energia e auxiliar no tratamento de doenças.

Mesmo sendo uma prática oriental, a acupuntura vem sendo difundida aqui na cidade. O Instituto Marcelo Milanda, em parceria com o Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN), abre as matrículas para mais uma turma no curso de pós-graduação em acupuntura.

Segundo o professor Rogério Suguitani, diretor do CETN, fisioterapeuta e especialista em acupuntura, a formação existe desde 2006 e é destinada a profissionais com nível superior completo na área da saúde, recém-formados ou com algum tempo de atuação. “Os alunos também devem ter uma carga horária mínima de anatomia e fisiologia humana que esses cursos oferecem”, explica.

Carga horária e aulas

A pós-graduação em acupuntura tem duração de 24 meses com um encontro presencial por mês. No primeiro ano, são trabalhados todos os fundamentos da Medicina Chinesa.

“Os alunos têm aulas sobre ventosas, sangria, acupuntura aplicada às especialidades de ortopedia, ginecologia, pronto atendimento, doenças crônicas e degenerativas, entre outras”, completa o professor.

Já no segundo ano, os alunos devem fazer um estágio supervisionado em ambulatório atendendo pacientes, para que todos possam se sentir seguros ao término do curso. Eles também têm aulas de outros recursos da Medicina Chinesa. Além disso, também há aulas sobre noções básicas de outras terapias naturais, como magnetoterapia e fitoterapia, por exemplo.

Os professores especialistas são formados em diversas áreas. O próprio Marcelo Milanda é biomédico, mas fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e dentistas fazem parte do quadro docente dos institutos.

Áreas de atuação

Profissionais certificados com a pós-graduação em acupuntura podem atuar na rede pública e privada em hospitais e clínicas, além de terem autonomia para montar seus próprios consultórios particulares ou atender em domicílio.

A pós-graduação em acupuntura do Instituto Marcelo Milanda e do CETN conta com grupos de 20 a 40 alunos que ingressam a cada semestre. Este ano, a formação já está indo para a sua 32º turma.

As matrículas do curso estão abertas para o primeiro semestre de 2022. As informações sobre a disponibilidade de vagas, valores e horários podem ser consultadas no site e redes sociais do CETN.

Quase 20 anos de história

Marcelo Milanda e Rogério Suguitani iniciaram o trabalho juntos em 2003, na cidade de Marília, onde ambos se conheceram e iniciaram a parceria. Eles então decidiram abrir uma unidade em Bauru, por ser um importante centro econômico da região oeste do estado. “Como o Marcelo já era acupunturista, eu lembrei dele. Já sabia da sua competência, dedicação e seriedade”, comenta.

Professor Rogério Suguitani, do CETN (Foto: reprodução)

Aqui na cidade, os institutos recebem alunos de toda a região, além de cidades mais distantes como Araçatuba e até de parte do Mato Grosso do Sul.

Em 2022, a meta é lançar cursos online de acupuntura e outras terapias naturais dentro do próprio site da escola. “Os alunos formados pelos nossos cursos se tornam profissionais reconhecidos em suas cidades de origem, têm autonomia profissional e podem conseguir uma fonte a mais de renda”, finaliza o diretor.

publieditorial

Serviço
Curso de pós-graduação em Acupuntura do Instituto de Terapias Marcelo Milanda e Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN)
Endereço: R. Machado de Assis, 12-58
Matrículas, informações e valores: cetn.com.br
Contato: (14) 3234-1914 | (14) 98810-8182 (WhatsApp)
Instagram: @instituto_marcelo_milanda | @cetnacupuntura
Facebook: /InstitutodeTerapiasMarceloMilanda | /AcupunturaCETN

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…