A criação da escola Trato, há 12 anos, surgiu de uma carência em Bauru sentida pelo casal Gustavo e Luciana. Um ano antes, os bauruenses tinham inaugurado um banho e tosa e ouviam os clientes e profissionais perguntando sobre cursos na área, além deles mesmo sentirem falta de um treinamento técnico.

“Em Bauru, não existia cursos de banho e tosa. No máximo, alguns profissionais da cidade que ensinavam, mas com poucos horários disponíveis”, relembra Luciana. “Foi aí que começamos a buscar profissionais para ensinar as técnicas e inauguramos a escola”.

No início, a Trato ficava em uma pequena sala, onde “a escola inteira era do tamanho da atual área de secagem”, conta Luciana. Hoje, o espaço na Rua Antônio Garcia tem salas separadas para as aulas de tosa, banho e secagem.

Aula de banho e tosa

Nessa trajetória, a Trato já formou mais de mil profissionais em banho e tosa, ou seja, contribuiu para a especialização técnica da área em Bauru. “É o nosso papel aqui na região: formar profissionais para fazer o serviço de maneira correta”, resume Gustavo.

Ou seja, como afirma o empresário, a ideia da Trato é melhorar a qualidade do serviço ao especializar os profissionais, tanto com os cursos, quanto trazendo profissionais nacionais para realizar workshops.

Um serviço ruim pode ocasionar lesões nos animais, por isso é preciso estudar como cortar, lavar, secar e desembaraçar os fios dos pets. Portanto, ensinar a parte técnica é o principal serviço na escola.

Entretanto, o casal também pensa em como os alunos podem montar – e manter – o serviço, apoiando-os até na parte gerencial. “Criamos essa mentalidade de negócios nos alunos”, enfatiza Gustavo. “Eu não vou só te ensinar, mas também posso te ajudar no processo inicial da sua empresa”.

Aula de banho e tosa

Conteúdos do curso

Como uma escola de cursos profissionalizantes, a metodologia da Trato é presencial e prática. “Quando você está dentro de uma sala de instrução e tem um profissional te orientando, apontando os detalhes e indicando as formas de usar os equipamentos, faz diferença”, enfatiza Luciana.

Aula de banho e tosa

Na escola, o curso de banho e tosa comercial abrange diferentes módulos, cada um deles com entrega de certificado. Nas aulas, o aluno aprende diferentes assuntos, do básico de mexer com a tesoura à aula sobre carrapatos e pulgas.

“O aluno começa com a tesoura, depois aprende visagismo, a passar a máquina, criar formas e fazer detalhes como as patinhas cilíndricas, a famosa tosa bebê e rostinhos. Vai também entender os tipos de pelagem, quando cortar ou raspar, se pode utilizar faca e as diferenças entre os tipos de tosa. O curso é bem completo”, descreve Gustavo.

Aula de banho e tosa

Com aulas de segunda a quarta e exigência de estágio, o curso pode durar entre 30 e 60 dias, dependendo do rendimento do aluno e do horário escolhido, entre integral e parcial.

Além do completo, os módulos também podem ser feitos como cursos livres, e inclui: coloração; adestramento básico para cão bravo; toxicologia e combate a ectoparasitas em cães e gatos; banho avançado; tosa; o primeiros socorros pet; curso de restauração e tratamento de pelagem longa; e curso de corte comercial com tesoura.

Aula de banho e tosa

Para os tutores, a Trato oferece banho e tosa profissional de quinta a sábado, feito pelos professores da escola, e disponibiliza uma oficina para quem quer aprender a dar banho em casa.

Especialização

A Trato também oferece especializações para os profissionais, especialmente para saber como lidar com raças diferentes. Além do comportamento, cada raça exige cortes específicos, como spitz alemão e o golden retriever.

Em 2022, eles pretendem organizar novos workshops de aperfeiçoamento com profissionais renomados.

Aula de banho e tosa

Para Luciana, a proposta da escola de reforçar a qualidade do serviço em Bauru envolve também o aperfeiçoamento. “Nós nunca podemos parar de buscar conhecimento e continuar em busca de técnicas novas, e passamos isso para os alunos. Os profissionais daqui saem com essa cabeça”, comenta.

“Queremos sempre acompanhar a tendência do nosso segmento. Nesses 12 anos, percebemos a evolução dos profissionais e da área. Por isso, a escola sempre busca oferecer as novidades e as necessidades do mercado”, complementa Gustavo, citando participações em feiras e exposições pelo Brasil.

Sutilezas do banho e tosa

Além do conhecimento, o casal destaca como os pequenos gestos são importantes para o banho e tosa. Isso porque é uma área que envolve sutilezas, por exemplo nas aulas de contenção canina, na qual o aluno aprende a acalmar os cachorros para evitar lesões durante os cortes.

Por isso, eles indicam como as aulas práticas e a experiência durante o curso ajudam nesse aprendizado. “Existem formas de segurar o animal para usar a tesoura. São toques diferentes que o cachorro entende”, diz Luciana. 

“Nosso trabalho é manual”, complementa Gustavo. “O processo de detalhes, o toque, sentir o cachorro… é diferente. As tecnologias avançaram e ajudam, mas não mudaram tanto. O mais importante é a técnica com as mãos”.

publieditorial

Serviço
Trato – Cursos de Banho e Tosa
Endereço: Rua Antônio Garcia, 3-49
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 9h às 16h
Contato: (14) 98804-1784
Instagram: @tratocursodebanhoetosa | @luciana.trato
Facebook: /CursoBanhoeTosa

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…