As fotos desta matéria são um exemplo do cuidado da Ana Paula Domingues com a decoração. Antes de cada clique, ela fazia um último ajuste para deixar os espaços mais bonitos. Fundadora da loja de cortinas e persianas Ana Paula Decorações, há 37 anos em Bauru, ela entende como as combinações entre os itens decorativos fazem a diferença para a sensação de aconchego do ambiente.

“Por isso eu digo o tempo inteiro que sou muito feliz no que eu faço. Eu venho todos os dias trabalhar contente”, enfatiza ela, que responde à pergunta ‘Quais foram seus trabalhos favoritos’ com um simples: “Todos”.

Apesar do receio de não falar bem em entrevistas, quando o assunto é decoração e o trabalho da loja na Rua Gustavo Maciel, a conversa com Ana Paula flui com facilidade, porque essa é a paixão dela desde que entrou no curso técnico de decoração e depois na graduação de desenho industrial – hoje design – há cerca de 40 anos.

Depois dos estudos, passou à prática, aprendendo com o pai e sua experiência em cortinas. “Ele tinha uma experiência de vida inteira e me ensinou muito”, comenta. “Ou seja, a decoração está no meu sangue. Meu pai tinha um gosto incrível, onde ele punha a mão, ficava perfeito”.

Loja de cortinas e persianas

Agora, na loja inaugurada no dia 13 de junho de 1984, é Ana Paula quem passa os ensinamentos e entra na terceira geração de vendas de cortinas em Bauru, com o filho Rodrigo Domingues, que trabalha na loja desde 2008. “Eu sempre vinha ajudar, desde adolescente”, conta ele. 

Formado em hotelaria, Rodrigo voltou de um tempo no Canadá e fez pós-graduação em design de interiores para ter mais conhecimento sobre o ramo. “Mas, para mim, tudo o que eu aprendi sobre a área foi no dia a dia com a minha mãe”, conta, relembrando o tempo (2013 a 2019) que abriu uma unidade da loja em Botucatu – hoje fechada – até voltar para Bauru após a gravidez da esposa.

Gerações de bauruenses

Se são duas gerações da família na loja Ana Paula Decorações, também são gerações de bauruenses que passaram por lá. “Tem clientes que minha mãe vendeu as cortinas para casa dela, depois para filha e até para neta”, comenta Rodrigo.

Loja de cortinas e persianas

“Eu me sinto muito feliz por todo esse tempo em Bauru”, complementa a mãe, relembrando de clientes que a chamam toda vez que mudam, como uma cliente que após 30 anos, trocou de casa e a contratou novamente. “É gostoso a pessoa lembrar do seu trabalho e voltar depois de tanto tempo”.

Para eles, a explicação para essa confiança está no cuidado com a decoração, na qualidade dos produtos e na capacidade de indicar o produto certo. “Isso tudo influencia”, explica Ana Paula. “Se você atender mal a pessoa, não entregar corretamente e esquecer o pós-venda, a pessoa não volta. O cliente precisa se sentir bem na loja”, diz ela.

Loja de cortinas e persianas

Nesse processo, a experiência de quatro décadas permite antever como será a composição do ambiente, “porque você sabe o que vai ficar bom e o que não vai”, explica Rodrigo, considerando que é preciso trabalhar com a imaginação, já que somente após a instalação é possível saber qual será o resultado. 

“Por isso, eu gosto de ver o ambiente, porque estar presente é diferente. Muda totalmente quando você sente quais são as melhores opções. Às vezes, aqui eu posso indicar um produto, mas vendo o ambiente, posso ter uma melhor escolha”, finaliza Ana Paula. 

Os produtos na vitrine

Com a decoração da loja toda pensada pela Ana Paula, a vitrine é uma das maneiras de mostrar os diferenciais. “É o que mais nos ajuda a vender”, garante o filho, com o que a empresária complementa: “É o nosso melhor cartão de visita. As pessoas vêm na loja pela vitrine, notam que temos bom gosto e confiam no trabalho”.

Isso porque demonstra as formas de usar os produtos logo na entrada da loja, com dois cômodos. Em um deles, são mãe e filho que montam, no outro, convidam um profissional. Dessa forma, as composições detalham o que as cores e desenhos dos itens da loja podem oferecer ao ambiente.

Ou seja, na vitrine dá para ver os principais destaques da loja, que são: cortinas de diferentes tecidos, formatos e estampas; persianas – que vão das mais simples às mais tecnológicas, controladas por celular -; tapetes; colchas; almofadas e toldos.

Enquanto a vitrine mostra uma composição, o showroom da loja é um local para ver a variedade de opções. Ademais, eles fazem a aplicação para todos os produtos que necessitam do serviço.

No início, vendia apenas cortinas

Hoje com diversos itens de decoração, quando a loja começou, há quase 40 anos, inicialmente em frente à Beneficência Portuguesa, as cortinas eram os únicos produtos disponíveis no local. Naquela época, conta Ana Paula, era necessário ter estoque, pois não tinha como comprar por metro, o que exigia entender o gosto dos bauruenses e escolher bem as opções.

Desde então, a Ana Paula Decorações acompanhou a evolução do mercado em Bauru. Hoje tecnológicas, as persianas entraram na loja há 25 anos, quando eram bem mais simples. 

Loja de cortinas e persianas

“Era muito diferente. Não existiam tantas opções, a persiana era só alumínio”, conta a empresária, relembrando quando a Hunter veio pro Brasil e começou a expandir a qualidade.

O papel de parede foi outro item que chegou depois, somente após a abertura econômica no início dos anos 90 e a chegada de fábricas do produto. Rapidamente a Ana Paula conseguiu a representação de uma fabricante de papel de parede, e aproveitou a alta procura pelo produto.

Os tapetes entraram na loja quase na mesma época, com uma diversidade de opções, que se tornaram ainda mais personalizadas com o avanço da tecnologia.

Assim, mãe e filho compartilham histórias e contam as mudanças da área. Ao mesmo tempo, mostram que, quando o assunto são os itens para decorar os ambientes, a experiência e a relação entre dois fazem a diferença.

publieditorial

Serviço
Ana Paula Decorações
Endereço: Rua Gustavo Maciel, 20-26
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h
Contato: (14) 99185-6753
Site: www.anapauladecoracoes.com.br
Instagram: @anapauladecoracoes
Facebook: /anapauladecoracoes

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…