Apesar dos serviços exclusivos para os industriários, o SESI também possui áreas que o público em geral pode aproveitar, como o Centro de Atividades (CAT). “Muita gente tem essa dúvida, e é bom esclarecer: todo mundo pode frequentar os nossos espaços de saúde e lazer”, convida o diretor do SESI em Bauru, Jader Serni.

Parte do CAT, a academia é um desses serviços acessíveis a qualquer pessoa. Por isso, justamente para conseguir receber mais alunos, o SESI da cidade renovou o local, com objetivo de “aumentar e aprimorar o atendimento, sempre pensando no bem-estar”, explica Carla Dainesi, coordenadora de Qualidade de Vida da instituição.

Em nova área dentro do SESI e aberta desde o último dia 14, a academia agora fica em frente à Av. Duque de Caxias, o que facilita o acesso, pois a entrada é pela tradicional avenida de Bauru.

Academia do SESI

Além disso, a mudança de local permitiu uma alteração essencial na estrutura: os muros viraram paredes de vidro, permitindo uma academia mais aberta e arejada, esclarece Jader. Com isso, o local agora tem uma vista da avenida complementada com as áreas livres do SESI, como a piscina e as flores do jardim.

“É uma visão maravilhosa, que chama a atenção e faz os alunos se sentirem bem”, diz Serni, pensando em como a atividade física precisa ser um momento agradável. Nesse sentido, a iluminação pelo sol também é primordial para a proposta da nova academia.

Academia do SESI

“Eu acredito que a energia de um dia ensolarado contagia, resume o diretor. “Dá a impressão de estar ao ar livre. Se você olhar de um lado, tem uma piscina com uma água ‘azulzinha’. Do outro, tem plantas e os movimentos do carro. Então, é sensação de um ambiente livre, mas com segurança”.

Esteiras tecnológicas

A renovação da academia inclui o aumento da área e instalação de novos aparelhos. Agora, são 68 equipamentos espalhados por 330 m² – antes eram 280 m² -, ampliando em 25% a capacidade de atendimento.

Citando os aparelhos cardio (como elípticos, bicicletas e, em breve, simulador de escadas), os equipamentos de carga e o espaço de pesos livres, Dainesi diz que o local “tem todos os itens essenciais de uma academia”.

Com isso, os equipamentos do espaço são novos e tecnológicos, especialmente as esteiras. Todas foram recém-adquiridas e possuem recursos digitais que otimizam as atividades. Na tela, além de vídeos (conectando o celular, escolhendo cenários ou ligando a TV aberta), é possível acessar programas de treinos e informações como batimentos cardíacos.

Academia do Sesi (foto: Divulgação)

Já a área dos pés consegue simular subidas e diferentes sensações de pisada. Dessa forma, dá até para se preparar para provas específicas, como a São Silvestre, já que a esteira simula os 15 km do trajeto.

Para complementar a academia, a equipe é composta por profissionais formados em Educação Física, registrados no CREF e alguns com mestrado em fisiologia. Dessa forma, após a avaliação inicial, os professores são capacitados a montar treinos individualizados e fazer o acompanhamento dos alunos.

Esteiras tecnológicas (foto: Divulgação)

Aulas e áreas do clube

A academia é apenas uma parte do Centro de Atividades do SESI. Além da musculação, o CAT integra aulas de cross training, pilates solo, zumba, zumba gold, hidroginástica, natação adulta e ginástica, além do judô adulto, adicionado recentemente.

Além disso, a instituição disponibiliza piscinas aquecidas, quadras, campos, playgrounds e áreas livres para os membros.

O uso desses espaços e participação nas aulas depende do plano escolhido, entre: básico, academia mais ginástica, modalidade especial (permite fazer todas as aulas) e o total, além dos pacotes familiares.

Para se inscrever, basta levar documentos de identificação, foto 3×4 e atestados médicos, de acordo com a lista descrita no site do SESI. A inscrição permite a entrada nos mais de 50 clubes que integram a rede da instituição no estado. 

Abertura da academia (foto: Divulgação)

Abertura da academia (foto: Divulgação)

Ademais, para quem quiser conhecer a academia e o centro de atividades, é possível fazer uma visita ao espaço.

Qualidade de vida

Entre a academia, as aulas e as áreas abertas, no geral, Jader diz que um dos objetivos do SESI, desde a criação, é oferecer qualidade de vida e reforçar a importância da atividade física.

Academia do SESI

Nas aulas de natação e hidroginástica, por exemplo, a unidade de Bauru atende alunos há mais de 50 anos. “Isso dá a dimensão da responsabilidade que nós temos com esse público”, afirma Jader.

Já a academia foi implantada há cerca de 20 anos, quando os educadores físicos reforçaram o uso dos aparelhos de musculação para a qualidade de vida. “Foi uma mudança de pensamento”, informa Carla, explicando como a ideia da academia deve ser desenvolver músculo” e não “criar músculo”.

O diretor do SESI conta como a instituição foi, então, sedimentando esse conceito de academia em Bauru durante a última década. Portanto, a renovação do local é mais um passo desse objetivo.

Academia do SESI

“Afinal de contas, todo mundo sabe que atividade física faz bem, mas é preciso motivação”, resume Serni. “Então, um ambiente arejado e aberto funciona como um espaço motivador, e é isso que nós queremos: contribuir para que os bauruenses se sintam animados ao fazer exercícios”.

Fachada da Academia do SESI (foto: Divulgação)

publieditorial
Serviço
Academia do SESI
Endereço: Rua Rubens Arruda, 8-50. Entrada pela Avenida Duque de Caxias
Horário da academia: De segunda a sexta, das 6h às 10h e das 16h às 21h
Horário de atendimento: Segunda, terça e sexta, das 7h30 às 17h. Quarta e quinta, das 10h30 às 19h
Contato: (14) 3104-3900 | (14) 99846-9481 (WhatsApp)
Site: www.bauru.sesisp.org.br | www.bauru.sesisp.org.br/academia-sesi-sp
Instagram: @sesibauru
Facebook: /sesibauru

Visão noturna da academia (foto: Divulgação)

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …