Você já deve ter visto algum Bentô Cake na internet. Esses bolinhos individuais se popularizaram na Coreia do Sul graças à cultura k-pop. Apesar disso, o nome “bentô” vem do japonês e significa “marmita”.

O Bentô Cake é feito com massa normal de bolo. A diferença é que ele tem até 10 cm de diâmetro e leva esse nome porque é entregue, literalmente, em uma embalagem de marmita. Ele ainda é confeitado de acordo com o gosto do cliente. Na maioria das vezes, as escolhas são frases descontraídas.

Além dos escritos, os personagens Florkofcows também se popularizaram com os Bentô Cakes. São desenhos simples, mas cheios de emoções e muito engraçadinhos.

Bentô Cake em Bauru

É claro que essa febre também chegou em Bauru. Por aqui, as confeiteiras Lyrceia e Bárbara Tiba conheceram o estilo em um curso de confeitaria que fizeram. “Nós nos apaixonamos pela ideia e pela personalidade que o bolinho traz, comentam.

Bárbara e Lyrceia começaram a fazer os bolinhos em setembro do ano passado. De lá pra cá elas já fizeram, aproximadamente, 100 bolinhos. E segundo elas, a procura pelos Bentô Cakes vem crescendo a cada dia.

Os pedidos são para ocasiões variadas. Há quem compre o Bentô Cake para presentear a si mesmo, mas ele também é procurado para aniversários, mesversários, ou até mesmo para marcar o dia de alguém com uma frase engraçada.

Primeiro pedido especial

O primeiro pedido da bauruense Gabriela Oldane foi um Bentô Cake para presentear o namorado, Bruno, no dia em que ele completou 30 anos. Ela pediu para escrever uma frase inusitada: “burguês safado desde 1991”.

“Fiz o pedido de dois Bentôs e pedi pra entregar no trabalho dele. Ele amou! Escolhi a frase porque o Bruno está cursando sua segunda graduação, ele faz História e sempre brincamos com a palavra “burguês”. Me inspirei em um Bentô que vi na internet”, conta ela.

Lyrceia e Bárbara fizeram um vídeo do segundo bolo pedido por Gabriela, que tinha o desenho do Florkofcows. Ele se destacou no Reels da confeitaria e foi assistido por mais de 21 mil pessoas.

 

Bentô cake: uma alternativa para o isolamento

Com o aumento dos casos de Covid na cidade, Bárbara conta que os Bentô Cakes também são mais uma forma de não deixar datas especiais passarem em branco, mesmo a distância. “O Bentô tem um preço acessível e é um presente personalizado, que com certeza gera uma memória afetiva na pessoa presenteada”, comenta a confeiteira.

Uma tendência da gastronomia

O Prof. Dr. Richtier Gonçalves, coordenador do curso de gastronomia do Unisagrado em Bauru, reforça que a procura pelos bolos individuais tem sim influência da pandemia, principalmente por ele ser pequeno e fácil de ser transportado – então pode ser entregue por delivery e sem aglomeração.

Ele ainda reforça que o uso de mensagens engraçadas pode ter ajudado na popularização do bolinho. “Os memes viralizam, fazemos brincadeiras na internet e isso é muito valorizado hoje. Na minha opinião, por isso eles fizeram sucesso: pela descontração, diferente dos bolos mais clássicos e mais robustos”, completa.

Segundo o professor, não são só os Bentô Cakes que se popularizaram por serem pequenininhos: o modelo de culinária mais individualizada já vem se destacando há algum tempo. “É uma tendência da gastronomia como um todo, dadas as nossas condições de vida atualmente: mais pessoas morando sozinhas e famílias mais reduzidas”, comenta.

Por que nós gostamos tanto de bolo?

Richtier conta que a tradição dos bolos de aniversário – os mais populares – começou na Grécia, quando os gregos antigos ofereciam bolos e especiarias para Ártemis, a deusa da fertilidade.

O Social Bauru também ganhou um Bentô Cake personalizado

Com o passar do tempo, o hábito foi mudando e se adequando às épocas que passavam. Nas cortes europeias, a confeitaria artística se desenvolveu e virou um retrato do luxo. Os bolos de casamento, por exemplo, nunca saíram de moda e carregam ainda um pouco desse significado. “Assim como as artes, a gastronomia também se adequa à sua realidade”, completa.

Como profissional da área, o coordenador vê a fama dos Bentô Cakes com bons olhos. “Eu acredito que, vindo pra ficar ou não, ele é bem-vindo. E ainda é uma oportunidade para quem trabalha com confeitaria de se reinventar, finaliza.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …