Colocar a ‘mão na massa’ é a forma de aprender uma habilidade profissional na rede de ensino Instituto Técnico de Ensino Chiaradia (ITEC). Nos cursos profissionalizantes do local, a carga horária é quase 100% voltada para aulas práticas, como explica o fundador, Diogo Chiaradia.

“Escolas tradicionais apostam em aulas teóricas. Só que o mercado mudou. Hoje, para você segurar a atenção do aluno, ele tem que partir para a prática. Por isso, nós investimos em laboratórios e equipamentos”, comenta.

Sala dos cursos profissionalizantes

Como exemplo, o diretor do instituto cita cursos que não têm nem cadeiras na sala, o curso de soldador, que só tem uma aula teórica, e as aulas de manutenção de celular, nas quais “a sala é uma grande mesa no meio”, relata. “Primeiro os professores fazem e os alunos olham de perto. Depois, os alunos vão gradativamente utilizando as técnicas que observam com o professor”.

Além dos profissionalizantes, o ITEC tem ainda cursos técnicos, opções de graduação e pós-graduação, além de oferecer opções na modalidade EAD

Sala dos cursos profissionalizantes

Dessa forma, a escola reúne alternativas para entrada no mercado de trabalho, aprimoramento das habilidades, atualização profissional e entrega de certificados – facilitando encontrar empregos nas áreas que obrigam o documento que comprova a qualificação.

Nesse último ponto, explica Diogo, a qualidade do certificado também é importante, por causa do ‘visto confere’. “As empresas ligam para as escolas para checar se são credenciadas. Isso dá validade ao certificado do aluno. Nós somos credenciados, essa é uma diferença importante do ITEC”, explica Diogo.

Sala dos cursos profissionalizantes

Mais de 50 cursos profissionalizantes

Com aulas noturnas e aos sábados, o ITEC tem mais de 50 cursos profissionalizantes que vão de Bombeiro Civil (credenciado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo) a aplicação de injetáveis, incluindo opções para reciclagem dos profissionais. 

Sala dos cursos profissionalizantes

Um dos recentes lançamentos da instituição é o de instalador de placa fotovoltaica. Os cursos disponíveis são: 

  • Manutenção em Celulares Smartphones
  • Mecânica de Motos
  • Soldador Profissional – Eletrodo + MIG + TIG
  • Operador de Empilhadeira
  • Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split
  • Eletricista + NR10
  • NR35
  • Instalador de Placa Fotovoltaica
  • Atendente de Farmácia + Injetáveis
  • Auxiliar Veterinário Pequeno Porte 
  • Banho e Tosa
  • Cuidador de Idosos
  • Bombeiro Profissional Civil
  • Mais de 15 cursos de informática, de Informática Completa a Photoshop

Além desses, a escola oferece também o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – com 1200h, para pessoas que desejam retomar e finalizar a educação formal. No curso, a ITEC é credenciada pelo CEE/SP por meio do parecer 96/2020. Ademais, o local disponibiliza cursos técnicos em enfermagem e, em breve, administração e transações imobiliárias.

Para os cursos profissionalizantes, o ITEC oferece também a opção “In Company”, modalidade na qual a escola leva professores para as empresas ou recebem os grupos de funcionários para as aulas.

Graduação, pós e EAD

Em parceria com a Unopar e Anhanguera, o ITEC oferece ainda mais de 70 opções de cursos de graduação, incluindo Jornalismo, Farmácia e Medicina Veterinária. Na mesma modalidade, a escola tem cursos de pós-graduação e MBA.

O ITEC tem ainda a plataforma de Ensino a Distância (EAD), que oferece cursos profissionalizantes para todo o Brasil.

Por fim, o Instituto também vende a estrutura de cursos para escolas de outros municípios. “Por exemplo, uma escola de Botucatu quer oferecer um curso de libras, mas não tem projeto. O diretor pode comprar o curso para instalar na instituição dele”, explica Diogo, citando mais de 70 opções nesse formato.

Rede de ensino em crescimento

No ramo desde 2001, Diogo foi diretor de uma rede de franquias educacionais nos estados do Rio de Janeiro e em São Paulo. “São mais de 20 anos de experiência na área de educação, incluindo institutos técnicos e faculdades”, enfatiza.

Em Bauru, começou com um curso de manutenção de celulares. “Eu já tinha feito um curso desse em Campinas, e resolvi começar a dar aulas na loja. As vagas rapidamente acabaram! Aí eu vi como Bauru é próspera na área, e resolvi abrir uma escola técnica”, conta.

Primeiramente, Diogo e Viviane abriram uma outra franquia por aqui, mas, há dois anos, resolveu trazer para Bauru a própria marca, o ITEC, que hoje tem unidades em Jaú, Pirajuí e Amparo. Nesse processo, a instituição foi reconhecida pelo prêmio International Quality Company

Com isso, o próximo passo é ampliar ainda mais as franquias. “Fechei com uma empresa de São Paulo para estruturar o franqueamento. Agora, o meu pensamento é expansão das unidades para outras cidades, e já estamos em busca de parceiros para esse crescimento”, convida Chiaradia.

publieditorial

Serviço
ITEC
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e de sábado, das 8h às 17h
Endereço: Praça Dom Pedro II, 1-43.
Contato: (14) 99689-7636
Facebook:/ITECbauru
Instagram: @itec.bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…