Se a primeira impressão é a que fica, a comunicação visual das empresas é uma das maneiras de começar bem uma relação com as pessoas. Itens como fachadas e adesivos são, muitas vezes, os primeiros contatos com os clientes.

“Por isso, é importante investir na imagem. A fachada, por exemplo, atrai clientes, porque é uma forma de se destacar na rua, gerar curiosidade e passar mais credibilidade. O design muda a visão dos clientes”, comenta Izabela Galicia Cirelli, proprietária da gráfica Ideal Soluções em Impressão.

As cores, logo, artes e fotos presentes nos itens gráficos espalhados pelas empresas revitalizam o ambiente e atuam como uma forma de transmitir a proposta, missão e valores da marca.

Pensando nisso, a Ideal reforçou o serviço de comunicação visual. “A gente percebeu a procura dos clientes por esses produtos maiores”, conta Izabela.  Por serem materiais que exigem maior trabalho, mão de obra especializada e equipamentos próprios, ela explica que era preciso dedicação ao serviço.

Produtos da gráfica

Há seis meses, a empresária contratou uma equipe, treinou para o atendimento, trouxe novo maquinário e aumentou o espaço. “Aluguei o espaço do lado para revitalizar a loja, implantar mostruários, adicionar as novas máquinas e criar um espaço para atender os clientes com calma”, conta.

Ou seja, o investimento reforçou também o atendimento consultivo. A gráfica tem um protocolo de suporte, que para a comunicação visual significa “dar mais segurança ao cliente”. Afinal, são produtos que ele verá todo dia por bastante tempo, então precisa ser muito bem conversado.

“O cliente chega aqui com dúvidas, por isso o atendimento precisa ser o diferencial. É sentar, ouvir o que ele precisa, entender as necessidades e sugerir a melhor solução. Nós vamos indicar opções acessíveis e que trazem retorno. Queremos contribuir com a divulgação dele”, comenta.

Mais de 40 produtos

Nessa consulta, a equipe (incluindo atendimento e designers) indica as soluções ideais entre os mais de 40 serviços disponíveis na gráfica, entre impressões gráficas, como cartões de visita, timbrados, agendas e planners, e comunicação visual como fachadas, banner e adesivos. 

Produtos da gráfica

A Ideal também oferece opções de brindes, ou seja, materiais personalizados como canetas, canecas e cadernetas, e artes para redes sociais. Ademais, atendendo clientes de todos os tamanhos, o local possui ainda entrega rápida.

Produtos da gráfica

Assim, a ideia da Izabela é conseguir entregar todas as soluções em um único lugar. “Não existe aquela necessidade de ir em um lugar para fazer o banner, outro para o cartão e outro para arte no Instagram. Tudo ele encontra aqui! O cliente vem, fecha o pedido, é informado sobre o andamento da produção e depois retira o pedido. É vir para uma empresa que vai entregar uma solução de fato, e não mais um problema para resolver”, finaliza.

Acompanhar os sonhos

A explicação para reforçar o serviço de comunicação visual é integrar tudo no mesmo lugar, mas outro motivo também fez parte da decisão: a vontade da Izabela de ver a marca do cliente impressa desde o pequeno cartão de visita à grande fachada.

Produtos da gráfica

“O mais legal dessa área é ver algo criado pela minha equipe em um computador tomar forma e virar um negócio gigantesco. A sensação de ver aquilo e perceber como o seu cliente está tendo um retorno com o material que saiu aqui da empresa é gratificante demais”, enfatiza.

Dessa forma, Izabela percebe como o crescimento do cliente é também o sucesso da gráfica. Se as impressões gráficas e a comunicação visual são formas de conquistar clientes, o papel da Ideal é contribuir nesse objetivo. E quando conseguem, eles voltam.

Produtos da gráfica

Ou seja, é uma forma de acompanhar os sonhos dos clientes, uma percepção que garante o diferencial do atendimento consultivo. “Por isso a gente trata os clientes com carinho! Olhamos para eles como pessoas com a vontade de divulgar um negócio que muitas vezes começou como um sonho, e fazer essa empresa crescer da mesma forma que nós crescemos aqui. Eu sempre tive essa pegada mais humana no atendimento”, relata.

Começou com um cartão de visita

A conexão da Izabela com as paixões dos clientes é mais fácil quando ela relembra o início da gráfica. Foi aos 23 anos, com R$ 120 no caixa e um computador no quarto da casa dela. Ah, e muita força de vontade!

“Eu caí de paraquedas, porque nunca tinha trabalhado na área gráfica, e nem sabia que tinha um espírito empreendedor”, relembra, contando qual foi seu primeiro serviço: um cartão de visita. “Muito simples. Eu fiz arte, só que era bem amador. Tudo tem um começo e foi ali que começou a Ideal”.

Se o conhecimento gráfico ainda não era aprimorado, ela compensava no atendimento. Segundo a empresária, que começou a trabalhar com vendas aos 15 anos, “os clientes me viam como uma pessoa preocupada com eles, e não um robô que atende todo mundo do mesmo jeito”.

A convicção de que o material gráfico significa colocar em prática um sonho foi o que a fez perceber como o atendimento era fundamental. Ela tinha uma conversa direcionada com cada cliente, algo que até hoje é um dos maiores valores da gráfica: receber as pessoas como ela gostaria de ser atendida.

Inspiração no empreendedorismo

Contando sobre o começo da gráfica, Izabela reflete sobre o mais legal de empreender – gerar oportunidades para outras pessoas – e sobre os desafios de iniciar um novo negócio.

“Empreender é dar o passo sem enxergar o chão”, resume a bauruense. “Na maior parte das vezes, é preciso muita coragem, porque tem momentos que a gente olha e pensa que não vai dar certo. Mas aí é preciso falar a si mesmo ‘eu quero’, dar o passo e ter persistência, para sentir acontecer. É uma adrenalina constante”.

Produtos da gráfica

Assim, considerando o empreendedorismo como um “estilo de vida meio maluco, mas apaixonante”, Izabela gosta de reforçar esse propósito. A entrada da Ideal é composta da frase ‘Tudo aqui já foi um sonho’ em destaque, do computador que relembra o quarto onde a empresa começou e dos produtos que representam os propósitos dos clientes.

Nesse sentido, hoje, ela se sente como uma inspiração. “Antes eu não tinha essa percepção, mas aos poucos fui entendendo. Eu recebo feedback das pessoas, e é gostoso ouvir. É bom saber que eu estou aqui ‘ralando’ para fazer e acontecer, e ver como isso inspira pessoas a ir atrás também. É demais”, conclui.

publieditorial

Serviço
Ideal Soluções em Impressões
Local: Avenida Duque de Caxias, 26-11
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h
Contato: 14 98224-0019 (WhatsApp) / (14) 3243-2935
Site: www.idealimpressoes.com.br
Instagram: @idealimpressoes
Facebook: /idealimpressoesbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…