A primeira publicação de Harry Potter aconteceu há 25 anos, e até hoje muitas outras histórias inspiradas por ele continuam sendo escritas.

Aqui no Brasil, a autora Vanessa Godoy criou um universo bruxo também cheio de personagens, mistérios e tramas. A experiência se tornou ainda mais real com a EMB (Escola de Magia e Bruxaria do Brasil), um castelo localizado em Campos do Jordão que oferece quatro dias de imersão para os apaixonados por magia.

Instituto Flamel

Os bauruenses Gabriel Tank e Gabriella Bastos tiveram a oportunidade de conhecer o local em 2018. Este ano, o casal pôde visitar e estudar na instituição de ensino superior desse mesmo universo: o Instituto Flamel.

 

O espaço está localizado em Araxá, Minas Gerais, e conta com mais de 33.000m² de área construída. Essa imersão também durou quatro dias com mais de 200 alunos matriculados.

Gabriel e Gabriella conheceram o Instituto Flamel por meio da própria EMB. Como fazem parte da mesma história, eles já estavam por dentro de tudo, já que o que aconteceu na escola levaria as consequências para a faculdade.

(Foto: Gabriella Bastos/arquivo pessoal)

Quatro dias de magia

A imersão estava marcada para acontecer antes da pandemia, mas precisou ser adiada. O casal viajou para Minas e ficou hospedado no instituto entre os dias 4 e 7 de fevereiro deste ano.

Gabriella conta que foi uma experiência muito marcante e que eles foram convidados junto a outros influenciadores para participar do evento. “Vale muito a pena, nós acabamos nos envolvendo com os personagens, com os professores e com os amigos também”, comenta.

Dia a dia universitário

Os matriculados no Instituto Flamel recebem uma carta de admissão e, ao chegar no castelo, pegam seu kit de aluno e o uniforme. Todos têm seus horários de aulas e podem participar das atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil e pela Atlética Sulfurosa.

“Muitas coisas nós já sabemos que vão acontecer, até porque é uma escola. Mas outras são surpresa. Por exemplo, o pessoal da Atlética, que é bem conhecido pelas festas, acordou o pessoal no sábado bem à noite para um luau”, lembra Gabriella.

Entre os cursos de Alquimia, Al-khemy Forense e Botica, o casal escolheu o último. Eles saíram de lá com o diploma de boticários e sabendo tudo sobre a produção de poções de cura. Para se formar, é preciso ter frequência nas aulas, fazer os exercícios e realizar provas.

Universo em expansão

A bauruense conta que, quando visitou a EMB com o noivo, a autora ainda estava no processo de construção do universo, então ainda se parecia bastante com Harry Potter. Atualmente, os personagens estão mais consolidados, a história é totalmente independente e carrega bastante da cultura brasileira, principalmente indígena.

Gabriella também destaca o trabalho dos atores da imersão. “Se você conversa com um professor ali no corredor, ele não sai do personagem em nenhum momento, é uma coisa indescritível”, completa.

O universo do Bàdiu (nome do país onde se passa a história) também tem livros e está todo integrado na internet. Na experiência do Instituto Flamel, tudo se conecta. “Por exemplo, a diretora é presa. E nas redes sociais do Flamel já mostraram um outro diretor, então será que vai mudar o tom do ensino por lá?”, questiona Gabriella.

Os alunos vão ter essas respostas na próxima imersão, já confirmada para janeiro do próximo ano. “É um RPG Live Action, em que a história vai sendo construída ali”, comenta.

Ansiosos para a próxima

Enquanto o próximo evento não chega, o casal continua compartilhando as experiências e tirando dúvidas sobre o Instituto Flamel na página no Instagram e no canal Ga ao Quadrado no Youtube.

Lá, eles falam tudo sobre a estrutura do castelo, aulas, refeições (inclusas no pacote), festas e a estadia em Araxá.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…