No Brasil, o Colégio Chaminade em Bauru é a primeira unidade da Rede Marianista. Criada na França, no século XIX, é uma instituição religiosa presente nos cinco continentes, com escolas, universidades, paróquias, centros de promoção e educação social e casas de oração.
Atualmente, são quase 150 centros educacionais, sendo 94 escolas, três universidades e 46 centros socioeducativos. Além disso, os marianistas estão em 35 países, como Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Congo, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Japão e Tunísia.
“Nossa história é recente no país, mas traz uma experiência de mais de 200 anos no mundo”, enfatiza Marcos Roberto de Paula, diretor pedagógico do Ensino Médio do colégio Chaminade.
O protagonismo do aluno
A proposta do Chaminade é respeitar as particularidades de cada estudante. Da mesma forma, todos ganham um notebook (a partir do 6º ano do Ensino Fundamental), decidem atividades adequadas ao perfil e participam de aulas para refletir sobre o ‘projeto de vida’.
São elementos da proposta metodológica que estabelece os alunos como protagonistas. “Nós trabalhamos de forma personalizada, o que nos permite identificar as potencialidades e atuar de forma direcionada”, comenta Marcos.
Na instituição, as aulas são incrementadas com uma série de iniciativas que permitem a formação integral. É uma forma de unir o ensino das disciplinas básicas com a criação de condições para os alunos tomarem as melhores decisões.
“Se ele tiver interesse em ser o melhor no vestibular, empreender, trabalhar com startups, ser artista, produzir conteúdo, realizar intercâmbios ou estudar em uma universidade fora do país, por exemplo, nós vamos ajudar a realizar o objetivo dele”, garante o diretor.
Nesse sentido, é até interessante pensar no plural: são propostas metodológicas, ou seja, diferentes abordagens determinadas no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Cada uma aperfeiçoa as qualidades, habilidades e talentos de acordo com as características dos alunos.
Ademais, o Chaminade atende da educação infantil ao ensino médio, todos em período integral. Com matrículas abertas o ano inteiro – dependendo de vagas -, o colégio possui um programa de bolsas para o Ensino Médio.
Novo ensino médio
O colégio trabalha com as exigências do novo ensino médio – dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – desde a inauguração em Bauru, em 2020. Assim, já tem experiência com os itinerários formativos, um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo escolhidos pelo aluno.
Atualmente, disponibilizam as opções de ‘Humanidades e Linguagens’, ‘Matemática e Ciências da Natureza’ e, a partir desse ano, ‘Gestão e Negócios’, voltado para finanças, economia, administração e empreendedorismo.
“Eles optam pelos assuntos preferidos e os professores responsáveis por aqueles componentes curriculares orientam os caminhos”, explica Marcos. Somado ao conjunto selecionado, a proposta realiza um aprendizado baseado em projetos e resolução de problemas em cada área.
Do mesmo modo, os professores atuam com metodologias ativas, ou seja, formas de dar mais protagonismo aos alunos em sala. Assim, dentro de cada disciplina, é o conteúdo que direciona a aula, desde a tradicional exposição na lousa ao uso dos laboratórios.
São modos de complementar o ensino. O vestibular ainda é uma das principais metas da escola, com reforço do conteúdo, aulas teóricas e simulados ao longo do ano. Inclusive, eles tiveram “treineiros” (alunos que fizeram a prova para praticar) do primeiro ano do Ensino Médio que passaram na Unesp.
Conteúdos integrados
O colégio tem uma gama de iniciativas que complementam os estudos e a preparação para o vestibular, como explica o diretor pedagógico. Primeiramente, nas aulas, são exploradas diferentes metodologias, como a gamificação, na qual alguns conteúdos são repassados como se fosse um jogo.
Outro elemento é o programa de línguas, começando pelas placas escritas em três idiomas. Nesse sentido, o inglês tem a mesma carga horária do português e o conteúdo é montado como preparação para os exames de proficiência, como o Oxford. Além disso, tem a possibilidade de intercâmbio com escolas marianistas, tanto presencial quanto online.
Ainda na sala de aula, disciplinas extras ampliam a preparação para a vida, por exemplo a de empreendedorismo, desenvolvendo a criatividade dos alunos e orientando para a criação de negócios.
O desenvolvimento tecnológico e a produção científica também fazem parte das atividades, e já colhem resultados. Um grupo de alunos desenvolveu um projeto de jogo educacional que será produzido, enquanto outro teve um projeto de iniciação científica aprovado pela Unesp.
Por fim, organizam atividades extracurriculares semanais e eventos ao longo do ano para reunir a comunidade escolar. Entre eles, estão a festa junina, celebrações pastorais, Semana da Família e a Feira do Conhecimento.
Salas com TV, laboratórios e quadras
Segundo Marcos de Paula, o corpo docente foi escolhido para colocar em prática a proposta metodológica. “A direção e os professores formam uma equipe que tem experiência com ensino médio e vestibulares, e sabem como atuar com diferentes estratégias de ensino”, enfatiza, explicando como isso é fortalecido em um programa permanente de formação.
Além disso, os alunos contam com uma ampla estrutura, começando pelos largos corredores com armários exclusivos para cada aluno dos ensinos Fundamental II e Médio.
A diversidade de laboratórios (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e tecnologia com impressora 3D) demonstram como a proposta metodológica vai além da sala de aula.
O colégio tem ainda salas de aula equipadas com televisão, biblioteca com espaços para troca de ideias e de estudos individuais, espaços de convivência, conjunto de quadras com arquibancada e vestiários, área de beach tennis – pedido pelos alunos -, estúdio de comunicação semiprofissional para produção e edição de vídeos, teatro e capela.
O local fornece também a alimentação. O cardápio, balanceado e com opção vegetariana, é feito por uma empresa especializada, supervisionado pela própria nutricionista e acompanhado por um chef de cozinha.
Serviço
Chaminade
Local: Rua Regina Célia Palmeira, 1-80. Vila Altinópolis
Telefone: (14) 3235-1900
Site: www.chaminade.com.br
Instagram: @colegiochaminade
Facebook: /chaminadebauru