Começou  o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. Neste ano, as pessoas físicas devem prestar contas à União até 29 de abril.

Como o próprio nome sugere, o Imposto de Renda (IR) nada mais é que o imposto aplicado sobre a renda e bens de cada cidadão ou empresa.

O valor a ser pago varia de acordo com os rendimentos recebidos durante o ano anterior, como salário, pensão, aplicações financeiras, rendimento de alugueis e pelo ganho de capital da venda de imóveis.  De acordo com Guilherme Sanches, contador e sócio do escritório Sanches Assessoria Contábil, esses são os rendimentos tributáveis mais comuns dos contribuintes.

“A renda é tudo aquilo que o contribuinte recebe, como salário, pensão, aluguel, aposentadoria, aplicações financeiras… São vários tipos de renda tributáveis”, afirma.

Bens e direitos do contribuinte, como imóveis, veículos, saldos de conta bancária, criptomoedas, aplicações financeiras até 31/12 de cada ano, ações adquiridas na bolsa de valores, além das dividas com empréstimos e financiamentos também são levados em conta na declaração.

“Muitos não sabem, mas existem alguns tipos de despesa, como as médicas, odontológicas, com educação e previdência privada, que são informadas na declaração anual  e que abatem o valor de imposto devido. Em alguns casos, o contribuinte deixa de pagar [o imposto] e acaba recebendo a tão famosa restituição do imposto de renda, em que a Receita Federal devolve os valores atualizados na conta bancária”, informa Guilherme.

Quem deve declarar?

Imagem: Yasmin Moscoski

Se você se encaixa em qualquer uma dessas situações acima, está na hora de ficar em dia com a Receita Federal. Caso contrário, não precisa declarar o IR. Normalmente, quem recebe até R$1.903,98 por mês e não tem outras fontes de renda está isento de declaração.

Por onde começar

Inicialmente, é preciso reunir todos os documentos que comprovem sua situação e vida financeira, como documentos de identificação pessoal e de dependentes, informes de rendimentos, matrícula de imóveis, entre outros. Com tudo em mãos, é possível dar início a declaração.

Auxílio de contador

Mesmo com inúmeras informações sobre o assunto, nem sempre é fácil saber se a sua situação se encaixa nos requisitos para a declaração de Imposto de Renda. Além disso, as diversas etapas e documentos necessários transformam a situação em um processo burocrático. Portanto, ter acesso à assessoria contábil é uma das maneiras mais fáceis de não ter problemas futuros com a União.

“Muitas pessoas fazem a própria declaração, porém com o auxílio do profissional da contabilidade é possível ter mais segurança e precisão na entrega da declaração. Isso evita problemas futuros com o fisco, como esquecer de informar alguma fonte de renda, bem adquirido no ano ou declarar informação no campo errado”, informa Guilherme.

De acordo com o contador, as consequências desses erros são sérias e podem resultar na notificação e fiscalização pela Receita Federal, também conhecida como “malha fina”.

“No caso da não correção das informações dentro do prazo estipulado, pode gerar multas por erros e, em alguns casos, fraude fiscal”, acrescenta.

Declaração de Imposto de Renda de forma rápida e online

Só no ano de 2021, o escritório Sanches Assessoria Contábil fez mais de 400 declarações de IR. Autônomos, aposentados, trabalhadores formais e grandes e pequenos empresários utilizam os serviços dos profissionais.

Nesse processo, o uso da tecnologia se fez indispensável. O escritório de contabilidade atende clientes de todo o Brasil por meio de plataformas virtuais, como o WhatsApp. Lá, eles mantém contato com os contribuintes, tiram dúvidas, trocam documentações e, se preciso, fazem reuniões por vídeo-chamadas.

Para facilitar ainda mais o processo, o escritório Sanches conta com lista personalizada dos documentos de acordo com cada cliente.

“O atendimento online tem agilizado muito a entrega de documentos para gente, muitos clientes nem vão ao escritório como antes. Com algumas fotos dos documentos, já é possível fazer a entrega da declaração de imposto de renda” diz Guilherme ao explicar que o escritório também atende os clientes de forma presencial e com horário marcado.

Benefícios

Estar em dia com à União pode poupar inúmeros problemas. Com o atraso da Declaração do Imposto de Renda, o contribuinte é multado. Além do mais, o CPF pode ser bloqueado. Com isso, não é possível realizar empréstimos, aprovar um cartão de crédito, prestar concurso público e tirar ou renovar o passaporte.

Uma consequência mais grave é ser considerado um sonegador de imposto, onde é instaurado um processo administrativo contra o contribuinte e que pode resultar em até cinco anos de prisão.

No entanto, quem faz os procedimentos corretamente e com a ajuda de um profissional, além de ficar dentro das conformidades jurídicas, pode pagar menos impostos. Guilherme explica que teve casos no escritório em que a carga tributária do imposto devido passou de 27.5% para 4% e 6%.

“Muitos médicos, dentistas, corretores, advogados, engenheiros e profissionais autônomos não sabem que com o auxílio do contador é possível formalizar a atividade profissional, estar regular perante a Receita e clientes, emitir documento fiscal oficial e pagar uma menor carga tributária”, diz o contador.

Além disso, a declaração do IR pode ser utilizada como comprovante de rendimento oficial para autônomos e empresários, já que esses não recebem holerites. Dessa forma, é possível utilizá-la para a liberação de crédito em estabelecimentos bancários.

Equipe Sanches Assessoria Contábil

30 anos de Sanches Assessoria Contábil

O escritório de contabilidade foi criado pelas mãos de Augusto Sanches há mais de 30 anos. Na época, o contador resolveu largar o antigo emprego, no setor financeiro de uma empresa, para se dedicar ao trabalho prestado a empresários de Bauru e região.

Com mais 15 colaboradores, dentre internos e tercerizados,  o escritório presta serviços relacionados a contabilidade geral, perícia contábil, planejamento tributário, consultoria empresarial e departamento pessoal.

“O objetivo do escritório é auxiliar os clientes, seja a pessoa física ou jurídica, e passar a tranquilidade na hora de regularizar sua situação fiscal.  Nós estamos aqui para dar segurança e desburocratizar a vida do cliente”, finaliza Guilherme.

publieditorial

Serviço

Sanches Assessoria Contábil
Endereço: Rua Primeiro de Agosto, 11-80, Vila Bonfim.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 17h.
Site: www.sanchescontabil.com.br/
Telefone e WhatsApp: (14) 99649-0285
Instagram: @sanchescontabil

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…