Vagner Fernandes dos Santos, 47, faz parte do grupo de pessoas que trabalham como motoristas de aplicativo. Além de pegar e deixar passageiros por onde quer que solicitem, há outra característica que esses trabalhadores compartilham: a quantidade de situações – inusitadas ou não – que presenciam.

No caso de Vagner, que além de motorista é poeta, escritor e ilustrador, elas são transformadas em histórias em quadrinhos.

“Muitos passageiros me perguntam sobre as situações enfrentadas por um motorista de aplicativo. Achei que fazer as tirinhas seria uma forma de satisfazer esse interesse. Além disso, é uma forma de manter um registro para eu poder recordar desses momentos”, informa Vagner.

Os temas retratados são diversos e têm capacidade de transportar o leitor do riso ao espanto.

Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos 

Processo de criação e inspirações no mundo dos quadrinhos

Com o cotidiano corrido, Vagner não pode parar. São cerca de 30 corridas por dia de trabalho. Sendo assim, o motorista deixa por perto papel e caneta para fazer rascunhos e não esquecer dos momentos vividos dentro do carro.

Mais tarde e em casa, ele produz as tirinhas em um tablet. O estilo realístico da ilustração é utilizado para “aludir ao fato de que são situações reais”.

Primeira tirinha produzida por Vagner. (Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos )

Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos

Vagner gosta de desenhar desde pequeno. Dentre as inspirações artísticas que fazem parte do mundo dele estão os quadrinistas norte-americanos Frank Miller e Jeff Lemire e o cartunista argentino Quino, responsável pela criação das famosas tirinhas da Mafalda.

(Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos )

Momentos Uberísticos

Era março de 2020 quando Vagner resolveu compartilhar as tirinhas no perfil do Instagram @momentos_uberisticos. Com os elogios por parte do público, o artista resolveu compilá-las em uma publicação física. Assim nasceu o “Momentos Uberísticos”, livro que narra o cotidiano de um motorista de aplicativo em 58 páginas.

Livros dispostos sobre banco do carro. (Imagem: arquivo pessoal)

A obra pode ser adquirida na Banca Topázio, situada no Tauste Rio Branco, ou por meio de encomenda com o próprio Vagner. Neste último caso, basta entrar em contato com o e-mail [email protected].

Agora, o artista prepara o segundo volume da produção, que ainda não tem data de lançamento.

“Nesse segundo volume decidi explorar algumas possibilidades no que diz respeito à disposição dos quadrinhos no formato impresso. A capa, embora pareça igual à do primeiro volume, tem diversas sutis alterações às quais desejo que seja divertido para o leitor comparar as duas e achar as diferenças”, afirma Vagner.

(Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos )

(Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos )

Para além dos quadrinhos

Vagner se dedica a diversos tipos de produções. Na década de 90, publicou alguns poemas em jornais e Antologias.

Hoje em dia, participa do grupo “Expressão Poética” que divulga poesia por meio de eventos e publicações de Antologias, tanto dele, quanto de outros artistas de Bauru.

Quando questionado sobre a importância da arte na sociedade, Vagner finaliza: “É primordial, pois amplia nossa visão das coisas nos permitindo enxergar através das lentes de quem a fez”.

(Imagem: reprodução/Momentos Uberísticos )

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…