Há quem acredite que os profissionais da fisioterapia atendem apenas casos pontuais, e que os pacientes fazem as sessões recomendadas e não retornam mais ao consultório.

Na verdade, esta é uma área da saúde que envolve diversos tipos de tratamento, dependendo da queixa e do objetivo – incluindo a prevenção de doenças e lesões. “A fisioterapia vem mostrando que ela também tem um papel preventivo”, comenta Gabriele Bernardo, fisioterapeuta e sócia da Origin – Instituto de Fisioterapia Avançada.

A clínica, que completa dois anos este ano, busca justamente promover a saúde do corpo todo, por meio de técnicas e ferramentas aplicadas com a metodologia própria das profissionais.

Sobre a clínica

Além de Gabriele, também são sócias da Origin as fisioterapeutas Vívian Rosa, Michelle Nakandakari e Bruna Genovez Rampazzo.

“A Vívian e a Michele já eram amigas há anos e tinham um estúdio de Pilates na Getúlio Vargas. Eu trabalhava em outra empresa e lá conheci a Vívian, trabalhamos juntas na parte de fisioterapia”, lembra Gabriele. Ela fez a proposta de montar a clínica, aproveitando que as colegas já queriam mudar do espaço onde estavam.

Infelizmente, a Clínica Origin foi inaugurada no mesmo fim de semana em que a pandemia obrigou as pessoas a iniciarem o isolamento social. Por esse motivo, elas contam que nunca puderam comemorar o início das atividades.

Pouco tempo depois, Bruna se juntou à sociedade. Hoje, elas oferecem atendimentos com Pilates, terapias manuais, osteopatia e fisioterapia pélvica.

Avaliação completa

As sócias explicam que as técnicas de tratamento não são oferecidas isoladamente. “Nossos pacientes passam por uma avaliação terapêutica e, aí sim, montamos um cronograma de aulas de acordo com o objetivo deles”, esclarecem.

Além disso, elas esclarecem que o fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, ou seja, é habilitado para fazer a avaliação e pode determinar o tratamento a ser realizado, sem precisar de encaminhamentos específicos.

Muitas vezes, no entanto, o paciente não sabe qual profissional procurar quando começa a ter dores. Dessa forma, acaba procurando o fisioterapeuta por indicação de um médico.

Elas acrescentam que a clínica busca tratar as causas das disfunções, e não apenas os sintomas. “Nosso foco é fazer com que o paciente se reabilite de verdade e promova sua saúde”, completa.

Preparar para a prática

Movimentar o corpo também faz parte da promoção de saúde. Começar a praticar esportes é uma iniciativa válida, mas se a pessoa não estiver preparada, pode sofrer lesões.

Vívian desenvolve um trabalho específico com uma avaliação criteriosa dos movimentos, onde encontra todas as disfunções instaladas em cada indivíduo e desenvolve uma linha de raciocínio voltada para a repadronização destes movimentos. O método é utilizado para todos, desde os que nunca fizeram exercícios até atletas.

“Cada região do nosso corpo tem funções específicas. Na maioria das avaliações, essas funções estão com alterações. O meu objetivo com cada paciente é desenvolver a devida função para cada região do corpo com exercícios específicos para a saúde funcional, explica Vívian.

Pilates e terapias manuais

As profissionais da Origin têm uma metodologia própria para que saibam como está cada parte do corpo do paciente para que indiquem o melhor tratamento de acordo com o objetivo esperado.

O Pilates, por exemplo, é muito utilizado apenas como uma atividade física regular. Na clínica, ele é uma das muitas ferramentas utilizadas para tratamentos, explica Michelle. “Nós não vamos oferecer apenas o Pilates. Se for preciso, englobamos outras técnicas manuais e movimentos funcionais”, acrescenta.

Na Origin, elas também trabalham com Terapias Manuais como liberação miofascial (que busca amenizar dores musculares causadas por tensão) e terapias instrumentais.

Outra opção é a Terapia Instrumental Quiropráxica cujo objetivo é avaliar, tratar e prevenir disfunções neuromúsculoesqueléticas. “A terapia com a TIQ estimula o equilíbrio do corpo gerando uma autorrecuperação do organismo”, acrescenta Vívian.

Osteopatia

Já a osteopatia, especialidade de Bruna, acontece por meio do estímulo de pontos específicos do corpo com as mãos para que ele mesmo se recupere.

“A osteopatia reúne técnicas manuais que equilibram corpo e mente. A autocura é o ponto principal, pois o próprio organismo vai encontrando o caminho por meio dessas técnicas. Ela trabalha a parte músculo-esquelético, os órgãos e o sistema CranioSacral. Pode ser feita desde o dia do nascimento até o mais idoso. Nos bebês, a osteopatia trata refluxos, cólicas, dificuldade de amamentação, plagiocefalias, disquesias, atraso no desenvolvimento neuromotor, entre outros”, explica a profissional.

Fisio para a saúde da mulher

Gabriele tem especialização em saúde da mulher e está finalizando mais uma em sexualidade humana. Ela atende queixas voltadas a disfunções pélvicas, como incontinência urinária e fecal, infecções urinárias de recorrência, e disfunções sexuais – como mulheres que não conseguem ter penetração em suas relações ou não conseguem chegar ao orgasmo por algum motivo.

Ela também oferece um curso de neopompoarismo, que é uma reformulação do pompoarismo (já bastante conhecido). “Muitas pessoas acham que o pompoarismo é só contrair e relaxar a musculatura pélvica, praticam descontroladamente e só pioram o quadro de tensão. Por isso a orientação é importante”, esclarece Gabriele.

Quando procurar uma fisio?

Muitas queixas podem levar os pacientes ao consultório. Na Origin, as mais comuns são as hérnias, lesões nos joelhos ou ombros e dores na região lombar e cervical.

E você se engana se acha que as dores são causadas apenas por movimentos feitos de forma errada. Ficar parado também pode causá-las, e as sócias contam que a pandemia fez com que muitas pessoas procurassem o tratamento fisioterapêutico por conta disso. A saúde mental e emocional também pode estar relacionada às dores físicas.

Locação do espaço e outros serviços

Além da fisioterapia, na Origin ainda é possível alugar salas para oferecer serviços de saúde. “Se você ainda não tem um local fixo e quer começar, nós temos salas estruturadas que alugamos por hora”, explica a proprietária.

A intenção das sócias é transformar o prédio em um centro de referência especializado em saúde multidisciplinar, com foco na fisioterapia.

As profissionais da Origin também oferecem cursos voltados para estudantes e profissionais da fisioterapia, alguns abertos ao público em geral. A agenda deste ano já tem algumas datas confirmadas:

  • 28 de maio – Atuação fisioterapêutica nas disfunções sexuais femininas dolorosas e não dolorosas
  • 11 de junho – Interpretação de exames de imagem
  • 24, 25, 26 de junho e 1, 2, 3 de julho – Formação em Pilates

Serviço
Origin – Instituto de Fisioterapia Avançada
Endereço: Rua Gustavo Maciel, 31-70
Contato:

  • Gabriele Bernardo – (14) 99609-3933
  • Vívian Rosa – (14) 99711-5829
  • Michelle Nakandakari – (14) 99794-3119
  • Bruna Genovez Rampazzo – (14) 99715-6683

Horário de atendimento: com hora marcada
Instagram: @originbauru
Facebook: /originbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…